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Marketing além das telas

Marketing além das telas

Antes de decidir comprar qualquer coisa, qual a sua primeira atitude? Provavelmente é pesquisar o produto na internet, não é? Esse comportamento é um padrão encontrado em cerca de 90% dos consumidores e por si só já explica a importância de manter canais online da sua empresa. No entanto, isso não quer dizer que podemos ou devemos esquecer do marketing tradicional (off-line). Um estudo conduzido pela Forrester Research mostra que 79% dos internautas impactados pela publicidade off-line realizam buscas online sobre o produto no mesmo dia. Esse é um indicativo forte de que a combinação do marketing online e off-line pode trazer ótimos resultados, especialmente para pequenas empresas e alguns segmentos específicos.

O live marketing nos dá ainda outros motivos para acreditarmos que não devemos abandonar o off-line. O objetivo das estratégias do live concentram-se em impactar positivamente os consumidores, conquistar a empatia do público e conectar-se emocionalmente com ele. Isso culmina na importância da criação de um relacionamento com o cliente, preocupando-se em, além de vender, fidelizá-los e fazer com que se envolvam com a sua marca. Resumindo: ele não exclui o marketing digital, mas busca agregar valor oferecendo uma experiência que nem sempre o online vai poder proporcionar.

Para isso, o live marketing lança mão da exploração dos 5 sentidos humanos – visão, adição, olfato, tato e paladar – por meio de ações promocionais. Uma das estratégias para isso são as ações de merchandising no ponto de venda (PDV). Ele engloba todas as operações realizadas em um determinado local para atrair a atenção das pessoas. O foco desse tipo de ação é gerar um impacto visual e destacar o produto, marca ou serviço. De acordo com um estudo da Veronis, Shler & Assoc., dentre os cinco sentidos a visão é o que ganha destaque, sendo que daquilo que aprendemos 83% está relacionado com o que vemos.  Entretanto, isso não exclui a exploração dos outros sentidos. A visão atrai, mas existem outros sentidos como olfato, paladar, tato e audição que fazem parte do processo.

Dentro das formas de aplicação do merchandising, estão:

Degustações de produtos;

Demonstração de produtos;

Distribuição de brindes;

Ativação de marca;

Promoções: Compre e Ganhe, Compre e Concorre, Junte e Troque, etc.

Materiais promocionais como displays, wobblers, etc;

Projetos especiais para exposição do produto;

 

Para aplicar essas estratégias, é preciso refletir: Quem você quer atingir? O que você quer ganhar com isso? Como vai explorar o cliente para atingir seu objetivo? Dependendo do resultado esperado, lança-se mão de uma ou outra.

Vejamos o caso da empresa participante do projeto Agente Local de Inovação (ALI – programa de acompanhamento e incentivo à inovação para micro e pequenas empresas desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o CNPq): Jô Delícias Finas, de Concórdia, SC. Ela tem um ponto de venda na praça de alimentação de um complexo de lojas da cidade. Ela possui um cardápio extenso, sendo que por esse motivo alguns produtos passam a ser pouco conhecidos e, consequentemente, pouco consumidos. A empresa já utiliza com sucesso as mídias digitais, tendo ênfase no Facebook e no Instagram. Com certeza, muitos clientes vão até o local pelo estímulo gerado pelas redes sociais. No entanto, o cliente que vai até a praça de alimentação sem um plano, tomará a decisão ali mesmo - sem qualquer tipo de pesquisa. Nesse momento, o impacto nos sentidos fará a diferença.  

A intenção, nesse caso, é agregar novos clientes, manter os clientes já conquistados e realizar vendas com maior valor agregado. Assim, a Jô Delícias Finas incrementou as seguintes ações de merchandising:

Divulgação semana promocional / materiais promocionais

Utilizando banners que ficam em frente ao balcão, divulgam a promoção do dia. Nas quintas-feiras, por exemplo, é o Dia do Salgado – você compra um salgado e ganha um doce de até R$ 2,50. Essa estratégia foi adotada por perceber que poucos clientes aproveitavam a semana promocional que já existia, mas que era pouco divulgada. Além disso, o apelo do desconto garante novas vendas – já que o cliente entende que receberá um benefício imediato.

Produto em evidência

Da mesma maneira que na semana promocional, um banner é utilizado para dar evidência a um produto com maior valor agregado. Nesse caso, o café Brisa Africana foi escolhido para a estratégia – sendo que as vendas aumentaram imediatamente.

Cartão fidelidade

O cartão fidelidade é uma ferramenta importante para trazer os clientes de volta e vinculá-los à marca, para que deem preferência à sua empresa. Além de permitir a identificação dos clientes, entender melhor os seus hábitos e a forma como consomem, conseguir contatos qualificados e melhorar a experiência do cliente. No caso da Jô Delícias Finas, foi utilizado um cartão com benefícios progressivos, para que o cliente entenda que ao longo do caminho já terá benefícios – e não apenas ao final dele.

Plaquinhas para fotos

Uma estratégia inteligente para fidelizar os clientes e integrar o off-line com o online. As plaquinhas ficam à disposição dos clientes para que os mesmos tirem fotos e postem nas redes sociais, marcando a Jô Delícias Finas e aumentando a amplitude da marca. Além disso, mexe com a emoção, já que a marca fica vinculada com momentos bons que os clientes estão passando com ela!

Ainda há outras estratégias que podem ser exploradas nesse caso, sendo que uma das táticas mais importantes no marketing tradicional (principalmente nas pequenas empresas) é o bom atendimento. Colaboradores treinados, que conhecem o produto que estão oferecendo e tem um vínculo com ele, vendem mais. A intenção é fazer com que o cliente entenda que não pode deixar de aproveitar aquela oportunidade – sem nem lembrar de tirar o celular do bolso ;)

Clube Sebrae
Briana Klaus
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Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente exerce atividades voltadas a processos de inovação. Profissional sensível ao seu entorno e com capacidade de, junto a outras pessoas, se divertir buscando soluções criativas.

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