[ editar artigo]

Ideia x Execução: qual o segredo de um empreendimento de sucesso?

Ideia x Execução: qual o segredo de um empreendimento de sucesso?

Muitos sonham, mas poucos têm coragem de pagar o preço. Um empreendimento de sucesso é feito de erros, acertos, planejamento e execução. É necessário estar disposto à dedicação, ou seja, trilhar um caminho, que, muitas vezes, não é fácil.

Você está preparado? Neste post, você encontrará as melhores dicas para que o seu empreendimento seja um sucesso!

Planejamento: você sabe aonde quer chegar?

O que você quer alcançar com o seu negócio? Você sabe até onde ir e como chegar? Ter estratégias alinhadas é um dos passos mais importantes para o sucesso. É essencial fazer um planejamento para o seu negócio com foco no mercado que quer entrar.

Comece identificando o serviço ou tipo de produto que você oferece - o diferencial e o benefício que o seu cliente terá. Ou seja, foque nos valores que o seu produto vai agregar. Por meio dos diferenciais, tente ampliar a sua visão.

Escreva tudo em um papel de forma organizada e vá alinhando as estratégias com o planejamento. É preciso colocar as ideias, pois isso vai ajudar na tomada de decisões da empresa também.

A importância da execução

Escreveu as ideias? É hora de colocá-las em prática e testar. Para que o seu empreendimento tenha sucesso, é imprescindível testar as estratégias que foram definidas. Por isso, foque na execução do seu planejamento.

Durante a execução, mantenha a coragem, a determinação, a dedicação e, principalmente, a perseverança. Lembre-se de que você deve procurar aprender com os erros e as dificuldades que forem surgindo durante o seu trajeto.

Em qualquer projeto ou empreendimento vão surgir obstáculos. Entretanto, é a forma como você encara e lida com eles que faz a diferença e vai trazer resultado para a sua empresa. Para manter a motivação, acredite na sua capacidade e tenha paixão pelo seu negócio. Empreendedores de sucesso, geralmente, amam o que fazem e são determinados em alcançar o seu objetivo. Cuide e renove as suas forças, sempre que achar necessário.

Não tenha medo de arriscar e executar algo novo, por exemplo. Descubra a sua paixão, mantenha o foco e lute pelo seu objetivo.

Faça uma pesquisa

Pretende largar o seu emprego atual para empreender? Ou vai conciliar as atividades? Independentemente do seu objetivo, antes de empreender, faça uma pesquisa ampla sobre o que você pretende fazer e fique de olho no mercado.

Explore o máximo de dados que conseguir e busque informações sobre o seu público-alvo, carência no setor, custos, inovações na área, concorrência, entre outras. Quanto mais coletar dados, mais fácil será para você tomar decisões e começar a programar os seus objetivos.

Desta forma, estude o mercado que deseja entrar, faça uma programação e não desista no primeiro problema que aparecer. Lembre-se de que é importante errar para acertar e conquistar melhores resultados.

Invista em conhecimento

Para empreender é importante investir em capacitação e conhecimento. A busca pela área que pretende atuar é fundamental para o seu sucesso, por isso, invista em cursos, treinamentos ou qualificações. Nunca menospreze conhecimento, pois é por meio dele que você vai entrar para o mercado e fazer a diferença.

Gere valor para o seu cliente

Conheça o seu público-alvo. Mantenha relação com os seus clientes, saiba seus gostos e as preferências. Em um mercado tão competitivo, é preciso conhecer cada diferencial, por isso, é fundamental gerar valor para o seu público. Qual a estratégia você vai usar para que o seu cliente escolha o seu produto? Pense e reflita sobre isso. Anote todas as ideias que vierem em sua mente. Anotou? Foque em como você pode executar cada ação. Busque alternativas para conseguir o seu objetivo. Por exemplo, ao conhecer o seu público, você pode identificar os gargalos e procurar soluções para o problema e montar as estratégias adequadas de acordo com a sua empresa. Busque responder perguntas como: "qual o objetivo da minha empresa e como posso alcançá-lo?", "quais as necessidades dos meus clientes?", "qual a prioridade neste momento?". Estabeleça metas que sejam compatíveis com a sua empresa e mantenha a mente no presente. Lembre-se de que agora é o melhor momento para você montar as estratégias da sua empresa. Estabeleça prioridades, faça escolhas, anote as ideias e execute-as.

Cuidado com o capital da sua empresa

Quem está começando no ramo, pode ter dificuldade para priorizar o investimento. Conhecer o local no qual vai aplicar o dinheiro é fundamental para que o seu negócio cresça, sobretudo no início. Geralmente, na fase inicial, o empreendedor tem o dinheiro para investir, mas não sabe onde.

Existem áreas que são estratégicas e devem ser priorizadas, como marketing e treinamento para o seu time. Lembre-se de que toda a equipe deve estar familiarizada com o negócio e ter conhecimento sobre as principais estratégias, nichos de mercado para atuar, valores e missão da empresa. Quanto mais capacitada for a sua equipe, melhor.

Marketing: um investimento essencial

Marketing não deve ser visto como gasto, mas como investimento. O seu produto deve ficar conhecido no mercado, por isso, invista na área, de forma estratégica. Por exemplo, estude sobre o Marketing Digital e veja como ele pode ser um aliado para a sua empresa, principalmente, na fase inicial.

Por meio do Marketing Digital você pode divulgar os seus produtos, realizar vendas diversas, conhecer melhor o seu público-alvo e definir vários tipos de estratégias diferentes. A conectividade está cada vez mais presente na vida das pessoas e sua empresa precisa estar conectada às tendências e mudanças da sociedade contemporânea.

Cautela com o capital de giro

Anote todos os gastos que você terá com o empreendimento e priorize as áreas mais importantes. Tente dispor de, pelo menos, dinheiro para manter as despesas gerais da sua empresa por um ano.O período inicial do empreendimento é marcado pela adaptação ao mercado e a entrada de dinheiro pode ser bem variável durante essa fase. Ou seja, pode acontecer de entrar pouco dinheiro no fluxo do caixa.

Portanto, priorize os gastos e tenha cuidado com o capital de giro. Outra dica é separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Dessa forma, estipule o seu salário e não misture os capitais. Evite a retirada de dinheiro fora das datas previstas e mantenha o controle financeiro bem organizado e estruturado, para evitar qualquer tipo de surpresa.

Controle a sua ansiedade

Empreender envolve riscos e se você não controlar a sua ansiedade pode gerar prejuízos para a sua empresa. Mantenha a sua mente focada nas possibilidades e não exija resultados antes da hora. Tenha em mente que, vários fatores podem surgir e atrapalhar a fase inicial do seu negócio.

Mantenha o foco no seu objetivo e reaja às dificuldades, ou seja, aproveite para aprender com os erros. Tenha força de vontade para fazer o seu melhor. Invista em capacitação, mantenha o time engajado, pois com esforço e dedicação você vai alcançar o sucesso.

Se você gostou das dicas, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. O Clube Sebrae é um blog colaborativo, se você quiser, também pode postar suas experiências!

Clube Sebrae
Bárbara de Almeida
Bárbara de Almeida Seguir

Biomédica na área de publicidade! rs... Trabalho com produção de conteúdo desde 2012 em vários nichos: empreendedorismo, notícias, cursos, saúde, e muito mais. Adoro escrever, criar e me reinventar por meio das palavras!

Ler matéria completa
Indicados para você