Não importa o seu tamanho da sua empresa: gestão é para todos!

A tradição da enorme maioria das empresas familiares brasileiras pode ser ilustrada por muitas ideias, muito trabalho e, infelizmente, pouca gestão. Em uma pesquisa realizada pela empresa Comercium Consultoria em 2015 encomendada pelo projeto Varejo do Sebrae Paraná em parceria com a Fecomércio Paraná, demonstrou isso com mais de 90 empresas entrevistadas.

Os relatórios apresentados pela pesquisa, demonstraram que mais de 50% dos empresários não possuíam nenhum controle do estoque de mercadorias. Dos empresários que possuíam, apenas 26% consideravam que seu controle de estoque era confiável. Além disso, mais de 12% dos empresários não tem o mínimo de controle de registro de receitas e despesas para verificar se o negócio dava lucro ou prejuízo. É o famoso “administrar pelo que se tem na carteira”!

Sendo assim, a primeira pergunta que fica é: de onde vem essa tradição de pouca ou má gestão das micro e pequenas empresas brasileiras? A resposta pode estar em um passado não muito longe. Grande parte delas foram criadas por empreendedores corajosos, mas que tinham pouca instrução. Muitos deles, nem mesmo o segundo grau completo. Vale ressaltar que este cenário mudou bastante nos últimos anos. Mas verificasse que a instrução está cada vez maior, porém o empreendedorismo e temas de gestão ainda são pouco abordados nas universidades, faculdades e cursos técnicos, exigindo do empreendedor a capacitação adicional em outras entidades especializadas para que possa implementar no seu empreendimento.

A segunda questão é: o que não pode faltar na gestão de uma pequena empresa? Certamente, não se pode esperar uma complexidade de gestão como a que presenciamos nas grandes empresas. Um dos grandes diferenciais da pequena empresa é a sua agilidade para se adaptar ao ambiente, carregar em atividades de gestão em demasia pode deixar a empresa lenta. Por isso é importante não confundir uma gestão complexa de uma gestão básica e fundamental para o sucesso e permanência da pequena empresa no universo dos negócios. Alguns aspectos de gestão indispensáveis que não pode faltar em qualquer empresa, independente do seu tamanho, são eles:

Definição clara de público alvo e a oferta de valor do negócio

Seja um grande grupo educacional, ou uma professora de inglês particular, é importante ter clareza para qual público alvo se pretende oferecer o serviço. Quando se tem essa clareza, o empresário pode ser mais competitivo oferecendo os benefícios específicos para um grupo de pessoas que possuem as mesmas dores e desejos. Em alguns casos, o auxílio de um consultor de Marketing pode ser útil nessa orientação.

Registro de todas as movimentações financeiras

Dirigir um carro sem saber qual a sua velocidade e quanto existe de combustível é considerado um ato extremamente perigoso. Imagine então dirigir uma empresa dessa maneira. Os registros de movimentações financeiras poderão ajudar a saber se a empresa está chegando ao objetivo esperado, e se ela terá combustível para continuar na corrida (dinheiro em caixa). Existem empresas que estão com resultado de lucro positivo, mas que param no meio do caminho porque seus recebimentos não são capazes de cobrir as obrigações a curto prazo. A falta de registros é o que geralmente faz com que o empresário só saiba disso quando não há mais saída. Por isso, muitos empresários que não sabem como realizar esse registro participam de capacitações de “Controles Financeiros Essenciais” e “Gestão Estratégica Financeira”

Definir as responsabilidades de cada membro da empresa

O ditado popular “cachorro de 2 donos morre de fome” ilustra o que acontece em toda empresa que não deixa claro quais são as responsabilidades de cada integrante. Geralmente algo não está sendo feito, porque ninguém era o responsável por fazer. Seja na empresa grande ou pequena, funciona como um jogo de vôlei, se não está claro quem deve ir na bola, ela cai no chão. Nesse aspecto, a capacitação em aspectos de liderança é fundamental para organizar o time.

Resumindo, existem vários pontos importantes para a gestão de grandes e pequenas empresas, mas assim como os órgãos do corpo humano, alguns são vitais!

TAGS
Sandra Trujillo Costa