Inovação: investimento que traz retorno para o seu negócio

O cenário de incertezas pode mexer com o humor do mercado financeiro. Será que as empresas inovadoras conseguem ir melhor que as outras nessas circunstâncias?

A teoria diz que elas terão um desempenho superior em comparação ao setor e aos concorrentes. Essa expectativa faz com as empresas aceitem correr os riscos e desenvolver propostas inéditas ao mercado.Empiricamente percebe-se que realmente as empresas que inovam conseguem ter resultados superiores, mas para provar isso criamos o índice de empresas inovadoras de capital aberto na bolsa de valores de São Paulo.

O Índice de Inovação Innoscience (3i) foi desenvolvido com o objetivo de acompanhar o desempenho das empresas mais inovadoras do Brasil. É constituído por uma carteira de empresas como Whirlpool, Tecnisa, Embraer, Lojas Renner, Natura e TOTVS, totalizando 31 empresas que foram classificadas como as mais inovadoras do país no último ano a partir de rankings divulgados por publicações de gestão de negócios. Essa carteira de empresas inovadoras vem performando significativamente melhor comparando-a com o Ibovespa, indicandoque vale a pena buscar a inovar. Desde janeiro de 2007 até agosto do ano passado, o 3i valorizou 114,2%, sendo que a diferença em favor da carteira de empresas inovadoras chega a 76,4 pontos percentuais.

Outros estudos, como o realizado pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - também apontam que empresas inovadoras faturam mais, são mais competitivas, tem maior facilidade para exportar e pagam melhores salários aos colaboradores. Mas o que será que as empresas inovadoras fazem que outras não? Elas adotam inovação como estratégia do negócio, possuem um processo estruturado e fomentam uma cultura de inovação.

Tornar uma empresa inovadora sempre é uma decisão de cima para baixo. É uma decisão que deve ser incorporada no plano estratégico e consequentemente aportar recursos humanos, físicos e financeiros para que possa se concretizar. Mais do que isso, essa empresas definem no que desejam ser inovadoras, criando um direcionamento para todas as pessoas.

Um processo estruturado significa ter canais de ideias internos e externos sistematizados, critérios de priorização, políticas de experimentação e indicadores definidos. Normalmente uma inovação é transformada e lapidada ao longo do processo, permitindo que o aprendizado e novos conhecimentos sejam incorporados.

Cultura de inovação é a consequência ao longo do tempo das ações de sensibilização, capacitação e comunicação. Precisa ser construída com persistência já que não se transforma uma cultura organizacional da noite para o dia. Envolve dedicar tempo, recursos e pessoas na busca por novidades nas diferentes dimensões do negócio.

Moral da História:

O moral da história é que vale a pena tentar e não é tarde para começar. Hoje já existe metodologia, recursos e ferramentas gerenciais disponíveis para aqueles que ainda não conseguem inovar iniciar sua caminhada para entrar na lista das inovadoras.

Quem quiser conhecer o 3i pode acessar o link com informações da carteira de 2016: http://www.innoscience.com.br/as-empresasinovadoras-do-3i-2016/

Gostou de ler como a inovação pode ser o caminho para a sua empresa? Leia outros artigos que postei aqui no Clube Sebrae.

Felipe Ost Scherer
Felipe Ost Scherer Seguir