Marketing no Facebook
[editar artigo]

Marketing no Facebook

Já parou para pensar como tirar todo proveito do marketing no Facebook?

A maior rede social do mundo é uma ótima ferramenta de marketing para empresas. De acordo com Patrick Hurby, responsável pelas micro e pequenas empresas que fazem uso da rede social na América Latina, somente em nosso país são mais de 99 milhões de pessoas que usam o Facebook em sua estratégia de marketing digital, divulgando suas marcas e serviços com ações que quando bem trabalhadas geram negócios!

Trabalhar com marketing no Facebook é a melhor opção para quem está em busca crescer seu negócio dentro do mundo digital. Sabemos que milhares de pessoas estão conectadas e é muito raro conseguirmos conquistar clientes utilizando somente o marketing tradicional. As pessoas buscam na internet tudo aquilo que elas precisam desde uma simples informação sobre um produto até a opinião de pessoas que já o utilizaram.

Se você tem uma empresa e está no meio digital já deve ter percebido isso não é mesmo? Nem tudo são flores e nem fácil, mas não desista é errando que se aprende. 😉

Imagino que já deve ter lido muitos materiais sobre como fazer marketing no Facebook, e também imagino que já fez muitos testes. Se tudo que você está fazendo ainda não deu certo para você, olha alguma coisa você está fazendo de errado.

Você utiliza o Facebook para gerar oportunidades de negócios para sua empresa?

Aqui vão algumas dicas para começar com o pé direito, para que você consiga atrair muitos fãs para sua página sem nenhum aborrecimento. Trabalhar com marketing no Facebook é muito bom para melhorar o tráfego para seu site, blog ou para obter mais seguidores em sua fan page.

Essa dicas são fáceis de serem seguidas e vai ajudar você que está começando uma interação com seu público através do facebook. Trabalhar com marketing no facebook para montar estratégias para ficar próximo dos consumidores da sua marca é o começo para ficar conhecido.

1-Crie uma Fan Page. Ter uma página no Facebook para sua empresa é bem mais prático e fácil de se trabalhar com seus possíveis clientes. E não importa se está vendendo produto/serviço ou se a sua empresa é só você, ainda sim a melhor escolha é uma fan page.

O próprio Facebook em seus termos de serviço já especificam que uma empresa deve ter uma página e não um perfil. Mas caso você não esteja entendendo vou te explicar qual o motivo disso.

Com uma fan page você consegue analisar dados como repercussão da página, apresentação de dados demográficos como sexo e idade dos fãs, saber quantas pessoas foram alcançadas com publicações feitas, número de curtidas, compartilhamentos e comentários. Outra coisa é que não existe um limite de pessoas que possam curtir a sua fan page.

Para saber como montar uma fanpage para sua marca é bom simples e o próprio Facebook tem um passo a passo de como fazer é só clicar aqui e começar!

2-Conteúdo relevante: Crie postagens que atraiam o seu público, não falando apenas da sua marca ou oferecendo serviços, mas entregando conhecimento através de sua página. A suas chances de alcançar um cliente fiel é muito maior, pois você não está simplesmente oferecendo um produto/serviço e sim conhecimento e parceria.

Quando criar alguma postagem lembre-se de utilizar imagens as chances de você conseguir mais curtidas aumenta, outra coisa é criar conteúdos novos com assuntos novos.

Ao criar posts para sua fan page não fique preso somente a escritos, crie vídeo ou até mesmo gif. Sempre crie algo que vá realmente chamar a atenção do seu público, pois quanto mais ele interagirem com a sua página mais o Facebook vai mostrar conteúdos seus para eles.

3-Faça Publicações diariamente: Faça publicações diariamente e se possível no mesmo horário, para ficar melhor faça alguns testes de postagem sobre qual horário a sua página tem mais visualização. Após saber qual o melhor sempre faça postagens no mesmo horário e com frequência.

Uma dica para saber qual melhor horário para você fazer uma postagem é que no painel do administrador da página mostra os horários em que sua publicação teve mais visualizações. Utilize esse painel para ajudar a montar um cronograma de postagens em sua página.

