[ editar artigo]

Pesquisa de palavra-chave: o segredo para conseguir ranquear no Google começa aqui.

https://www.amp-dex.com/pesquisa-palavra-chave-iniciantes/

Primeiramente, é importante ficar claro que quando eu digo Google, estou me referindo a todos os buscadores da internet. Pesquisa de palavra-chave é importante para qualquer produto, inclusive sua empresa.

Vamos começar: o que é uma palavra-chave? Se você digitar esse termo no google vai receber como resposta o seguinte significado: palavra que traduz o sentido de um contexto ou que o torna claro e o identifica.

No final das contas, ela é um termo ou expressão que os usuários dos buscadores usam quando querem achar algo na internet. Pelo menos essa é a expressão que interessa aqui, queremos te mostrar porque esses termos são importantes para nossa presença na web e como eles influenciam no posicionamento das paginas de resposta dos buscadores (SERP).

Antes de começar a falar sobre as palavras-chave em si, vamos falar um pouco sobre pesquisas na web e como elas se relacionam. Elas podem ser de 3 tipos: de navegação, de informação e de transação.

 

Tipos de busca em mecanismos de busca da internet.

 

Tipo 1- Pesquisa de Navegação (Navigational Search) ocorre quando o usuário sabe exatamente aonde ele quer ir, por isso ele pesquisa direto pelo nome do site ou empresa, por exemplo se alguém escrever Ampdex Agencia SEO no Google, significa que a pessoa quer visitar diretamente o site da minha empresa.

Tipo 2 – Pesquisa de Informação (Informational Search) é aquela onde o usuário ainda não sabe exatamente o que ele quer, ele está em busca de informação puramente. Normalmente se inicia com uma palavra-chave de cauda curta (abaixo vou explicar o que é) e o usuário vai refinando a pesquisa e aprofundando-a até que encontre a solução para o seu problema.

Tipo 3 – Pesquisa de transação (Transactional Search): Nesse caso o usuário quer executar uma tarefa, como por exemplo, comprar um produto. Ele já sabe o que quer, já decidiu pela compra, mas talvez ainda não tenha decidido qual a melhor loja para comprar.

O Wordstream tem um artigo muito bom sobre tipos de pesquisa nos buscadores. Vale a leitura. (o artigo é em inglês.)

 

Palavra chave de cauda longa: O Pulo do Gato.

 

Agora que você já sabe sobre os tipos de pesquisa, vamos falar sobre os tipos de palavras-chave.

  1. Características de uma palavra-chave de cauda curta:
    • Termos genéricos como Tênis, Balé, Biquíni.
    • Não é possível identificar a intenção do usuário (Uma pessoa que escreve tênis no Google quer comprar um tênis novo para correr, ou está procurando um presente para a filha? Ou será que ele só quer mais informação sobre novas tecnologias anti-impacto. Impossível saber.
    • Volume de pesquisa muito alto, tornando difícil o ranqueamento.
  1. Características de uma palavra-chave de cauda longa:
    • Termos mais específicos, mais de 4 palavras;
    • É possível identificar a intenção do usuário;
    • Volume de pesquisa mais baixo por termo;
    • Variedade enorme de termos;
    • Apesar de cada termo ter um volume de pesquisa menor, como a variedade é muito grande esses termos são 70% de todas as pesquisas realizadas.

Esse é o grande diferencial desse tipo de palavra-chave, é possível discernir a intenção do usuário, a competição é menor e o volume geral somado é maior que as palavras mais genéricas. Olha a diferença:

palavra-chave comparacao moz O termo “marketing digital” recebe mais de 30.000 pesquisas mensais e consequentemente é mais de 10x mais difícil de ranquear que o termo “marketing digital para meu escritório de advocacia”. Em contrapartida, a intenção do usuário no segundo termo fica muito clara, valorizando essa palavra de baixo volume de pesquisas.

Os profissionais de marketing sabem que o importante é dar a informação que a pessoa quer, na hora que ela precisa. Estar presente na SERP do Google quando um advogado faz esse tipo de pergunta acima é fundamental para conseguir gerar novos negócios. As empresas que não conseguem ranquear simplesmente não tem visitas orgânicas e a única maneira de atrair tráfego é anunciando. Isso funciona com todos os seguimentos.

 

Mas como podemos saber quais as melhores palavras para usar, e quais termos as pessoas usam ao pesquisar na internet?

 

É aí que entram as ferramentas. O Google disponibiliza o Google Trends, que já da uma ótima noção de assuntos e palavras relacionadas. Mas existem também, algumas ferramentas que ajudam muito na hora de descobrir quais verbetes os nossos possíveis clientes usam ao navegar na web.

  1. Keyword Explorer (moz.com)
  2. Google Adwords
  3. SemRush
  4. Google auto-completar

Ressalto que os algoritmos estão ficando espertos e entendem semântica muito bem. Por tanto, escreva os seus textos da forma mais natural possível. O usuário mais importante do seu website são pessoas e não os “bots” dos buscadores.

Pesquisa de palavras-chave podem se estender bastante, pois o número de variações é infinito. Para delimitar o trabalho eu costumo separar minhas pesquisas em estratégicas e táticas. Sendo a estratégica mais focada no domínio, pensando no tema geral do website e como as pesquisas que as pessoas já fazem se relacionam com ele. Por outro lado, a pesquisa tática é mais voltada para uma página específica, como uma descrição de produto e nesse caso entram as nuances do produto em si. Por exemplo, pesquisa de palavras-chave de um e-commerce de artigos esportivos terão termos como: “sua loja de artigos esportivos on-line” ou “nossa loja tem o menor prazo de entrega da região”. Enquanto que, nessa mesma loja, na descrição de um tênis podemos focar em: “Tenis Nike azul com sistema anti-impacto para corredores amadores”.

Sem uma pesquisa de palavras-chave detalhada e com o uso de ferramentas adequadas, a criação de conteúdo para seu website fica baseada unicamente na intuição. Essas técnicas que apresentei aqui transformam o trabalho do redator web, que juntamente com uma pauta adequada, passa a ter uma precisão cirúrgica ao desenvolver o seu trabalho.

Com metas claras e sabendo o que as pessoas já buscam, fica mais simples acompanhar o progresso e alcançar uma audiência fiel gerando negócios para sua empresa.

Ler matéria completa
Indicados para você