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Marketing Digital para pequenas empresas

Marketing Digital para pequenas empresas

Já dizia Bill Gates:

Em alguns anos existirão 2 tipos de empresa: aquelas que fazem negócios na internet e aquelas que estão fora dos negócios.

Essa frase do Bill Gates, resume muito bem o impacto que o digital está causando no mercado, no nosso comportamento de consumo e portanto, na forma como as empresas fazem negócios. Diante disso, o marketing digital para as pequenas empresas, não é uma alternativa, mas sim uma questão de sobrevivência.

Aqui no Clube, já tem vários conteúdos sobre o assunto, e eu vou tentar nesse post colocar algumas recomendações desses conteúdos. Porém, sabendo da correria de um empresário de pequena empresa a ideia nesse post é colocar algumas coisas, que acredito serem imprescindíveis e ao mesmo tempo, fáceis de serem aplicadas às pequenas empresas.

Marketing Digital é para todas as empresas

Os serviços em nuvem (Cloud computing) permitiram que pudéssemos adquirir ferramentas, não mais como um software que necessita ser instalado, mas sim como um serviço, que você paga uma mensalidade para usar e voilá, sai usando a ferramenta. Isso é o chamado Software as a Service, ou apenas, SAAS.

Por que estou falando isso? Porque antigamente, ferramentas de ERP, CRM, Email Marketing era coisa para grandes empresas. Não mais. O formato SAAS permitiu e multiplicação da quantidade de soluções disponíveis, e como consequência, fez os preços dessas soluções despencarem.

A concorrência no mercado de “softwares” ou soluções digitais é tão grande que muitas permitem versões “free”, ou também chamado de modelo Freemium. Nada mais é, deixar o usuário usar a ferramenta por tempo limitado ou com funcionalidades limitadas para gerar a necessidade.

O Mailchimp, por exemplo, é uma das melhores ferramentas de email marketing do mundo, e você pode utilizar gratuitamente até um limite máximo de 2.000 pessoas na sua lista de emails.

Estou falando isso, porque existem ferramentas para marketing de conteúdo, SEO, Email Marketing, CRM, Inbound Marketing que são muito acessíveis para pequenas empresas e até mesmo Microempreendedores Individuais (MEI).

Marketing Digital não é o mesmo que mídia digital.

Muitas pessoas confundem, e acreditam que marketing digital se resume a campanhas de mídias pagas como Adwords e Facebook Ads. É importante ter em mente uma coisa:

Marketing significa: adequar seu produto ou serviço às necessidades do cliente, e entender a dinâmica do mercado e a velha lei da oferta e demanda. Percebe que não usei termos como anunciar ou divulgar para essa definição?

O Marketing digital possibilitou que entendêssemos muito mais quem são nossos clientes, seus hábitos, seus interesses, como eles percebem valor, etc. No meio digital, informações sobre nossos clientes estão disponíveis para seu empresário. Por exemplo, agora mesmo, enquanto você lê esse artigo sobre marketing digital, informações do que você está fazendo estão sendo coletadas pelo Google Analytics, uma ferramenta do Google gratuita para você entender sobre o comportamento dos usuários do seu site. Com essa ferramenta, eu consigo até saber o sexo e idade das pessoas que navegam pelo meu site. Marketing Digital é entender quem é seu cliente.

Além do Google Analytics, outras ferramentas como CrazyEgg, Woopra e Navegg. Todas permitem conhecer melhor o comportamento de usuários

Marketing Digital é centrado no usuário (cliente)

Já ouviu alguém dizer que quem escolhe a cor do botão no seu site é o usuário? Atualmente fala-se muito em design centrado no usuário, User Experience, jornada do usuário. Esses conceitos se consolidaram nos meios digitais por compreendermos de que tudo o que está na tela é uma interface com o usuário, e por consequência, deve ser intuitivo e objetivo. Esse pensamento do design nos inspirou a testar. As ações no meio digital devem obedecer sempre esse ciclo de Planejar - Fazer - Avaliar. O ambiente digital é perfeito para isso.

Antes de trabalhar com marketing digital, eu sabia que das minhas ações de marketing, metade trazia resultados e a outra metade, não. Só não conseguia dizer qual metade era qual. O Marketing digital deixou de ser algo menos publicitário e mais analítico e estatístico, com experimentos e análises.

