[ editar artigo]

Já pensou em usar o Marketing de Oportunidade em seu negócio?

Já pensou em usar o Marketing de Oportunidade em seu negócio?

Muitas grandes marcas são especialistas em utilizar o Marketing de Oportunidade para gerar engajamento do público e conquistar mídia espontânea. Mas pequenas empresas também podem utilizar da mesma ideia pra produzir um conteúdo que seja atrativo para o público e aproveite o destaque de assuntos do momento para ganhar mais visibilidade.

No exemplo acima, o Giraffas aproveitou o lançamento do clipe da música "Sua Cara", do Major Lazer com Anitta e Pablo Vittar, para postar uma pequena paródia e atrair a atenção do público.

O marketing de oportunidade, como o próprio nome sugere, é aproveitar-se de um tema que está em alta no momento, e que faz sentido em um determinado contexto, pelo fato de muitas pessoas estarem falando sobre ele. Podemos citar como exemplo datas comemorativas, tendências da moda, memes ou notícias que estejam chamando a atenção.

A principal dica que dou para pequenos empresários que gostariam de se aventurar nos temas do momento é: tenham cautela. O Marketing de Oportunidade pode ser uma ótima estratégia, mas também pode gerar muitos problemas caso não seja pensado e planejado com cuidado. Procure evitar temas muito polêmicos e que dividem opiniões, como política e religião, a não ser que seja uma característica muito marcante do seu público se identificar com esse assunto. Em muitos casos, a empresa tem um público alvo formado por pessoas com opiniões diversas, e desagradar uma fatia desse público pode ser um tiro no pé.

Se o assunto se encaixa no contexto do seu negócio, não abre possibilidades para interpretações negativas, não desrespeita ninguém e você consegue agir no momento ideal, vai fundo!

Esse tipo de ação precisa ser realizado na hora certa, por isso esteja sempre atento ao que acontece ao seu redor e, principalmente, em assuntos relacionadas ao seu negócio. Assim você fica sabendo da novidade logo que ela surge e consegue pensar em algo bacana para aplicá-la na divulgação da sua empresa a tempo. Não adianta querer surfar na onda depois que ela já passou. A internet é muito dinâmica e tudo acontece muito rápido, esteja sempre atento.

Para ficar mais claro, vamos supor que um famoso programa de televisão tenha feito uma reportagem falando sobre os benefícios do chá "x" para a saúde. O assunto repercutiu bastante e você já oferece esse chá há algum tempo na sua loja. É a oportunidade ideal de aproveitar o timing e divulgar seu chá! Faça um artigo sobre isso no seu blog, anuncie esses benefícios nas redes sociais, ou ainda pense em uma promoção para incentivar as pessoas a provarem.

Outra situação bacana é quando a personagem de alguma novela usa, por exemplo, usa uma cor de batom exótica e você tem alguma cor parecida para venda, ou ainda quando uma atriz em destaque no momento posta nas redes sociais dela uma foto vestindo alguma peça de roupa ou acessório que você tenha na sua loja, pode aproveitar a repercussão. 

Datas comemorativas também podem ser uma excelente oportunidade de promover seu negócio ou serviço, desde que elas se encaixem no contexto da sua marca.

Dia das Mães, dos Pais, Dia dos Namorados, Natal e Páscoa costumam ser as mais comuns, mas existem várias outras comemorações ao longo do ano que podem ser aproveitadas pelas marcas. Dia do amigo, dia do consumidor, do dentista, do irmão, etc... Uma pesquisada na internet é suficiente para encontrar datas que você nem sabia que existiam, mas que vão te ajudar a pensar em uma nova promoção ou maneiras de gerar o interesse do cliente por aquilo você oferece.

Todas essas oportunidades vão servir para que você se diferencie e deixe a rotina da página um pouco de lado, oferecendo algo novo para seus seguidores e podendo melhorar o engajamento da página.

Precisa de ajuda para trabalhar com o Marketing Digital da sua empresa? Entre em contato com o Elefante Verde/Hubify! Somos uma franquia de marketing digital focada no micro e pequeno empresário e podemos te ajudar. Estamos presentes nas 3 maiores cidades do Paraná:

Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: londrina-pr.hubify.com.brRua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: maringa-pr.hubify.com.brRua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789 ou (44) 997077798

 

 

 

Clube Sebrae
Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você