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Meu varejo não tem processos claros, o que devo fazer para implementa-los

Quer ter uma rede de lojas ou uma rede de franquias? Então você precisa ter "Processos"! Simples assim. Geralmente lojas de varejo começam a se destacar quando trazem uma experiência singular para um grupo de clientes. Ela atrai mais e mais pessoas muitas vezes porque sua equipe possui um "jeito" todo especial para atender, usando a criatividade para improvisar e obter bons resultados sob pressão.

Entretanto, essa mesma equipe não é eterna e não pode estar em 10 lojas ao mesmo tempo! Por esse motivo, é fundamental que aquilo que ela faz de melhor seja transformada em processos formalizados que possam ser replicados por qualquer pessoa. Mas por onde começar? Segue abaixo alguns passos que podem ajudar a começar esse trabalho:

1) Identifique os "Macroprocessos": a palavra é um pouco técnica, mas basicamente é recortar o que acontece na sua loja em grandes partes básicas. Exemplo: em uma rede que gerenciei, os macroprocessos do negócio eram os seguintes: análise da demanda, compras, exposição, venda e recebimento. Com base nessa definição, detalhamos quais eram os processos que compunham cada uma dessas etapas

2) Identifique os Processos no Macroprocesso: ao investigarmos o "macroprocesso de compra", identificamos a subdivisão em processos. São eles: requisição, ordem de compra e recebimento da mercadoria. O mesmo foi feito para cada um dos macroprocessos.

3) Detalhe o processo: um processo basicamente é uma sequência de atividades. Essa sequência corresponde geralmente, em sua descrição a ações, como por exemplo: "solicitar cotação ao fornecedor". É importante definir os responsáveis por cada atividade identificada.

4) Responda o "e se?": existe cada coisa que acontece dentro de uma loja que nunca imaginamos, e é justamente nessa hora que o processo faz a diferença. Imagine se durante um vôo uma das turbinas para. Certamente o piloto já possui um procedimento que deve ser seguido nesse caso. Prever casos raros é uma das atividades importantes da construção de processos.

5) Consulte um especialista: o fracasso e o sucesso moram nos detalhes. Caso seja necessário, consulte um especialista para te auxiliar e não deixar a implantação "morrer na praia".

Leandro Krug

Leandro Krug

Especialista em Franquias e Consultor de Varejo Empresário do Varejo com operações em Shopping Center Professor de Pós Graduação há 10 anos

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