Lições de empreendedorismo e inovação de quem vende cerveja pra cachorro

Um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) aponta que o Brasil tem a segunda maior população de pets do mundo – com 22,1 milhões de felinos e 52,2 milhões de cachorros.

Estima-se que a venda de produtos e serviços para animais de estimação atinja, pelo menos, 19 bilhões de reais por ano no país. Parece uma oportunidade e tanto para empreender, não é mesmo?

De olho no potencial desse mercado, os irmãos Ricardo e Rodrigo Chen investiram em uma ideia inovadora para oferecer guloseimas para animais de estimação. A Padaria Pet oferece bolo de aniversário, churros, coxinha, cupcake, sorvete, cerveja, bombons, muffin, champagne, panetone, brigadeiro, biscoito e muito mais – tudo feito especialmente para cães, gatos, passarinhos e hamsters.

Conversamos com Rodrigo Chen na Feira do Empreendedor 2017. Conheça a seguir mais sobre a história da Padaria Pet e aprenda grandes lições de empreendedorismo e inovação:

1 - Atenção ao movimento do mercado é fundamental

Chen conta que os sócios da empresa começaram a observar que, cada vez mais, os animais de estimação estavam se tornando um membro da família e que, em muitos casos, o bichinho era tratado como um filho. A ponto até de as pessoas comemorarem o aniversário do cachorro, por exemplo. Mas, e o bolo e as comidas para a festa? Foi daí que tiveram a ideia de criar uma empresa para atender a esse público.

Um olhar atento às mudanças de comportamento do consumidor é uma das grandes virtudes do empreendedor inovador.

2 - É preciso planejamento antes de tirar a ideia do papel

Chen relata que, antes de sair do papel, o projeto da Padaria Pet demorou cerca de cinco anos para ser desenvolvido – entre a concepção da ideia e testes de receitas. Os sócios observaram que esse era um mercado que vinha crescendo cada vez mais e que, ao contrário de outros segmentos, não estava sofrendo com a crise econômica. Então, em 2015, resolveram apostar na ideia que já vinha sendo trabalhada anteriormente.

Uma ideia precisa de tempo para amadurecer. Fazer um planejamento detalhado antes de abrir uma empresa é fundamental para começar com o pé direito e no momento certo, aproveitando ao máximo as oportunidades.

3 - Saber a missão da sua empresa vai ajudá-lo a criar inovações

“O que existe para humano e que seria legal ter para animais de estimação também?”. Foi com essa missão em mente que a Padaria Pet começou a inovar cada vez mais, trazendo produtos bem diferentes para os bichanos.

Para isso, eles contaram com ajuda técnica de veterinários especializados em nutrição animal. Dessa forma, além de oferecer guloseimas apetitosas, a Padaria Pet também está focada na alimentação saudável dos bichanos.

Assista a entrevista em vídeo

A criatividade aflora quando seu negócio nasce com um propósito. Saber claramente qual é a missão de sua empresa vai ajudá-lo a entender qual caminho tomar e a ter ideias diferentes.

Para conhecer mais sobre o desenvolvimento da Padaria Pet e o que você pode aprender com esse projeto, assista a entrevista que fizemos com Rodrigo Chen. Está imperdível!

Quer saber como é a Padaria Pet por dentro?

O Sebrae-SP foi até lá pessoalmente conhecer e conversar mais com o Rodrigo. Assista:

João Guilherme Brotto
João Guilherme Brotto Seguir

Sou um jornalista curioso que descobriu que viajar é uma valiosa fonte de boas histórias. Aqui no Sebrae, meu objetivo é contar histórias inspiradoras sobre empreendedorismo, marketing, vendas, inovação e tendências a partir do que vejo pelo mundo.