[editar artigo]

Gestão de Fornecedores para Ganhar Tempo no seu Negócio

Olá tudo bem?

Neste post eu vou mostrar como começar a fazer a gestão dos seus fornecedores. O objetivo, por enquanto é fazer você ganhar tempo. Depois em outro post, vamos falar sobre como ganhar dinheiro fazendo uma boa gestão de fornecedores.

Passo 1:

Antes de organizar os fornecedores você precisa ter uma lista de tudo que você compra regularmente. Neste lista coloque cada item com suas informações essenciais: frequência de compra, quantidade média por compra, especificações técnicas, e marca/modelo, se for o caso.

Passo 2:

Para cada produto da lista procure identificar pelo menos 3 bons fornecedores. É importante sempre ter opções.

Se você não conhece 3 fornecedores para algum item, não tem problema, mas antes de desistir tenho duas dicas:

  1. Você sabia que o Sebrae tem um Portal para compradores encontrarem fornecedores, e você pode cadastrar sua empresa para comprar ou para vender, sem pagar nada? É só acessar a CENTRAL DE OPORTUNIDADES
  2. Use o Google Maps - pesquise de maneira genérica, por exemplo "distribuidora de queijos", e verá que podem aparecer fornecedores bem próximos que você não conhecia.

Passo 3:

Organize um cadastro de fornecedores. As informações de todas os fornecedores devem estar no mesmo lugar e organizadas. Assim fica fácil de entrar em contato.

Você já viveu alguma situação em que o seu fornecedor habitual não pode entregar por algum motivo, e precisando fazer um pedido de outro, com urgência, ninguém sabia onde estava o telefone, ou pior ninguém se lembrava de outro bom fornecedor.

Esta situação gera stress e faz a sua empresa perder tempo. Deixe tudo organizado. Isto não precisa acontecer.

Para organizar facilmente as informações sobre os fornecedores você precisa ter os cadastro bem estruturado. Se você não tem um software de gestão que permita fazer este cadastro, o Sebrae te dá mais uma mãozinha. Faça o download gratuito de uma planilha para organizar o cadastro. Ela está disponível no site do SEBRAE/MG é só fazer o seu cadastro e baixar.

Passo 4:

Avalie, classifique e monitore. Quando você já tem um cadastro de fornecedores bem montado, está na hora de começar a refinar as informações.

Se estiver usando a planilha que indiquei acima verá que a ultima coluna tem o título DESEMPENHO DO FORNECEDOR. Nesta coluna devem ser inseridas informações sobre como foi o serviço prestado pelo fornecedor. Sugiro incluir além do texto de avaliação classificar com uma nota que varia na faixa de 1 a 5, sendo 5 a nota dos fornecedores excelentes e 1 a dos sofríveis.

Se estiver utilizando qualquer software de gestão, também deve existir um campo para classificar o fornecedor.

Depois de avaliar a primeira vez, registra o comentário e classificar através de uma nota, deve ser realizado o monitoramento que acontece de duas maneiras:

a. Periódica: de tempos em tempos reavalie os fornecedores (no mínimo um vez por ano deve ser realizado este monitoramento).

b. Esporádica: quando existe alguma alteração percebida no desempenho de um fornecedor a sua avaliação e classificação deve ser alterada imediatamente no cadastro. A alteração pode ser positiva ou negativa, mas em qualquer dos casos as informações devem ser atualizadas. Não espere até a próxima avaliação periódica para atualizar. Quanto mais preciso e atualizado dor o seu cadastro melhor.

Muito bem, se você implantou este 4 simples passos na gestão de fornecedores da sua empresa com certeza ganhará tempo no dia a dia do negócio. Além de ter acesso mais fácil e rápido aos fornecedores terá com a mesma velocidade a possibilidade da consultar o desempenho de cada um. Tomando decisões com base em informações também estará ganhando tempo pois poderá escolher os melhores para cada situação de compra.

Se este post foi útil para você me deixe saber clicando no coração ;)

E se tiver alguma dúvida, faça sua pergunta nos comentários.

Até a próxima, e bons negócios!

Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir

Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você