{{ warning.message }} Ver detalhes
Logística empresarial: a sua aliada para o crescimento do negócio
[editar artigo]

Logística empresarial: a sua aliada para o crescimento do negócio

Todo empreendedor trabalha diariamente para fazer o seu negócio crescer. Acontece que junto do crescimento da empresa surgem também diversos novos desafios operacionais. Produzir mais em menos tempo, aumentar a produtividade, entregar com mais velocidade, reduzir o custo de produção. Basicamente, dezenas de metas que giram em torno da chamada logística empresarial.

Tem experiências com logística para compartilhar com os leitores? Então não deixe de comentar abaixo, sem antes fazer seu cadastro aqui no Clube, claro. :)

Nascida a partir de processos e táticas nativas das batalhas militares da Segunda Guerra Mundial, a logística surge justamente para melhorar a qualidade da operação do negócio. Ou seja, aumentar a competitividade em um contexto onde ou a empresa cria seu mercado e nada em um oceano azul, ou pensa em novas formas para se destacar perante a concorrência.

E falando sobre crescimento de um negócio, é natural que surja o assunto "logística empresarial", justamente por ser a área responsável por coordenar, de forma sistêmica, os aspectos envolvidos no processo de produção de um negócio.

Mas...afinal de contas, o que é logística empresarial?

Começando pelo dicionário Aurélio vamos ver que o termo "logística" vem do francês logistique e tem como definição "a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material para fins operativos ou administrativos".

Se formos pensar na definição do Council of Logistics Management, "Logística é a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controle o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes".

Particularmente gosto mais da segunda definição, pois além de inserir todas as atividades relacionadas a gestão de processo de produção envolvendo matéria-prima e produtos acabados, ela também pensa a logística em toda a jornada até o cliente, inclusive com preocupação com a satisfação de quem consome. Se você ainda ficou confuso sobre estas duas definições, pense o seguinte: a logística empresarial é o termo que define a gestão de todos os processos relacionados à produção em uma organização.

5 conceitos fundamentais para entender logística empresarial

Como ficou claro nas definições que apresentamos acima, a logística empresarial é uma área bastante ampla e complexa. Naturalmente ela demanda conhecimento e estudo para que haja um entendimento completo de tudo o que ela engloba. Para facilitar, separei abaixo 5 conceitos importantes que influenciam o processo e compõem a logística empresarial, para que fique um pouco mais simples entender e praticar o conceito como um todo.

1. Supply chain

Supply chain é o termo que define todos os estágios e atores envolvidos no atendimento de um pedido, sejam eles fornecedores, fabricantes, distribuidores, lojistas e clientes. Todos estes funcionam encadeados no processo e por isso a utilização do termo “cadeia”. Para uma boa logística empresarial é essencial gerenciar bem esta cadeia, envolvendo decisões estratégicas, desde o planejamento até a parte operacional.

2. Oferta e demanda

Estes são duas definições intrínsecas à logística empresarial, e também determinantes para outras operações, como a gestão de produção, precificação, e compra. Basicamente a oferta é a quantidade disponível de um produto ou serviço para compra, enquanto a demanda é a quantidade de produtos ou serviços que os potenciais consumidores estão dispostos a comprar.

3. Fornecedores

Querendo ou não, fornecedores fazem parte do seu negócio, e mesmo que você não tenha controle sobre o trabalho deles, a qualidade que eles entregam é determinante para sua logística empresarial. Apesar de não ter que explicar o termo, fica claro que eles fazem parte do processo logístico, afinal de contas, empresas que investem sempre para aprimorar sua cadeia de fornecedores, garantem entregas com mais qualidade para seus clientes.

4. Gestão de estoque

Fazer gestão de estoque significa saber se sua empresa terá, ou não, mercadoria para entregar ao seu cliente no momento da compra. Definir qual o melhor modelo demanda planejamento, análise e um entendimento amplo de todo o processo logístico, até mesmo para evitar que você acabe perdendo grandes oportunidades de negócio.

5. Transportes

Para quem trabalha com produtos, e não serviços, o que vale mais a pena: terceirizar ou ter frota própria? Como escolher a transportadora ideal? Exatamente isso o que você está pensando: saber escolher a maneira de transporte do produto é fundamental para sua logística empresarial.

Muitos empreendedores que trabalham com serviços acabam negligenciando este tipo de conhecimento, pois imaginam que não precisam se preocupar com logística empresaria. No entanto, a realidade mostra que independente do segmento do negócio, é fundamental compreender tudo o que envolve a jornada da empresa: desde a produção até o cliente.

Falando nisso, para quem você acha que a logística empresarial é mais importante: empresas de produto ou de serviço? Deixe sua respostas nos comentários, e não esqueça, antes de comentar é preciso se cadastrar aqui no Clube. ;)

Marcus Pereira

Mkt Digital e Conteúdo @ Beracode

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação