Inbound Marketing para a área de Turismo
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Inbound Marketing para a área de Turismo

Quem trabalha na área de turismo já deve ter percebido que nos últimos anos a concorrência cresceu bastante. A internet permitiu que qualquer viajante detalhasse suas experiências e acabasse entrando para o segmento mesmo “sem querer”. E assim, a necessidade de se diferenciar dos outros também aumentou consideravelmente - afinal, não é fácil se destacar em meio a tanta gente.

Não importa se você trabalha com hotéis, albergues, passagens, visitas guiadas ou dicas de turismo em geral: é preciso saber se comunicar na internet para conquistar espaço e ganhar público de maneira espontânea. E para isso, nada melhor do que aprender a trabalhar o seu inbound marketing.

 

O que é o inbound marketing

O conceito de inbound marketing surgiu justamente como oposição ao outbound tradicional: aquela forma de comunicação que vemos desde sempre, com propagandas em televisão, rádio, jornais, revistas, outdoor ou email de uma maneira considerada intrusiva, sem a escolha da pessoa atingida em querer ver aquilo.

O inbound é o contrário. É a forma de marketing em que você atrai o público de maneira orgânica e natural: quem chegou até você o fez porque quis, porque se identificou com a marca e tem realmente algum interesse no que você oferece.

É a diferença entre impactar uma pessoa através de uma página de publicidade em uma revista (que ela viu porque estava lendo ali, e não porque quis) e impactar através de um texto ou vídeo sobre um assunto que interessou a ela e tem a ver com a sua área de atuação. Das duas maneiras ela pode tomar a decisão de visitar o seu site, por exemplo, mas a segunda foi mais espontânea.

No geral, o inbound marketing costuma ser associado à produção de conteúdo (blog, vídeo, redes sociais, ebooks, entre outros) que possa interessar o seu público-alvo para, assim, atraí-lo até você e transformá-lo efetivamente em um cliente. Mas, não é só isso!

O Inbound marketing possui alguns pilares e um deles é o marketing de conteúdo, que visa criar conteúdos de qualidade e compartilha-los com a audiência de forma a atrair mais tráfego para os web sites. A metodologia é focada em conteúdo e baseada em quatro ações:

  1. Atrair o tráfego de visitantes;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Fechar leads em clientes;
  4. Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.

Todas essas etapas são feitas por meio de ações e técnicas integradas (SEO, blog, mídias sociais, e-mail marketing, landing pages, ebooks, vídeos, entre outras), que são monitoradas por uma ferramenta. Desta forma, é possível mensurar e analisar os resultados para que as táticas sejam aprimoradas continuamente.

Ao utilizar o Inbound Marketing, o conteúdo certo vai ser divulgado no lugar certo e sua marca se torna relevante e útil para seus potenciais consumidores e clientes.

Assim, seu conteúdo ganha a atenção dos leads (potenciais clientes), ajuda a consolidar a marca e capturar mais leads qualificados, além de colaborar para a conversão desses leads, aumentando o número de clientes e mensurando os resultados.

O Inbound Marketing é uma estratégia complexa, focada no público-alvo (também chamado de persona e avatar), planejada e que reúne as melhores ações de marketing para atrair o público certo para a sua marca e fazer esses leads passarem por todas as etapas da jornada do cliente (e consequentemente do funil de vendas), até estarem prontos para se tornarem um cliente, e depois, clientes satisfeitos e fidelizados!

 

Dicas de inbound para o turismo

Agora, vamos ao que interessa: focar no segmento e fazer os conteúdos certos. Aí vão algumas ideias.

Se a internet proporcionou muita concorrência para quem trabalha com turismo, também trouxe inúmeras possibilidades para atrair clientela através de inbound marketing. A primeira, e mais utilizada, é através do marketing de conteúdo - e não deve ser deixada de lado por quem pretende se destacar nesse meio.

Um exemplo de conteúdo que sempre chama a atenção no mundo digital são os guias e roteiros de uma cidade, região ou país. Quem viaja está sempre destrinchando a internet em busca de dicas sobre o destino - e quem faz um bom trabalho em seu site pode manter esse leitor por muito tempo lendo artigos atrás de artigos a partir de uma só pesquisa inicial em sites de busca. O fundamental é ter qualidade no blog post para que o internauta se sinta tentado a continuar ali ou a voltar depois. Essa ação irá levar mais visitas para seu site.

