[ editar artigo]

Você sabe o que é Identidade Corporativa?

Você sabe o que é Identidade Corporativa?

Na essência de uma empresa está o registro do que ela pode se tornar, ou seja, sua identidade corporativa primária. Enquanto uma marca comercial é construída gradativamente, a identidade corporativa é compreendida progressivamente. Por isso ambas são ao mesmo tempo distintas e complementares. Mas porque não podemos afirmar que identidade e marca são a mesma coisa? Porque a identidade contém a essência que torna a organização única em um ambiente diversificado, carregando em si propriedades restaurativas de valores na sociedade, além de uma riqueza nutricional que possibilita desenvolvimento econômico onde ela atua e a capacidade de embelezar os ambientes onde ela está presente. Por isso, a essência é a matéria prima mais rica que está disponível à corporação, pois é viva e apesar de não possuir uma forma definida, é manifestada nas múltiplas formas, sendo uma delas a marca comercial. Mas é importante ressaltar que a marca pode ou não carregar os traços da identidade primária. A marca comercial é visível, palpável, mensurável. É o que o público vê, é o que ele compra e que pode ser anunciado em campanhas publicitárias por exemplo. Já a identidade é perceptível, é implícita e intangível, é o que de fato entregamos, pois o que somos está implícito em tudo o que fazemos.

"Precisamos reconhecer que a identidade corporativa sempre será maior que a marca comercial."

A marca remete ao que a empresa faz, enquanto que a identidade é a essência que aponta para o padrão de desenvolvimento corporativo, ou seja, ao que a empresa deve se tornar para que possa manifestar plenamente sua essência. Enquanto a marca pode ser comprada ou vendida, a identidade é intransferível. Outro ponto fundamental é que uma companhia pode ter várias marcas, mas sempre irá possuir uma única identidade. Podemos afirmar então que a marca é uma evidência da identidade? Nem sempre, porque muitas vezes, quando desconhecemos a identidade primária, construímos uma marca desconectada da essência. E ainda que haja excelência no produto ou serviço que esta empresa entrega ao seu cliente, há um vazio no que este cliente recebe, pois a vida da essência só pode ser comunicada quando ela  preenche a forma da marca comercial. Quanto menos se sabe sobre a identidade primária corporativa, mais esforço todos os que a compõem precisam empreender para que a marca se consolide. Quando a marca não comunica vida ela é vazia, evidenciando o fato de que as pessoas que compõem a organização desconhecem a identidade da própria corporação. Por isso, mesmo que ela seja uma marca forte e reconhecida, é instável e frágil, podendo ser inclusive engolida por outra marca. Um princípio essencial em termos da consolidação de organizações corporativas é o fato de que não é a marca que aponta os rumos de uma empresa, mas é a identidade que define para onde ela deve ser conduzida e como a marca deverá manifestar a essência corporativa primária ao mercado.

"A essência aponta para o padrão de desenvolvimento corporativo, ao que a empresa deve se tornar para que possa manifestar plenamente sua essência."

Em tempos onde muitas empresas estão buscando o reposicionamento de suas marcas no mercado, o melhor caminho para que isto de fato aconteça é reavaliar o quanto sabe-se sobre a sua essência primária, e o quanto ela realmente está presente e sendo manifestada em cada processo interno e nas relações comerciais e sociais de todos os que a constituem. Podemos então reconhecer que a excelência corporativa é alcançada quando a vida presente na essência dá forma à marca, e se estende para além das fronteiras geográficas e temporais que ela poderia chegar somente como uma marca comercial.


Se você deseja conhecer mais sobre como estabelecer uma gestão centrada na identidade corporativa de sua empresa pode aprimorar os resultados que estão sendo alcançados atualmente, envie sua solicitação para contato@illuminecoaching.com.br e nossa equipe entrará em contato com você.

Clube Sebrae
Marcelo Souza
Marcelo Souza Seguir

Especialista em desenvolvimento integral sistêmico é Mindset Builder, Mentor e Business Advisor contribuindo com sua metodologia com o crescimento econômico de empresas e com o desenvolvimento de cidades e regiões.

Ler matéria completa
Indicados para você