[editar artigo]

Nova York e o Varejo de Experiência - Apple x Sushi-Teria

A pergunta que que não quer calar: os turistas que visitaram Nova York, nos últimos 7 anos, tiraram mais fotos na Apple Store da 5a Avenida ou na Estátua da Liberdade? A resposta a essa pergunta eu não sei, mas com certeza estamos falando de 2 atrações turísticas da cidade!

O varejo de experiência é o fundamento atual das lojas em Nova York. O maior símbolo é a Apple Store! Ela funciona 24 horas dia e chegou a ficar aberta durante a virada do ano para atender os milhões de visitantes que recebe anualmente.

Uma das experiências simples e bem feitas que pude presenciar recentemente foi em um pequeno restaurante chamado Sushi-Teria.

O design do seu serviço foi feito para pessoas que desejam almoçar rápido e não querem esperar muito para fazer seu pedido.

Como solução, o empreendedor instalou máquinas que automatizam o pedido do prato. Nela você pode montar o seu combo apenas clicando nos nos desenhos animados dos sushis, então imediatamente, uma animação mostra um "sushiman" preparando o seu prato. Nessa mesma máquina você pode fazer o pagamento e ela envia uma nota fiscal para o seu email. Como se não bastasse, enquanto espera seu prato ficar pronto, pode assistir na televisão os clássicos do "Jaspion" entre outro heróis de quando você era criança!

A preocupação que o varejista novaiorquino possui em "tirar o pedido do cliente" é enorme. Ele sabe que ao demorar, pode influenciar na decisão de compra do cliente. Sabendo disso, a Starbucks coloca um batalhão de pessoas para atender esses pedidos, e chega a ir além: você pode pedir seu café antes de chegar a loja, e apenas passar para pega-lo! Por meio do "Starbucks Order and Pay" seu smartphone pode antecipar sua compra antes de você chegar a loja.

Durante 99 horas (10 dias) em 2015, investiguei o varejo de Nova York e participei da Feira de Franquias que acontece anualmente na cidade. Frequentemente apresentarei outras experiências que pude visitar na cidade e que podem inspirar a sua empresa a inovar no varejo ou na sua rede de franquias

Leandro Krug
Leandro Krug Seguir

Especialista em Franquias e Consultor de Varejo Empresário do Varejo com operações em Shopping Center Professor de Pós Graduação há 10 anos

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você