E ao trazer o leitor para seu site, o ideal é conseguir um gancho para transformá-lo em lead: um potencial cliente que, por conta própria, oferece seus dados de contato e, assim, permite que você o tenha em sua base de dados. Como, por exemplo, convidá-lo a assinar sua lista de emails e passar a receber newsletters com dica de turismo, ou mesmo baixar um ebook bem ilustrado com os principais passeios da sua região, ou ainda, para quem é hoteleiro, oferecer um cupom de desconto para reservar direto com você, que tal?

Outra ação que você precisa é utilizar as mídias sociais para atrair público. Facebook, Twitter e Instagram podem e devem ser usados como forma de compartilhar pequenos posts com informações e conteúdo de interesse do público-alvo. Basta um post viralizar para seu alcance aumentar substancialmente. As três redes, assim como o YouTube, são excelentes plataformas também para vídeos - que estão muito em voga e possuem cada vez mais espaço na internet hoje em dia. Anúncios pagos também valem e conquistam clientes!

É importante também não se esquecer que, para aparecer mais ao público de turismo, é preciso estar presente em alguns sites que caíram no gosto dos viajantes. Pense em trocar conteúdo e publicidade com grandes portais de dicas e informações, blogs, e esteja sempre presente em sites como TripAdvisor, FourSquare, Google Maps, Google Meu Negócio, entre outros. Quem não é visto, não é lembrado!

Depois de levar seus clientes para o site, capriche no convencimento para que ele feche negócio com você e, depois disso, faça um pós-venda bacana para uma fidelização. Assim você ganha um defensor da marca e um divulgador boca-a-boca.

 

Conheça o público e entregue qualidade

Seja como você decidir trabalhar sua estratégia de inbound marketing para a área de turismo, alguns pontos em comum não mudam jamais. Primeiramente, conhecer a fundo o seu público é essencial e vai determinar todos os passos seguintes na hora de planejar sua comunicação. Naturalmente, o foco de clientela de uma rede hoteleira é diferente do de um albergue; que é diferente de quem trabalha oferecendo pacotes de viagem ou de quem apenas apresenta dicas de determinado destino. Nunca pare de pesquisar e descobrir os interesses e desejos de quem fala com você.

Em seguida, após definir todo o planejamento de inbound marketing, prezar pela qualidade do conteúdo que vai produzir é um grande diferencial. Procure a originalidade, para diminuir a concorrência nos mecanismos de busca, mas nunca deixe de entregar artigos, posts ou vídeos que satisfaçam o máximo possível a curiosidade de quem está vendo ou lendo.

Com estratégia e planejamento, você poderá ver os acessos crescendo mesmo em meio a bastante concorrência pela web. E, consequentemente, visitas se tornam leads; que se tornam clientes… e assim o seu negócio caminha para o sucesso.

 

E o inbound marketing funciona?

Há algumas estatísticas que comprovam que a metodologia do inbound marketing veio para ficar por algum tempo e, sim, dá resultado quando bem planejada e aplicada.

  • Inbound Marketing custa 62% menos que o Outbound Marketing
  • 2/3 dos comerciantes dizem que o blog é “crítico” ou “importante” para seu negócio.
  • 67% das companhias B2C e 41% das companhias B2B adquiriram um cliente através do Facebook.
  • 57% das empresas adquiriram um cliente através do Blog e 42% através do Twitter.
  • Companhias que utilizam blogs tem 97% mais links para seus sites.
  • 92% das companhias que blogam várias vezes por dia adquiriram um cliente a partir do seu blog.
  • 46% das pesquisas diárias são para obter informações sobre produtos e/ou serviços.
  • 72% dos executivos dizem que as mídias sociais ajudam no fechamento de negócios.
  • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido a partir de campanhas de relações públicas online.

E sua empresa, já está no mundo do inbound marketing? 

Espero ter te convencido que essa é uma ótima estratégia para se diferenciar. Agora, mãos no teclado e bons negócios!

Thaisy Sluszz
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Ajudo hotéis e pousadas a se diferenciarem, realizarem as melhores estratégias de marketing digital e a conquistarem mais hóspedes através de reservas diretas. Sou especialista em marketing hoteleiro e faço parte da equipe da start-up HotelariaWeb.

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