Quando você cria um site, você pode colocá-lo a constantes testes a/b, para descobrir qual variável converte mais. Quando você manda um email marketing, uma ferramenta permite testar qual o título atrai mais pessoas a ler o email. Em uma campanha no facebook, você pode experimentar quais os elementos visuais de um banner farão as pessoas clicarem mais. Ou seja, para todas as iniciativas no marketing digital, você estará sempre aprendendo mais sobre seu cliente. Tenha isso em mente.

O famigerado Inbound Marketing

Se tem algo no Marketing Digital que é aplicável às pequenas empresas é o tão falado Inbound Marketing. Apesar desse nome em inglês, o conceito é simples: pensar no processo de Atrair, Converter e Reter clientes para seu negócio. Esse conceito, geralmente vem junto da idéia de funil, ou seja, nem todo mundo que você atrair, irá converter e nem todo mundo que Converter irá fidelizar, por isso a ideia de funil.

Ok, mas e como atrair clientes?

Isso é algo que depende de saber onde seu potencial público se encontra. Marketing Digital é entender onde seus clientes estão, lembra? Onde eles buscam se informar? Como eles percebem a necessidade pelo seu produto? Muito provavelmente o Momento Zero da Verdade se inicia com uma pesquisa na internet, como é o caso de 90% das pessoas. Esse é um dado de 2015 de que 90% pesquisam na internet antes de comprar um produto. E aí entra o SEO, SEM e a arte de atrair clientes.

 

 

Para entender mais sobre o processo de Inbound Marketing e como ele pode ajudar seu negócio, leia o artigo “Saiba como a internet pode ajudá-lo a aumentar suas vendas”

Marketing de conteúdo é essencial para pequenas empresas

Já que falamos de SEO e o processo de atrair cliente, não tem como não falar de marketing de conteúdo como fator essencial de sobrevivência para uma pequena empresa.  

Uma vez ouvi uma frase de uma oficina de bicicleta aqui em Curitiba: "Precisamos produzir conteúdo para continuar sendo relevantes."

É isso. Em um mundo onde tudo é informação, uma empresa que não é geradora de conteúdo sobre seu segmento e sobre o mercado em geral deixa de existir. Não é à toa que uma floricultura de Curitiba criou um espaço dentro da loja para dar cursos sobre plantas, floricultura e coisas relacionadas ao seu segmento. Semanalmente eu recebo emails dessa loja com uma relação de cursos.

Por que você acha que eles fazem isso?

Quando eu, como consumidor, tomo conhecimento dos cursos que eles estão proporcionando, automaticamente eles se tornam uma referência no assunto. E se um dia eu precisar de um serviço especializado em floricultura, em qual marca você acha que eu vou lembrar?

Sim, o marketing de conteúdo é uma forma de posicionamento de uma marca. Aqui no Clube eu já contei o caso do Alejandro Valente, um especialista no segmento de Beleza e também o caso da oficina mecânica que dobrou seu faturamento depois de compartilhar vídeos em um canal no Youtube de contando as dicas para consertar e cuidar da manutenção do seu carro.

Como diz o slogan do Linkedin, “Be known for what you know”. Algo que se traduz como Seja conhecido por aquilo que você sabe. E é verdade, marketing de conteúdo é muito mais do que atrair clientes, mas também de posicionamento da sua marca. Mesmo que seja sua marca pessoal.

Por que o Marketing Digital é a oportunidade de ouro para crescer sua pequena empresa?

Espero que essas ideias que eu trouxe tenha ajudado a reforçar sobre a importância de se estar presente nos meios digitais. Para finalizar eu trago um vídeo com 5 dicas sobre Marketing Digital que complementam as ideias que eu trouxe nesse post.

Gostou? Agora me responda:

De 0 a 10, quão importante você diria que o marketing digital é para seu negócio?

Entenda como avaliar a estratégia digital da sua empresa e como levar sua empresa rumo a transformação digital.

Marketing Digital: avalie o grau de maturidade da sua empresa AQUI.

Um grande abraço

Clube Sebrae
Matheus Ferraz
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Escritor e consultor de SEO @Upwell

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