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Inbound Marketing serve para o meu negócio?
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Inbound Marketing serve para o meu negócio?

O que é Inbound Marketing?

De acordo com a RD (uma empresa de TI que desenvolve uma plataforma de automação para essa estratégia), é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções.

Vou tentar, aqui, explicar de forma mais simples como funciona e se inbound marketing serve para o seu negócio.

Para a "mágica" acontecer, é necessário ter produção de conteúdo relevante. Hoje, a cultura do consumidor é pesquisar tudo no google. Por isso é necessário que sua empresa se torne, no ambiente digital, autoridade no assunto que está relacionado ao segmento dela.

O Inbound acontece em 4 passos

Você primeiro atrai aleatoriamente um grande número de pessoas para o conteúdo que você preparou e disponibilizou na rede. Primeiramente um conteúdo genérico como, por exemplo, dicas para sair de férias para o exterior. Nesse estágio o consumidor só está pensando nas férias sem nenhuma programação. Então ele consulta o google com antecedência para ter ideias de locais e custos. Nesse momento chamamos os usuários de visitantes.

Após o visitante chegar no seu conteúdo, você precisa de nova estratégia, dentro da página, para transformá-lo em Lead (potencial comprador). Chamamos de etapa de conversão porque essa visita precisa converter em alguma informação necessária, precisa captar algum email ou demais dados relevantes. Se esse visitante se interessar em deixar algo dele para você, é porque ele conferiu relevância ao seu material e está disposto a assimilar ainda mais conteúdo. Exemplo: a pessoa que entrou para ler sobre dicas para as férias se depara com outro conteúdo relevante como, por exemplo, as 10 melhores praias de Santa Catarina para se visitar. No entanto, para ele adquirir essa informação, ele precisará trocar pelo email dele.

A terceira etapa chamamos de Relacionar. Aqui transformamos esse Lead em oportunidade de negócio. Ao captar o email e acompanhar as conversões desses leads em nossos outros conteúdos, posso afirmar que as chances desse lead se tornar cliente da minha agência de viagem são muito grandes. Etão preparo um pacote de viagem que corresponda à necessidade dele e aciono o time de vendas. O vendedor saberá, com antecedência, qual argumento usar para fechar negócio com esse lead.

E por último temos a etapa de Analisar. Para aperfeiçoar minhas abordagens, é necessário analisar todos os dados gerados no decorrer desse processo. E, a partir desses dados, reiniciar o ciclo.

Serve para o meu negócio?

Se o seu negócio resolve algum problema ou necessidade do público, então serve. Porém é necessário que especialistas em Inbound cuidem disso para você pois existem várias estratégias para cada etapa do funil de vendas, que são as etapas relacionadas ao Inbound. Será necessário ter uma equipe focada nessa ação para poder entregar os Leads qualificados para o departamento comercial. Procure uma empresa especializada em Inbound ou prepare um time interno focado nisso. É uma estratégia que funciona e, principalmente, pode ser mensurada.

O grande diferencial de se trabalhar com internet é justamente esse. Sabemos exatamente qual é o retorno sobre o investimento.

Se quiser saber mais a respeito ou contratar uma empresa focada em Inbound Marketing, entre em contato conosco pelo email: contato@brainbrands.com.br

Marcio Pessoa

CEO Brainbrands Comunicação

Márcio Pessoa

Márcio Pessoa

Publicitário - Brainbrands

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