[ editar artigo]

Mercado Livre ou OLX, onde vender online?

Mercado Livre ou OLX, onde vender online?

A quantidade de micro e pequenas empresas que reconhecem o crescimento da venda online, a praticidade desse modelo de negócio e querem se aventurar nesse universo tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos.

É ótimo que os empresários procurem ampliar seus horizontes, e uma excelente maneira de começar a vender seus produtos na internet e testar se realmente sua empresa  está preparada para encarar esse desafio são os marketplaces.

Entre os marketplaces mais conhecidos atualmente estão o Mercado Livre e a OLX, e comumente me deparo com dúvidas a respeito da diferença entre eles e qual é o mais indicado. Sendo assim, vamos explicar de maneira bem simples e objetiva as principais diferenças entre eles. Confere aí ;)

OLX

A plataforma da OLX pode ser comparada a uma página de classificados local. É uma forma bacana de anunciar seu produtos e até serviços na região onde você atua, mas a compra propriamente dita não é realizada por ali.

A parti do momento que alguém se interessa pelo seu anúncio,  precisa entrar em contato diretamente com você para negociar a forma de pagamento. Esse contato pode ser feito via telefone, mensagens ou pessoalmente, como acharem melhor. Porém não existe uma segurança na realização do pagamento, então é fundamental ficar muito atento e incentivar que o comprador passe na sua loja ou que vocês se encontrem em algum lugar público e seguro, para evitar possíveis fraudes.

Existe a possibilidade de criar anúncios de forma gratuita, mas para ter um maior destaque nas buscas e ganhar mais visualizações é importante testar as opções pagas também. Os valores variam de acordo com o produto ou serviço que você está oferecendo e são cobrados independente de o anúncio ter gerado venda ou não.

Mercado Livre

Diferente da OLX, no Mercado Livre você finaliza a venda inteira pela própria plataforma, assim como o contato entre vendedor e comprador. Por meio da ferramenta de pagamentos Mercado Pago, você pode oferecer ao seu cliente o parcelamento da compra em várias vezes, o pagamento pelo cartão de crédito ou boleto.

Apenas a partir do momento em que o Mercado Pago identifica o pagamento do produto é que o vendedor está liberado para enviar a mercadoria (pagando um valor menor que o cobrado pelos Correios, por exemplo). E assim que o consumidor recebe a encomenda e verifica se está tudo certo, o dinheiro fica disponível para o vendedor. Ou seja, tanto para quem vende, quanto para quem compra, existe uma maior segurança.

Por essa facilidade de envio, as vendas no Mercado Livre podem ser feitas para qualquer lugar do país e não focam na região onde a empresa está localizada.

Além disso, pequenos negócios não contam com uma "loja" na plataforma, portanto informações institucionais sobre a empresa não são divulgadas. O que acontece é que todos os anúncios de um mesmo vendedor podem ficar em uma única página, facilitando a busca pelo usuário.

Uma vantagem bem legal é em relação aos anúncios pagos. Da mesma maneira que na OLX, você pode criar um anúncio gratuito e ter um destaque menor. Mas caso queira atingir um número maior de pessoas e ser visto com mais facilidade, o ideal é criar um anúncio pago (clássico ou premium). Aqui, o valor cobrado será uma porcentagem de comissão sobre cada venda realizada. Então se você não tem certeza sobre o resultado que vai gerar, essa alternativa pode te ajudar a evitar investimentos sem retorno.

Em resumo, cada plataforma tem seus prós e contras e é preciso analisar o público que você atingir, o valor que você está praticando, sua estratégias de marketing digital como um todo, entre outras coisas, para poder tomar uma decisão mais assertiva.

Precisa de ajuda para trabalhar com o Marketing Digital da sua empresa? Entre em contato com o Elefante Verde/Hubify! Somos uma franquia de marketing digital focada no micro e pequeno empresário e podemos te ajudar. Estamos presentes nas 3 maiores cidades do Paraná:

Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: londrina-pr.hubify.com.br Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: maringa-pr.hubify.com.br Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789 ou (44) 997077798

 

 

 

Clube Sebrae
Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você