[ editar artigo]

Gestão de Fornecedores para Aumentar o Lucro do Seu Negócio

Olá, tudo bem?

Você já teve a impressão que poderia estar ganhando mais com o seu negócio? Normalmente o primeiro pensamento que vem a mente para ganhar mais é vender mais ou aumentar os preços.

E se comprarmos melhor e mais barato? Dessa forma o lucro aumenta também!

Neste post vou dar algumas dicas para você fazer isto na sua empresa. Para começar é legal você dar uma olhada no primeiro post sobre gestão de fornecedores para ver se você já faz o que eu recomendo lá.

Se você já tem uma base para a gestão dos fornecedores, pode agora começar a melhorar suas compras. Para isto você precisa ter um plano.

Antes de estruturar o seu plano tenha em mente o seguinte:

"Os melhores fornecedores são aqueles que são parceiros, e parceria é uma via de mão dupla"

Para estruturar o plano é o seguinte:

1) Para cada produto verifique que critérios são mais relevantes para o fornecimento daquele item.

  • PreçoQualidade
  • Qualidade
  • Prazo de Entrega
  • Prazo de Entrega
  • Fracionamento de Entrega
  • Precisão do Horário de Entrega
  • Prazo de Pagamento
  • Nível de confiança que a entrega será cumprida

Observe que é fundamental definir o que realmente importa para cada item. Estabeleça os três critérios mais importante e selecione os fornecedores que podem oferecer as melhores entregas para estes critérios.

2) Negocie com estes fornecedores selecionados uma relação de parceria de médio ou longo prazo, assim você terá a possibilidade de conseguir condições muito boas nos critérios que são realmente importantes para o seu negócio.

Por exemplo: quando falamos que podemos ganhar dinheiro com uma boa gestão de fornecedores, este resultado pode ser obtido de forma muito mais substancial se conseguirmos uma relação em que não existem atrasos e falhas, evitando assim que vendas sejam perdidas e garantindo a satisfação do cliente final, do que uma pequena diferença no preço.

3) Faça sua parte você não pode deixar de considerar duas coisas:

a. Leve a sério a sua parte na parceria: cumpra as datas de pagamento, não exija mais do que foi combinado, de preferência para o seu parceiro de acordo com o que prevê a parceria.

Já vi casos em que empresários reclamam que os fornecedores não entregam nos prazo, cometem erros na entrega, entre outros problemas piores, mas também quando tem um fornecedor que esta atendendo bem e aparece outro com um preço um pouquinho melhor não pensam suas vezes em trocar.

Muitas vezes o barato sai caro.

Seguindo este roteiro você conseguirá qualificar a sua rede de fornecedores e com certeza isto terá um impacto positivo no resultado financeiro do seu negócio.

Além disso, vai conseguir uma vida mais tranquila :)

Se sua empresa já estiver indo bem neste quesito, uma forma de melhorar ainda mais o poder de barganha com os fornecedores é comprar mais, e isso você consegue se expandir seu negócio. O franchising é um ótimo caminho para isto, se quiser saber mais veja meu Canal no Youtube ;)

Bons negócios e até a próxima!

Clube Sebrae
Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir

Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

Ler matéria completa
Indicados para você