[ editar artigo]

Invista na organização pessoal e aumente sua produtividade

Invista na organização pessoal e aumente sua produtividade

Não é necessário ser um grande guru da produtividade no mundo dos negócios para saber da importância que a organização pessoal tem para o dia a dia de qualquer profissional. Isso porque além da capacidade de produção, ela impacta também na qualidade da produção ou do serviço prestado, o que influencia consideravelmente nos resultados da empresa.

Se você é empreendedor então, essa relevância se torna ainda maior já que na maioria dos casos o começo da empresa depende do investimento e do trabalho apenas dos fundadores do negócio.

Eu não sou assim um graaaande exemplo de organização pessoal, mas confesso que tento bastante, e por esse motivo resolvi compartilhar com vocês algumas dicas que servem para mim, e com certeza também podem ser úteis para você. Ah, e se você quiser complementar o conteúdo, faça seu cadastro aqui no Clube e escreva a sua dica nos comentários. ;)

Organização pessoal: o passo a passo

Perceba o que te desorganiza

Antes de se preocupar com a organização pessoal é preciso identificar quais são os pontos do seu dia que contribuem para a desorganização. Neste quesito podem existir diversos fatores, que vão variar de acordo com a realidade de cada pessoa: atrasos para chegar ao trabalho, ambiente pouco produtivo, ou até mesmo a dependência de terceiros que não cumprem prazos.

Apenas sabendo destes desafios é que você vai conseguir traçar um bom plano de ação para combater a desorganização.

Pare com a procrastinação

Fatalmente você já ouviu essa palavra, mas mesmo que não tenha, possivelmente você também sofre deste mal. Basicamente, procrasticar é adiar o máximo possível uma atividade que poderia ser executada antes.

É aquela coisa, você está ali trabalhando, e de repente pára para tomar um café, acessa o Facebook e pronto. Quando vai ver já se passaram 4 horas e você não fez nada. Pois bem, se você se identificou com o contexto é fundamental parar com isso hoje mesmo.

Mantenha seu espaço de trabalho organizado

Trabalhar em um espaço bagunçado naturalmente favorece a confusão também na sua mente e na organização das suas atividades diárias. É claro, não há a menor necessidade de ser cartesiano na arrumação, com setorização por cores e etiquetas para tudo, mas o mínimo de cuidado com o espaço é imprescindível. Já imaginou perder minutos preciosos todos os dias apenas para procurar alguma coisa que estava perdida na zona da sua mesa?

Não use papéis de rascunho: tenha uma agenda

Muitas pessoas tem uma péssima mania de anotar as coisas importantes em pedaços de papel, que acabam esquecidos e largados na bagunça que se torna a mesa de trabalho. Se você quer investir de verdade na organização pessoal, este péssimo hábito precisa ser deixado de lado.

Para resolver o problema tenha uma agenda, ou um caderno, onde você poderá anotar todos os seus recados, suas coisas importantes, e a lista de tarefas. Dessa maneira dificilmente você vai se perder em meio a papéis. Se a tecnologia estiver em seu DNA, melhor ainda, pois essa central de anotações pode estar em um aplicativo dentro do seu celular.

Aprenda a definir prioridades

Saber classificar e definir suas prioridades é essencial para manter um fluxo de trabalho organizado e, como consequência, aumentar sua produtividade.

Para isso, pegue suas demandas e as divida em urgentes (devem ser resolvidas de imediato), importantes (podem ser deixadas para amanhã), e circunstanciais (aquelas podem ser feitas até mesmo na semana que vem). Dessa maneira vai ficar muito mais fácil para você planejar seu dia e ainda focar nas tarefas que são realmente importantes.

Invista em um home office

Se você é daqueles que, como eu, tem a oportunidade de trabalhar em casa em alguns momentos, investir em um home office (de verdade) é fundamental para a produtividade. Ou seja, ter um espaço definido em casa como seu escritório particular.

Quando trabalhamos em casa há uma chance muito maior de nos dispersarmos, o que obviamente impacta nos resultados do trabalho no final do dia. Por este motivo, transforme um canto da casa em escritório, com uma mesa organizada e sem misturar os objetos domésticos com os armários e gavetas do trabalho.

Foque em uma tarefa de cada vez

Depois que você se organizar com tudo isso, será a hora de começar a executar as tarefas efetivamente. Uma lista de atividades organizada é fundamental, e além da organização em urgentes, importantes e circunstanciais, é importante também saber focar em uma de cada vez.

É isso mesmo que você entendeu: pessoas multitarefa são pontos fora da curva, exceções. A grande maioria não consegue se dedicar a várias demandas ao mesmo tempo. Isso significa que no seu dia a dia você deve fazer uma tarefa de cada vez, com dedicação total e garantia da qualidade necessária.

Faça intervalos periódicos de descanso

Por fim, ninguém consegue trabalhar focado o tempo todo, afinal de contas as dispersões acontecem e são naturais. Não ache que com a sua organização pessoal isso será diferente. Por isso procure sempre parar de vez em quando ao longo do dia para espairecer, esticar as pernas, tomar um café e conversar com os colegas.

Fazendo isso, quando você voltar ao trabalho a sua capacidade de focar será ainda maior, e possivelmente até novas ideias surjam nestes momentos de pausa.

Falando assim parece fácil, mas eu sei bem que manter a organização pessoal não é uma atividade simples. Ela demanda força de vontade, foco, e claro, resiliência para não desistir do processo logo no começo.

Tenho certeza que depois disso suas ideias ficarão muito mais estruturadas, suas entregas ganharão em qualidade, e sua empresa vai crescer ainda mais. No fim das contas vai sobrar tempo também para você consumir mais conteúdos e conhecimento aqui no Clube do Empreendedor Sebrae.

Tem alguma outra dica de organização pessoal que você gostaria de compartilhar? Comente abaixo, depois de criar seu usuário aqui no Clube, claro. ;)

Um abraço e até a próxima!

Clube Sebrae
Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir

Mkt Digital e Conteúdo @ Beracode

Ler matéria completa
Indicados para você