[ editar artigo]

NEM DINHEIRO E NEM SAUDE, SUA PRIORIDADE DEVERIA SER...

NEM DINHEIRO E NEM SAUDE, SUA PRIORIDADE DEVERIA SER...

Certa vez perguntaram a um grande coach o que seria mais importante, saude ou carreira (dinheiro)?

Nos temos atuais, a resposta politicamente correta é que nao vale a pena sacrificar a saude em prol de uma carreira (ou dinheiro), e assim, essa resposta era a esperada...

Depois de alguma reflexao veio a resposta:

-Se você se dedicar ao trabalho ou a ganhar dinheiro, e negligenciar a saude (fisica e emocional), certamente nao sera feliz.

-Se voce se dedicar a saude, com uma vida com menos desafios e mais austera, em algum momento sofrerá de ansiedade, pois infelizmente são necessarios recursos, principalmente para se ter uma vida saudavel

Assim, se você tiver dinheiro e não tiver saúde, nao terá felicidade. Se tiver saude mas não tiver dinheiro, também tende a não ser feliz. E o que é pior, você pode ainda ter dinheiro e saúde, e, mesmo assim não ter felicidade.

Então, o que se conclui nessa comparação que na verdade o maior bem pessoal é a paz: se voce tiver paz, e não tiver dinheiro, terá cabeça para buscá-lo. Se você tiver paz, e tiver problemas de saude, terá paz para solucioná-los ou lidar com eles. Se você tem paz, saúde e dinheiro, poderá ser feliz e também poderá mostrar gratidão ao mundo, por ter uma vida provilegiada.

Nos dias de hoje, com violência, inidivualismo, dificuldade nos relacionamentos, concorrência nos negocios, agenda cheia, essa tal paz está muito mais distante. Por isso sempre relembramos do passado como bons tempos, pois ali, estavámos mais próximos da paz.

Mas nada está perdido. O que faço, e tomo a liberdade de compartilhar, para tentar proteger minha paz, é fixar objetivos para o futuro de medio e longo prazo. Hoje por exemplo tenhos esses:

-Realizar um transplante de rim no primeiro semestre

-Construir uma casa em 2018

-Desfrutar minha casa nova com bem estar (e para isso preciso ter uma atividade econômica que possa ser conciliada com esse bem estar)

Isso me protege de todas as mazelas que nos cercam. Permite ser gentil com os outros, mas na medida do que é possivel. Permite dizer nao e tambem fazer o inesperado por alguem. Permite fazer sem esperar nada em troca. Permite ser solidario com amigos e familiares mas nao assumir os problemas, que pertencem a cada um.

Desejo que você tenha claro quais sao seus objetivos também e que a paz chegue até voce, pois, aí, o restante certamente virá!

augustoaki@dglnet.com.br

Ler matéria completa
Indicados para você