[ editar artigo]

Negociar não é apenas um dom!

Negociar não é apenas um dom!

Sem dúvida, algumas pessoas nascem com o dom da negociação, outras tornam-se boas negociadoras pela experiência, entretanto, aplicando um conjunto de técnicas, qualquer pessoa que tenha interesse também pode se tornar uma ótima negociadora.

Experimente organizar suas negociações fase a fase e seguir as recomendações de cada fase conforme descrito a seguir.

Planejamento: Nesta fase, estude a outra parte da negociação, organize todas as suas perguntas, liste as variáveis que serão negociadas e, principalmente, estabeleça o seu limite de negociação, ou seja, o ponto de onde você não poderá passar.

Entenda que cada negociação tem sua própria característica, a necessidade de ter o plano B, C torna-se fundamental e potencializa o sucesso do acordo.

Preliminares: Nas preliminares, você já estará em contato com a outra parte, então é necessário quebrar o gelo o mais rápido possível, obviamente o ser humano não vem com um manual de instruções, entretanto o escritor Dale Carnegie, em seu livro “Como Fazer Amigos & Influenciar Pessoas”, sugere atitudes incrivelmente simples que podemos usar no dia a dia para melhorarmos nossos relacionamentos e consequentemente nossas negociações. Faça o teste e você perceberá que criar sintonia com a outra parte poderá surpreendentemente revelar os reais objetivos dela.

Proposta: Nesta fase, preocupe-se em apresentar suas propostas e conjunto de argumentos para chegar às concessões. Atenção: É muito importante não confundir propostas com concessões. As condições de uma proposta são dadas na negociação, já as concessões são negociadas.

Acordo: É hora de chegar ao sim. Coloque a outra parte diante de um compromisso, revise tudo que foi negociado e sempre formalize o acordo.

No vídeo a seguir, além das sugestões já listadas, você poderá conhecer mais algumas dicas sobre negociação:

Finalmente, posso dizer que conduzir a outra parte em direção a um acordo mutuamente satisfatório não pode ser apenas algo intuitivo, e sim objeto de muito estudo e preparação.

Clube Sebrae
RODRIGO MELO VIANA Seguir

Consultor Sebrae - Sebrae-PR

Ler matéria completa
Indicados para você