[ editar artigo]

{ASSISTA AO VÍDEO} Marketplace é para minha empresa?

{ASSISTA AO VÍDEO} Marketplace é para minha empresa?

Há alguns meses, descobri que uma conhecida havia iniciado um trabalho de e-commerce e contou que o segredo do sucesso do seu business era estocagem e vendas via Marketplace. A empreendedora que, por ter tido uma gravidez de risco optou por sair do mercado formal e empreender, me despertou a curiosidade em saber se essa ferramenta pode mesmo alavancar vendas.

Me deparei com um mercado que movimenta 1/3 das compras nos EUA, cerca de R$ 8,8 bilhões no Brasil, apenas em 2017, e 28 milhões de produtos no apenas no Mercado Livre, segundo o Ideia no Ar (Infográfico: Marketplace). Na China, esse modelo já detém 90% de todo o e-commerce do país. A minha conhecida comercializa produtos que estão entre as principais vendas no Brasil: artigos para bebês, que possuem quase 45% das vendas dos Marketplaces.  


As desvantagens são a concorrência dos produtos no próprio centro comercial virtual e a falta de identidade visual que a seu empreendimento terá, com a dependência ao local virtual escolhido e menos personalidade da sua marca, além do enquadramento das regras do Marketplace.

Entretanto, as vantagens são bastante atrativas, pois vão desde tráfego, mídia, espaço e segurança financeira contra fraudes, até posicionamento no Google, credibilidade, visibilidade e logística. A diversidade de público também pode ajudar a alcançar mais performances.

No ano passado, quem pegou carona nesse movimento foi o próprio Facebook, que ofereceu para determinados segmentos a possibilidade de loja virtual para incrementar quem atua no varejo, com uma pegada mais independente no fluxo de pagamentos, tal como o OLX. Os campeões do ranking nacional ainda são o Mercado LivreIfoodAmericanasDafitiWallmart, entre outros.

Nossa colega Cristiane Almeida conta que, num futuro próximo, o Sebrae estará oferecendo um Marketplace de Consultoria, uma vitrine de profissionais, que oferecerá um espaço de conexão entre consultores e empreendedores, com o objetivo de oferecer apoio técnico altamente qualificado de forma prática e fácil.

Veja algumas dicas de Marketplace: 

 

Comunidade Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades da Comunidade Sebrae!

Ler matéria completa
Indicados para você