92% dos consumidores confiam mais no “boca a boca” ou em recomendações de amigos e familiares do que em “outras formas de propaganda” – é o que diz uma pesquisa da NIELSEN realizada em 56 países (inclusive o Brasil).
Segundo uma pesquisa pesquisa realizada pelo Keller Fay Group no Brasil e na Colômbia, o Brasileiro fala 5 vezes mais sobre marcas que o norte americano e que nestes países o “boca a boca” não é apenas uma parte fundamental do processo de compra, mas um fator-chave para a compra!
Estes índices ainda não te convenceram sobre o “poder” do Marketing Boca a Boca? Então dê uma olhada nas estatísticas abaixo:
85% dos “Seguidores/Fans” de marcas no Facebook recomendam estas para seus conhecidos. (Syncapse)
91% das compras B2B são influenciadas pelo boca a boca. (INCITE Group)
Uma recomendação Boca a Boca “Off Line” impulsiona uma venda pelo menos 5 vezes mais que uma impressão vinda de “mídia paga”. (WOMMA)
89% das mulheres “Millenials” acreditam mais em recomendações de amigos, familiares ou pares do que em recomendações de marcas. (MOM Central)
74% dos consumidores considera o Boca a Boca como um “fator chave” para a decisão de compra. (AdWeek)
O Boca a Boca “amplifica” o resultado de mídia paga em 15%. (WOMMA)
E existem muitas outras pesquisas e estudos científicos comprovando a eficácia desta poderosa ferramenta da marketing.
O Marketing Boca a Boca ainda é ignorado por muitos profissionais de marketing no Brasil, aliás pela maioria deles.
Se existem tantas pesquisas comprovando sua eficácia, porque ignorá-lo em suas estratégias de marketing e vendas?
Este tipo de marketing já foi estudado, medido e dissecado. Caraca, ele amplifica até mesmo o resultado de mídia paga!
O Marketing Boca a Boca sempre existiu e fez parte da vida das pessoas, mas com o surgimento das “mídias sociais”, agora ele tem um poder “estratosférico” e traz algo raro em marketing – Confiança.
A revolução do Marketing Boca a Boca começou e você não poderá ficar de fora!
*Este post foi escrito originalmente para a AbraBoca - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca e está disponível neste link: http://abraboca.org/2016/03/22/marketing-boca-a-boca-a-revolucao-comecou/
Palestrante - MKT Empreendedor