Gestão do tempo: aprenda a ser mais produtivo!

Se você vem tentando ser mais produtivo gerenciando o seu tempo, pare tudo o que você está fazendo agora e entenda que para ser mais produtivo é importante que você comece a gerenciar os seus COMPORTAMENTOS.

Sim! Trata-se de uma desconstrução do que você aprendeu ou ouviu sobre gerenciamento de tempo. É um novo mindset, pois afinal o tempo é igual para todos, e não temos como mudar a quantidade de tempo disponível mas sim o quê fazemos com cada um desses minutos.

Ser mais produtivo requer um comportamento construído por hábitos, organização, planejamento e ações. Não há produtividade sem movimento.

Nesse texto quero aprofundar sobre a importância dos hábitos e a relação com a produtividade.

Uma das coisas mais importantes sobre o funcionamento humano é que aprendemos por meio das repetições e construímos nossos comportamentos por meio delas. Nosso organismo atua dessa forma pois para cada comportamento ou ação é realizado um caminho ou uma conexão neural. Imagine só se sempre criássemos novos caminhos neurais para expressar nossos comportamentos? O gasto de energia para realizar coisas diferentes o tempo todo seria incalculável.

Pois bem, o funcionamento por meio dos hábitos é uma questão de sobrevivência. Os hábitos portanto são ações que repetimos com regularidade.

O mais importante na questão da produtividade é observar se os hábitos que você vem construindo são positivos ou não para a sua vida e para seus objetivos.

Os hábitos vão desde a sua rotina diária, aos cuidados com o seu corpo, mente e a sua alimentação. Essas questões básicas podem interferir diretamente na sua produtividade. Observe o impacto que os alimentos que você escolhe geram para a sua disposição física e energia. Acompanhe o impacto que a regularização do seu sono e a prática de atividade física podem causar na sua produtividade.

Geralmente os hábitos estão enraizados em nosso subconsciente ou inconsciente o que nos leva a vivê-los geralmente no modo "piloto automático". Por isso é importante que você reflita e traga à consciência quais hábitos produtivos você pode manter e quais hábitos precisam urgentemente ser substituídos para que sua vida seja mais produtiva.

Quer ser mais produtivo? Vem comigo para o bate papo que vai ao ar no SEBRAE Digital no canal do Youtube nessa quinta-feira: http://bit.ly/Sebrae_Digital_Coachdanifausto

Danielle Fausto
Danielle Fausto Seguir

Danielle Fausto, é Coach e Mentora de Carreiras de Impacto, alumni da Fundação Barack Obama e do Programa Young Leaders of the Américas Initiative.