4-Conheça seu público: Para que você consiga criar postagens que chame a atenção dos usuários no facebook você precisar saber quem é seu público. Para saber uma dica é analise os clientes que você tem e tire uma base deles, monte uma persona.

A criação de uma persona é a melhor forma de se conhecer o seu público e assim montar um planejamento estratégico de marketing no facebook.

Conhecendo melhor seu público fica mais fácil direcionar a comunicação para trazer mais resultados e focar em novas oportunidades.

5-Interaja com seus seguidores: Interagir com seus seguidores significa que você se importa com eles e assim vai conseguir chamar a atenção deles, mas lembre-se você sabe que eles são importantes para você mas será que eles sabem disso. Conversar com seu seguidores para saber sobre o que eles gostam na sua marca.

6-Mensure resultado: Bom esse é com toda certeza um passo muito importante! Então vamos lá. Mensure seus resultados, o Facebook oferece um painel onde você tem várias informações desde engajamento, curtidas até dados demográficos sobre o público que interagiu com a as página. Fique de olho bem aberto e preste a atenção nos números para não perder nada e conseguir interpretar cada comportamento e preferência do seu público alvo.

Então fique de olho no painel do administrador para saber qual o que está dando resultado em sua página.

Marketing no Facebook com anúncios pagos

Se você já segue os pontos acima, então está pronto para esta etapa! Através de anúncios na rede social você pode criar campanhas para ampliar sua comunicação a um número incrível de pessoas que ainda não tiveram a chance de conhecer o que sua empresa tem a oferecer. A grande vantagem é poder falar exatamente com o público que mais interessa a você!

Quando falamos em marketing no facebook logo lembramos de anúncios pagos, já que ele é o meio mais rápido de chegar até os consumidores. No facebook para que nenhuma empresa fique sem poder criar anúncios, ele possui uma ferramenta desenvolvida para atender cada perfil.

Impulsionar Publicação é quando você escolhe um post e clique em impulsionar, mas lembre-se de escolher a postagem que teve um número bom de engajamento de seus fã.

Ads Manager é bem popular entre pequenas e médias empresas, nele o usuário pode escolher os anúncios oferecidos pelo facebook ads.

Power Editor é mais usado por grandes players, pois é uma ferramenta mais robusta que oferece uma forma mais rápida de gestão de anúncios.

Com qualquer um deles você vai conseguir atingir o seu público, mas para isso acontecer é preciso não somente montar uma campanha ou impulsionar qualquer publicação e sim conhecer o seu lead e ter uma estratégia para chegar até eles. Lembre-se não fique preso somente a anúncios pagos trabalhe em conjunto com publicações orgânicas.

Outra coisa bem importante é saber montar um anúncio e sei que tem alguns pontos bem importantes que você deve saber antes de montar qualquer campanha.

Conhecer a maneira como será cobrado é importante na hora de criar os anúncios para não perder nada. A precificação dos anúncios do facebook é feita através de um leilão onde os anúncios competem com base na impressão e no desempenho. Isso quer dizer que o valor a ser cobrado será por cada clique recebido ou por impressões. Então vou apresentar duas maneiras que o Facebook cobra do anunciante, que é o CPM e CPC.

CPM é custo por mil impressões significa que você só vai pagar quando seu anúncio foi visualizado 1000 vezes.

CPC é custo por clique a cada clique que uma pessoa der em seu anúncio você paga. Quando você cria um anúncio também tem que escolher o valor a ser investido e depois escolha a forma com a qual esse valor deve ser gasto em seu anúncio.

Os anúncios que você cria podem ser exibidos em vários pontos do Facebook (coluna da direita e o feed por exemplo) e lembrando que ele só vai ser mostrado para seu público de interesse. Então quando for montar seu anúncios lembre-se de escolher seu público com muito cuidado e tente ser objetivo. Caso você não tenha a certeza ou ache que seu anúncio vai ficar muito abrangente monte campanhas com públicos e objetivos diferentes e veja qual performa melhor.

Curtiu o artigo? Então compartilhe nas redes sociais e se precisar de alguma ajuda, escreva aqui nos comentários!

ROBERTO ALVES DA ROCHA JUNIOR
ROBERTO ALVES DA ROCHA JUNIOR Seguir

Roberto Rocha - AdFácil

Continue lendo
Indicados para você