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Marketing de Conteúdo: como fazer

Marketing de Conteúdo: como fazer

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma das estratégias do Inbound Marketing para sua empresa conquistar e atrair clientes. Não é sobre o que a sua empresa oferece, mas sim sobre ajudar o seu público no que ele precisa.

É todo conteúdo produzido pela sua empresa para educar, informar ou entreter o seu público-alvo, de forma relevante. Ou seja, de forma que faça a diferença na vida do seu consumidor.

Falando em consumidor, deve saber que o comportamento deste mudou: antigamente as pessoas tinham o costume de ir até a loja e comprar o produto/serviço. Já hoje 96% dos processos de compra começam com uma ferramenta de busca, como o Google.

Por isso falamos que se você não está na internet, você está invisível aos olhos dos seu público-alvo. E, para estar presente na internet, você precisa fazer Marketing de Conteúdo.

Para entender melhor isso, pense da seguinte forma: você gosta de assistir a comerciais de TV? A maioria das pessoas quando questionadas responde que não, afinal, comerciais de TV são invasivos, não respeitam o tempo do consumidor, eles apenas aparecem nos intervalos dos seus programas, do nada. Assim como outdoor, anúncios no youtube, etc.

Ao contrário desse marketing intromissivo, o Marketing de Conteúdo tem como principal objetivo atrair seu público de uma forma natural e espontânea, sem invadir o espaço de ninguém, pois apenas quem realmente quer vai receber conteúdos da sua empresa, através da segmentação de público.

Tipos de Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo pode ser feito através de:

  • Blog
  • Mídias Sociais
  • Webinars
  • E-books
  • White papers
  • E-mail Marketing
  • Vídeos

É importante lembrar que para construir valor e tornar-se referência para o seu cliente, o marketing de conteúdo precisa ser muito bem planejado.  

Primeiro você deve ter as metas e objetivos do que quer alcançar com o Marketing de Conteúdo na sua empresa.

Também é preciso que você tenha suas personas bem desenhadas, com os principais objetivos e dores do seu público,  uma pauta, manter uma frequência de postagens e divulgar os conteúdos de forma segmentada, de acordo com os interesses de cada persona.

Por que adotar Marketing de Conteúdo?

Segundo dados da ContentTrends 2017:

  • As empresas que adotam Marketing de Conteúdo conseguem 2,2 vezes mais visitas e geram 3,2 vezes mais oportunidades de negócio;
  • O Marketing de Conteúdo é uma estratégia até 62% mais barata e 3x mais efetiva, comparada ao marketing tradicional;
  • 71% das empresas já adotam o Marketing de Conteúdo.

Esses dados estão aí para mostrar que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que realmente vale a pena investir e muitas empresas já compraram a ideia e pretendem investir ainda mais nos próximos anos.

Benefícios e objetivos do Marketing de Conteúdo

Adotando o Marketing de Conteúdo como estratégia de marketing da sua empresa, você pode obter vários benefícios e atingir objetivos internos, como:

  • Geração de leads
  • Atração de visitas para o seu site
  • Aumento nas conversões
  • Clientes mais fiéis
  • Construção de autoridade
  • Tornar-se referência no seu segmento
  • Ser uma marca amiga
  • Vender

Isso mesmo o Marketing de Conteúdo é um braço extremamente importante da sua estratégia pois caminha por toda a jornada de compra do seu consumidor, desde o momento do aprendizado e descoberta até a decisão de compra.

Se a sua empresa ainda não adota essa estratégia, com certeza está deixando de ganhar mais visualizações, conversões e vendas!

Como adotar Marketing de Conteúdo para sua empresa

Como vimos no tópico sobre “tipos de Marketing de Conteúdo” para sua empresa adotar essa estratégia, primeiro é preciso estabelecer as metas e objetivos:

  1. Estabelecendo metas e objetivos

Onde a sua empresa se encontra hoje e onde quer chegar? E como vai chegar?

A maioria das empresas quer se tornar referência em algum segmento de mercado, mas não adota o Marketing de Conteúdo, uma estratégia que facilita muito o caminho para alcançar esse objetivo.

Quantas visitas, leads, conversões e vendas por mês?

Desenhe o funil de vendas da sua empresa e analise os dados com frequência, cada ação tem um objetivo, portanto, defina quantas visitas o seu site deve ter para saber quanto sua empresa deve crescer e, assim, construir sua estratégia de conteúdo.

Onde você quer estar em 5 anos?

