{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Marketing: um músculo de aproximação das empresas aos seus clientes em momentos de crise
[editar artigo]

Marketing: um músculo de aproximação das empresas aos seus clientes em momentos de crise

Em minhas visitas como ALI (Agentes Locais de Inovação) do SEBRAE tenho escutado de alguns empresários que o setor financeiro é o coração da empresa! Tenho percebido, no entanto, que a saúde do organismo todo depende de todos os órgãos e não apenas do coração. Mais do que isso, tenho notado que há sempre a necessidade de melhorar a performance de todas as partes do organismo para que ele se torne mais eficiente e mais competitivo.

Neste post, com base no caso do restaurante “Delícias no Prato”, apresento o marketing como os músculos dos braços de uma empresa. Convido-lhe a conhecer como ações simples de fortalecimento destes músculos podem melhorar todo o organismo, inclusive o coração!

Pequenas empresas se fortalecem através marketing de relacionamento

Com frequência, ouço de alguns empresários a seguinte frase: “O financeiro é o coração da empresa.” Ok! Quem sou eu para discordar dos que estão diariamente na linha de frente da empresa? Mas se o financeiro é o coração, arrisco-me a afirmar que o “marketing são os braços de uma empresa”.

Braços esses compostos por músculos, que possuem funções importantíssimas, aos nos permitir a realizar diversos movimentos, como carregar objetos, alimentar-se ou abraçar um filho, o marketing é o músculo que impulsiona a pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos, informações e serviços. É através dele que a sociedade, os funcionários, o governo, os investidores, ou seja, os clientes são atraídos. Por meio dele orienta-se o planejamento da política de preços, as promoções, a logística e a distribuição. Assim, o marketing possui a função de impulsionar o nome ou a marca da empresa para que alcance endereços físicos e virtuais.

Esta última possibilidade tem se tornado cada vez mais acessível com as mídias digitais. Diversas redes sociais oportunizam as empresas, em tempo real, a conhecer e traçar o perfil do seu público- alvo. As características dos clientes podem ser identificadas pelo que eles publicam, visualizam, interagem, curtem e ou compartilham.

Exemplo de que isso pode ser feito entre micro empresas para superar momentos de crise, foi dado pelo restaurante buffet a quilo “Delícias no prato”, localizado na praça de alimentação de um supermercado em Rio do Sul/SC. Ao relacionar as características do seu cliente ideal, com as informações obtidas pelo envolvimento nas redes sociais, o restaurante conseguiu alavancar os seus indicadores de faturamento e engajamento nas redes sociais.

Marketing para o alcance de resultados

Além do marketing digital, essa empresa utilizou-se de outras ações para alcançar esses resultados. Entre elas, a ferramenta “persona”, que nada mais é do que colocar no papel características demográficas, comportamentais, desejos, motivações, preocupações e desafios dos seus clientes. Essa nova aliada do marketing de relacionamento digital auxilia a transformar os dados gerados pelo envolvimento dos clientes nas redes sociais em informações úteis para se definir novas estratégias e, com isso, corrigir falhas e alavancar os resultados.

O restaurante mudou significativamente a partir das novas ações. Pratos especiais para cada dia da semana, sobremesas e promoções diferenciadas e a comercialização de marmitas fitness são os maiores exemplos. Além disso, muitos processos internos foram corrigidos, como o arranjo dos caixas em horários de maior movimento, diminuindo as filas.

Músculos fortalecidos: coração batendo mais forte com os bons resultados

Como resultado desse fortalecimento dos braços, o coração passou a bater mais forte. Houve acréscimo do faturamento mensal, além de queda das reclamações.

Dessa experiência, pude notar que quando bem trabalhado na prática o marketing funciona como um “músculo forte” (estratégia eficiente), capaz de tornar mais vigoroso não apenas seu coração (financeiro), mas todo o organismo (empresa de sucesso)!

Michele Klasener

Michele Klasener

Bolsista - CNPQ

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar