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Marketing em evolução

Marketing em evolução

 

Ao passar dos anos o mundo do empreendedorismo foi se adequando as novas gerações e com ela a sua forma de fazer marketing.

Podemos dividir a evolução do marketing em 3 grandes fases. Vou lista-las para um melhor entendimento.

Fase 1 –Foco no Produto

A grande revolução industrial acontecia e com ela a produção em massa nas industrias a fim de padronizar os produtos e eliminar desperdícios. Como exemplo temos essa famosa frase dita por Henry Ford “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.

Neste momento não havia preocupação alguma com a satisfação dos compradores, diversidade ofertada ou até mesmo o número de concorrentes pois eram infinitamente menores dos dias de hoje.

Fase 2 –Foco no cliente 

Agora era a hora da informação fazer a sua revolução, a internet mudando o cenário bussiness e possibilitando uma nova forma de empreender. Compartilhando informações em rede e com isso o poder está nas mãos dos consumidores que comparam preços, marcas, qualidade dos produtos e serviços ofertados, buscando os produtos que atendem melhor suas necessidades. 

Então o foco já não era mais o produto genérico que atendesse o máximo de público, e sim o cliente que poderia ter maior afinidade com o seu produto ou serviço. Foi nesta etapa que as pessoas passaram de meros compradores à clientes e as empresas começaram a definir público alvo.

Fase 3 – Foco nos valores

Um novo modo de fazer marketing focado no ser humano e nos valores agregados a empresas. Essas novas gerações de consumidores mais engajados buscam isso em tudo o que os cercam, incluído naquilo que consomem. Emoções, valores e espírito humano com um senso de comunidade e sustentabilidade.

Temos um grande exemplo com o OMO, em que o bordão de campanhas de marketing migrou de “lava mais branco” para “porque se sujar faz bem”. O foco mudou de um produto para as pessoas, para o benefício que ele pode agregar a sua família.

O marketing vem se renovando e o empreendedor tende a se adaptar as necessidades de um cliente mais exigente . Entendendo que o consumidor tem um mercado infinitamente mais competitivo e com mais possibilidades de compra, ouvi-lo e entende-lo pode te trazer pontos a desenvolver dentro da sua empresa, agregando valores que vão além do preço do seu produto.

E você empreendedor de sucesso, já pensou em como se destacar nesse novo mercado?? 

Clube Sebrae
Janaina Lewin
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Colaboradora do Sebrae PR

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