5 anos passam rapidinho e se você não planejar, pode acabar demorando muito mais pra você chegar onde quer!

  1. Desenhando Personas

Saiba para quem você está direcionando aquele conteúdo. Desenhe suas personas, ou seja, crie um personagem para um grupo de amostra do seu público-alvo.

+ O que são Personas

Algumas perguntas que devemos fazer para descobrirmos nossa persona e conseguirmos criar conteúdos relevantes para ela, são:

  • Quais são seus principais desafios?
  • Quais os principais objetivos pessoais?
  • E profissionais?
  • O que ela mais valoriza na sua solução?

+ Planilha gratuita Buyer Personas

A partir disso você pode criar a jornada de compra do seu consumidor e construir uma pauta de conteúdos com o que é relevante para sua persona. Como você pode ajudá-la a resolver os desafios diários que ela tem?

Por exemplo, esse é um post destinado a uma persona da burnell que deseja se tornar referência no mercado e começar uma estratégia de Marketing de Conteúdo :)

E aqui estou dando o passo a passo pra você construir!

Você pode pensar em diversas formas de criar conteúdos relevantes de acordo com os principais objetivos e desafios da sua persona.

  1. Canais

Escolha os canais que a sua persona está presente para que você possa divulgar seus conteúdos e estar presente. É importante lembrar que cada canal tem uma função diferente e o Marketing de Conteúdo, necessariamente, precisa ser adaptado para cada um.

Canais que são indispensáveis hoje, principalmente para empresas B2B:

Site

Ter um site hoje em dia significa ser profissional. Se você acredita que as redes sociais podem substituir um site, não se engane! Ter um site é imprescindível para passar credibilidade e segurança para o seu consumidor.

Além do que ele tem uma função bem diferente comparado às redes sociais. O site informa sobre os serviços da empresa, traz conteúdo completo,  currículo e experiência, posicionamento, missão e valores da empresa.

Enquanto as redes sociais são canais para relacionamento e geram métricas de vaidade, ou seja, curtidas, comentários, compartilhamentos.

Blog

Muita gente ainda questiona o poder do blog, mas é uma ferramenta que traz muitas visitas para o seu site e ajuda na construção de autoridade.

Empresas que possuem blog geram 3,7x mais visitantes quando comparados as que não possuem!

Mantenha sempre uma frequência de postagens.

+ 7 dicas para um bom conteúdo no seu blog

E-mail marketing

Da mesma forma que o blog, o e-mail marketing também é uma dúvida para algumas empresas.

Porém, dados confirmam que email é 40x mais efetivo para adquirir novos consumidores do que Facebook e Twitter.

É uma das ferramentas mais antigas e mais usadas nos meios digitais. Dificilmente terá um fim, já que é um espaço em que históricos ficam gravados, além de ser uma forma mais organizada para comunicação entre empresa, colaboradores e clientes.

Materiais Ricos

Os materiais ricos são ótimas formas de conseguir conversão para seus visitantes e leads e, consequentemente realizar uma venda.

Eles variam desde e-books, white papers, webinars, etc. São materiais que você pode oferecer em troca de informações de contato do seu visitante ou lead.

Por exemplo, se você tiver um case da sua empresa para contar, pode fazer disso um material rico e oferecer para aquelas personas que estão mais no final do seu funil, ou seja, leads que já estão prontos para compra.

Isso quer dizer que eles já sabem o que precisam, mas querem se assegurar visualizando algo mais tangível antes da compra. Dentre várias opções, uma boa escolha para oferecer a essas personas, é o case!

  1. Criando conteúdos

Criando seu planejamento, suas personas e escolhendo os canais que sua empresa vai estar, comece a criar conteúdos relevantes para sua persona. Verifique as dores e veja o que sua  empresa pode realmente ajudar aquela persona. Seja sincero, transparente e procure ser uma empresa realmente amiga, próxima do seu consumidor.

Colocando em prática

O Marketing de Conteúdo só vai fazer sua empresa crescer e é uma estratégia que não deve parar dentro do seu negócio.

Você pode criar seus conteúdos internamente ou contratar uma agência pra fazer essas ações. O que não pode faltar é uma construção de valor para sua marca, através de conteúdos inteligentes para seu público!

E, claro, sempre ficar de olho nas técnicas de SEO que otimizam seus conteúdos para buscadores, como o Google.

Quer começar sua estratégia de digital mas ainda não conseguiu? Entre em contato comigo pra ver em que podemos ajudar :)

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