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Como escolher o MELHOR nome para sua Startup na prática. Blindagem de 90% contra erros

Escolher um nome e um domínio viável é etapa crucial para sobrevivência de uma Startup. 90% das Startups morrem cedo. Errar o nome ou URL escolhida é causa comum. Depois de ler este artigo, você estará protegido. Ensino como fazer.

4 anos em apenas 8 minutos

Acertar o nome exige conhecer todas as dimensões que ensino aqui: desde dos perigos presentes na língua portuguesa até os riscos de domínios condenados pelo Google.

O mínimo necessário são  conhecimento médio a avançado do funcionamento de servidores, marketing, SEO, psicologia, linguística e mercado. Muita coisa, um curso superior, coisa de quatro anos para mais.

Depois da boa notícia, e há, mostro que até o Google erra ao indicar a si mesmo! E falo da punição à BMW.

90% de blindagem contra erros ao nomear sua Startup

Aqui, em poucos minutos de leitura, protejo você dos 90% dos erros ao mais comuns nomear sua Startup no Brasil. Ensino a Suspeitar ANTES do princípio.

Aprenda a escolher um nome viável, mesmo quando alguém já registrou a sua ideia. Saiba quais letras evitar, onde obter ideias de nome e os riscos e benefícios da compra de domínios antigos perante ao Google.

Os 5 desafios que você vai enfrentar na escolha do domínio destinado ao mercado brasileiro

Dropbox, Whatsapp, Facebook, Google, são exemplos de nomes fáceis para se decorar e escrever. Logo adiante explico a vantagem dos domínios facilmente memorizáveis e como obtê-los.

5 dificuldades principais para obter domínios em português:

1- A barreira da língua inglesa.

2- O costume em se digitar “.com.br”

3- Alfabeto com letras vedadas nas URLs, como ç (cedilha) e vogais com acentos

4- Menor disponibilidade de URLS terminadas (TLDs) em “.com.br” em relação às “.com”

5- Grafias diferentes para o mesmo som: “ss, c, ç, s”, “l e u”, “s e z”, “ka e ca”, “x, ch”, “h”.

Se você pretende competir com a Apple, maçã e uma péssima escolha para o nome de sua Startup. Mexerica também. Descarte. Veja os dados:

Até o Google erra

Vai demorar para que o Google entenda as variações do nome do seu domínio. O próprio buscador tem dificuldade em entender as variações que os brasileiros usam. Encaminha-os a outro site, o guga.com.br, embora sugira em seu planejador de palavras chave o termo gugo.com.

Como obter domínios facilmente memoráveis inclusive para brasileiros

1- Listar vários nomes possíveis e suas variações, com foco no seu usuário.

2- Excluir os nomes que gerem dúvidas na escrita.

3- Entrar no Registro.br e verificar a disponibilidade do domínio “.com.br”. Esperar por URLs em fase de liberação é arriscado. Se outro entrar na disputa, volta bloqueada para registro.

4- Registre a extensão “ponto.com.br”

5- Feito isto, a extensão “.com” provavelmente estará disponível. Registre a no https://br.godaddy.com ou serviços equivalentes

Você, pode, inclusive, entrar em contato com o proprietário do domínio e propor a compra.

Há um mercado paralelo de URLs comercialmente viáveis. Adiante, digo quais os perigos e vantagens da compra.

Mineração e lapidação de domínios geniais para Startups

Ok. Falei da situação ideal. Infelizmente, não é a mais comum.

Reuni as melhores ferramentas disponíveis online, além do Registro.br, para encontrar o domínio perfeito para a sua Startup. Lembre-se: tenha os Plano A, B, C e D para nomes.

Registrar é barato. Reserve-os antes do concorrente. Lá na frente, a validação responde a você qual o melhor.

Ferramentas para obter domínios eficazes, fáceis de digitar e com ortografia clara, em ordem de importância

1-Cérebro

Sim, a mais importante ferramenta é a sua capacidade de filtrar as possibilidades, criar um brainstorming, pedir opinião de terceiros ou de mentores e de pessoas que representem seu cliente alvo.

