Gestão de Equipe - Saiba como garantir um ótimo atendimento na sua empresa!
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Gestão de Equipe - Saiba como garantir um ótimo atendimento na sua empresa!

Além de uma boa presença online e produtos ou serviços de qualidade, um ótimo atendimento é essencial para reter clientes, principalmente em empresas que estão começando.

O marketing e o gerenciamento caminharão junto em um jornada de sucesso. Afinal, não adianta promover seu trabalho se o atendimento não fizer jus aos valores promovidos.

Sendo assim, decidimos falar um pouco sobre gestão de equipe, de uma maneira bem prática. O que é e como executar corretamente. Confere aí ;)

O que é gestão de equipe?

Gestão de equipe nada mais é do que o incentivo do melhor resultado possível, mesmo que de um número pequeno de funcionários. É necessário gerenciar e auxiliar o rendimento, mantendo os reais motores para resultados, ou seja, a motivação e o engajamento.

Ela garante o alinhamento dos esforços aos objetivos estipulados e também monitora a produtividade, ajudando a aumentá-la e pensando em tudo que pode influenciar, como os recursos e o ambiente.

Uma equipe entusiasmada e comprometida é a chave! Quand o atendimento é simpático e eficiente, aumentam, e muito, as chances de fidelização dos clientes, pois eles saberão que, mais que os serviços contratados, eles encontrarão: boa vontade, interesse, respeito e prontidão para ouvir as necessidades e dar dicas que realmente os ajudem a solucionar o problema que foram resolver.

Como fazer corretamente?

- Identifique perfis apropriados

Imagine que você é um dentista e precisa de um auxiliar. Contrata alguém que precisa muito de um emprego imediato, investe em cursos e treinamentos para a que a pessoa esteja bem preparada. Mas depois de um tempo descobre que o funcionário tem pavor de sangue e não consegue executar seu serviço de maneira eficiente.

Não dá pra correr o risco, né? Saber recrutar uma boa equipe é o primeiro passo para o bom gerenciamento. Desde o início, é importante que as pessoas demonstrem interesse e adaptação à função. Quem trabalha com o que gosta, trabalha melhor. Busque saber se a pessoa realmente gosta da atividade que você está propondo, se vai se sentir confortável no ambiente de trabalho e realizada ao desenvolver a função. Tudo isso antes de contratá-la.

Compartilhe objetivos e valores

Deixe claro para a equipe quais são os objetivos e metas para determinado período, os prazos que devem ser seguidos e os valores que você prioriza no atendimento. Feito isso, você pode desenvolver maneiras de avaliar a satisfação dos clientes (por meio de questionários, por exemplo), para medir e melhorar este esforço.

Priorize o diálogo e estimule a criatividade

Funcionários que se sentem à vontade para conversar com seus chefes geralmente passam informações valiosas sobre a percepção do público, quais são as reclamações e o que procuram.

Uma forma de estimular esta participação é oferecendo alguns benefícios, como comissão na venda de produtos ou até bonificações e novos cursos na área.

Mantenha a equipe engajada

Funcionários ligados com o que você promove, tendem a responder às demandas com mais agilidade e cooperam com várias iniciativas positivas para o negócio. Um colaborador escolhido para uma tarefa que não se dedica a cumpri-la com competência, possivelmente não está engajado.

É interessante mostrar que cada uma das pessoas que trabalham no negócio são importantes, e, mesmo que os outros estejam ajudando, é fundamental que todos se empenhem e participem ativamente dos projetos. Valorize todas as funções, e mostre que o sucesso da empresa depende diretamente da participação de todos.

Explique para sua equipe sobre a importância da colaboração, de maneira que ela esteja preparada para corresponder e oferecer o que é preciso para potencializar os resultados.

Você nem sempre estará disponível para responder ou visualizar todas as demandas, por isso é é essencial o engajamento e a confiança, para que você seja bem representado dentro da empresa.

Colocando essas dicas em prática, em conjunto com ações de marketing adequadas, você vai ver seu negócio prosperar :)

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Thaís Verdério
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