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Marketing de relacionamento: o que é e por que investir?
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Marketing de relacionamento: o que é e por que investir?

Não é de hoje que as empresas perceberam a importância do marketing para a conquista de mais espaço no mercado. Afinal de contas, são dezenas de empresas concorrendo por um mesmo setor. Neste contexto, os clientes satisfeitos estão entre os principais ativos de marketing que uma empresa pode ter. Para conquistar esta fidelidade é fundamental que a empresa invista no marketing de relacionamento para garantir a proximidade entre a organização e seus clientes.

É justamente sobre ele que vou falar hoje neste post. Ah, e antes que esqueça, não deixe de interagir nos comentários criando seu perfil aqui no Clube. ;)

O que é marketing de relacionamento?

Marketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas para criar um fluxo de comunicação entre ela e seus clientes e prospects, com iniciativas que tem como objetivo aumentar as vendas, os resultados da empresa, e como consequência, o lucro. Dentro deste contexto do marketing como um todo, podemos definir o marketing de relacionamento como o conjunto de ações tomadas pela empresa com objetivo de criar e manter uma relação próxima e positiva com seus clientes.

No final do dia, o macro objetivo de um processo envolvendo este conceito é criar o que falamos na introdução: uma relação de fidelidade entre os consumidores e a empresa. Organizações bem sucedidas conseguem até mesmo transformar as pessoas em fãs dos seus produtos e da sua marca.

Para implementar o marketing de relacionamento na sua empresa é fundamental trabalhar uma cultura de fidelização entre seus colaboradores, pois a relação entre marca e cliente invariavelmente passa pelas pessoas que representam o negócio. Resumindo, todos os pontos de contato do consumidor com a mensagem da empresa precisam ser tratados com atenção, para que tudo direcione o cliente para o caminho da fidelização máxima.

Oferecer benefícios, como cupons e descontos exclusivos, são boas estratégias quando o assunto é o marketing de relacionamento. No final do dia, seus consumidores irão se tornar armas essenciais para sua propaganda, estimulando novas pessoas a também comprarem seus produtos ou serviços.

Mas como identificar os clientes mais importantes?

O sucesso de uma estratégia deste tipo depende diretamente do quão próxima a empresa consegue estar dos seus clientes. Para que o processo seja eficiente, então, é muito importante saber identificar quem são estes compradores mais ativos, e ainda como abordá-los para potencializar a relação e não perdê-los.

Para garantir esta eficiência é muito importante manter um banco de dados — um CRM — atualizado com as informações referentes a todas as pessoas que compram ou já compraram de você. É através dele que você vai criar campanhas e investir em ações para se aproximar destas pessoas.

Além disso, clientes mais frequentes e com tickets médios maiores também precisam de um tratamento diferenciado, com um acompanhamento mais personalizado, e por vezes até benefícios ainda mais exclusivos. Afinal de contas, eles são relevantes não só para o faturamento atual da empresa, mas também para o crescimento futuro.

Marketing de relacionamento para todos os tipos de clientes: 4 dicas!

Como não podia faltar, separei 4 dicas incríveis para você conseguir fazer marketing de relacionamento com sucesso na sua empresa. Veja só!

Personalize seu contato com o cliente

As pessoas gostam de se sentir especiais, e por isso, sempre que puder, ofereça opções customizadas. É isso o que vai demonstrar uma preocupação real da empresa com o bem-estar de seus clientes. Lembre-se: não é preciso necessariamente fazer grandes investimentos, mas sim usar a criatividade.

Invista no atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente já deixou de ser uma mensagem gravada, um atendente cheio de gerúndios e aquela maldita musiquinha de espera. O contato precisa ser pessoal, humanizado, e acima de tudo, bem planejado. Pense quando você é consumidor. Aposto que você já não aguenta mais atendimento ruim não é? Pois então não faz sentido nenhum não investir nisso na sua empresa.

Não deixe os clientes esperando

Quando você pede algo a alguém é natural que você espere uma resposta minimamente aceitável, não é mesmo? Pois bem, seus clientes pensam exatamente a mesma coisa, e eles ainda querem uma resposta rápida e precisa. Ou seja, jamais deixe um cliente esperando, e caso não vá conseguir responder naquele momento, ofereça a ele um prazo possível para você obter a informação.

Faça a pergunta de US$1 milhão

Finalmente, em qualquer pesquisa de satisfação que você aplicar com sua base de clientes jamais esqueça de fazer a pergunta mais importante que pode existir: você recomendaria nossa empresa a um amigo? Se a resposta for "sim", parabéns, você atingiu o objetivo traçado pelo marketing de relacionamento.

Este é um assunto que pode parecer relativamente complexo de início, mas que com um pouco de conhecimento se torna mais possível e tangível para qualquer negócio. Com criatividade e algumas simples práticas é possível desenvolver um plano de marketing de relacionamento que vai transformar clientes em fãs fiéis da sua marca. Se eu fosse você, não perdia mais tempo e começava agora mesmo a planejar.

Já tem uma ideia do que fazer? Comente aí embaixo, e vamos discutir sobre a melhor estratégia para o seu negócio. Ah, e não esqueça, antes de comentar é preciso se cadastrar ali em cima. :)

Um abraço, e até a próxima!

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Marcus Pereira

Marcus Pereira

Mkt Digital e Conteúdo @ Beracode

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