2-Google

Com a lista prévia de nomes escolhidos, verifique se alguma outra empresa já usa os termos, mesmo sem ter o domínio registrado ou bem indexado.

Configure para que o buscador mostre 100 resultados na tela. Vá até onde considerar os resultados irrelevantes.

Agora, digite o seguinte comando no campo de buscas: “inurl: nomedositeescolhido”.

Isto faz com que o Google busque todas as URLs que contenham o termo, mesmo que não tenham um site bem posicionado.

Protege você de escolher domínios parecidos a sites já bem consagrados. Domínios precisam ser únicos.

Veja o caso do Whatsapp:

Já enfrenta concorrentes derivados da dificuldade com a língua inglesa.

3-Sites especializados na mineração e lapidação de domínios de ouro

Já testei centenas, mais até. Peneirei os 7 melhores.

São todos intuitivos, fáceis de usar, mesmo em inglês.

https://domainr.com/

http://www.leandomainsearch.com/

http://impossibility.org/

http://www.namemesh.com/

http://www.domainsbot.com/

http://www.panabee.com/

http://www.nameboy.com

O caso BMW e os riscos comprar domínios de terceiros

1- Domínio banido ou sob punição do Google

Spam e penalização do Google é o que você deve verificar antes de iniciar negociações. Para saber se o domínio foi banido do buscador, basta digitar “site: nomedodomínio” e ver o que é mostrado nos resultados das buscas.

BMW expulsa do Google

Atualmente...

204 mil resultados em maio de 2016 é para poucos. E bem longe do horizonte das Startups. Ter as Landing Pages bem indexadas é o melhor que se pode obter no primeiro ano.

Porém, mesmo domínios consagrados podem ter problemas.

Nem sempre foi assim...

BMW no Google em 2006 - ZERO páginas indexadas

Quem se dispusesse a comprar a BMW em 2006 iria se deparar com o resultado acima no Google. O site da montadora foi banido do buscador por um período devido a práticas de SEO consideradas lesivas. Neste caso, Doorway.

Mesmo marcas que primam pela imagem sofrem danos, imagine com domínios cujos donos você nem imagine que são.

2-Atestado de Antecedentes Digital

Obter backlinks é a mais exaustiva tarefa de SEO. É eterno e os resultados são incertos. Bons links podem desaparecer em minutos. Alguns optam pelo caminho mais curto. Compram.

No Ebay, há ofertas de todos os tipos. Quem não quer trocar anos de trabalho por meros R$50,58? 2o mil links!

Mas não é bem assim...

Links tóxicos apontado para o domínio em negociação é exclui qualquer possibilidade de negociação. É uma bomba, e pode estourar a qualquer hora. E o Google está cada vez melhor em pegar sites não adquiriram seus links de maneira limpa, ou seja, sem comprá-los ou táticas mais avançadas de Black Hat, com as redes privadas de blogs.

Casos de sorte existem...

O contrário também existe: domínios à venda com excelente reputação online, bons links, etc.…

E como decidir?

Somente um analista de SEO com prática comprovada de mercado poderá atestar. E, mesmo o melhor deles, não baterá o martelo. Explicará o prós e contras de cada opção.

O nome é ótimo, mas há problemas com os links que o domínio já conquistou

O mesmo profissional de SEO lhe explicará quais a possibilidade de recauchutar um domínio com baixa reputação. Há ferramentas de Link Detox, como o fornecido pela http://www.linkresearchtools.com. Até o Google permite remoção de links nocivos. Mas é caso a caso. Só analistas com experiência podem responder.

Desconfie quando não houver nenhuma ponderação na sugestão pelo sim à compra.

Por hoje é só.

Clodoaldo Teixeira
Clodoaldo Teixeira Seguir

Consultor - Webconsumo

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