[ editar artigo]

Novas ideias? Saiba quais ferramentas utilizar

Novas ideias? Saiba quais ferramentas utilizar

As ideias são peças fundamentais no empreendedorismo e são elas que vão definir se você terá êxito ou não no mundo dos negócios. Mas não é qualquer coisa que vale a pena, não é qualquer ideia que trará sucesso de forma instantânea.

Mesmo modelos de negócios criativos e conceitos inovadores podem não ser suficientes para que você alcance o almejado sucesso no empreendedorismo. Também será preciso saber executar tudo aquilo que você vem planejando.

Saber como colocar em prática os seus projetos e o momento certo de fazer isso também será um diferencial na sua carreira como empreendedor. O empresário de sucesso, além de ter grandes e inovadoras ideias, também sabe o instante certo de colocá-las em prática.

Para transformar o seu negócio em algo valioso e com bastante sucesso na sua área de atuação será preciso lapidar os seus conceitos da melhor forma possível. E não se trata simplesmente de colocar tudo que vem à cabeça em prática, mesmo que, inicialmente, pareça algo muito inovador e capaz de atrair um público que vai se tornar seu cliente fiel. Amadurecer as suas ideias é algo quase que essencial.

Apesar de tudo isso parecer muito complicado e cansativo, saiba que hoje em dia temos a tecnologia a nosso favor. Dessa forma, você encontrará à sua disposição várias ferramentas que podem auxiliar quanto à criação, desenvolvimento e aplicação das suas mais variadas ideias para levantar o seu empreendimento. É importante destacar que estamos falando de ferramentas bastante criativas, eficientes e fáceis de serem utilizadas. Com isso, o empreendedor - principalmente aquele iniciante - terá um forte apoio no planejamento e desenvolvimento de rumos para o seu negócio sair do papel e se tornar algo real.

E ter conceitos em mente significa também ter mais informações na sua cabeça. Muitas das ideias inovadoras que surgiram ao longo da história da humanidade foram resultado da combinação de informações. Manter-se atualizado a respeito do mercado, sobre as principais tendências a curto, médio e longo prazo, conhecer o que se oferece de inovador na concorrência e descobrir o que o seus clientes necessitam são elementos preciosos. A simples combinação de informações extraídas a partir desses tópicos já irá fazer com que as ideias comecem a fluir de forma natural em sua mente.

O processo criativo é também um recurso de aprendizagem, ou seja, mesmo quem não possui muita facilidade quanto ao desenvolvimento de ideias pode se tornar melhor se gastar um pouco do seu tempo se dedicando aos estudos. Não existe uma fórmula mágica ou um roteiro prontinho que fará de você o melhor empreendedor do mercado. Mas existem algumas dicas que ajudarão bastante a desenvolver o processo criativo na sua mente.

Como ter novas ideias?

O processo de criação se tornará algo cada vez mais comum na sua vida se você se dedicar bastante. Algumas dicas podem fazer com que seu potencial de criatividade cresça, dia após dia. Em linhas gerais, podemos destacar:

  • Sempre busque anotar os seus pensamentos. Escreva tudo, a qualquer hora, em qualquer lugar. Estou deitando e tive uma ideia, estou no meio do almoço, estou me divertindo em um momento de lazer. Nada disso importa. Se possível, faça breves anotações daquilo que veio em mente e depois realize uma consulta de forma a aprimorar as bases anotadas.
  • Discutir essas ideias e apresentá-las a outros indivíduos também é algo bastante interessante. Sempre tenha um grupo de pessoas dispostas a escutar os seus propósitos, sejam elas, colaboradores do seu projeto, amigos e, até mesmo, familiares. O importante aqui é saber a opinião de cada um e agregar coisas boas aos seu projeto.
  • Mas e se estiver em uma fase onde não consigo ter nenhuma ideia? Então busque conceitos já disponíveis no mercado, ou seja, projetos de outras pessoas. Vou copiá-los? Não! Tente aprimorá-los, encontrar possíveis defeitos e como consertá-los. Isso irá ajudar o seu cérebro no processo criativo.

Além disso, também é importante evidenciar que muitos empreendedores que fizeram e fazem sucesso com startups, por exemplo, sempre destacam que você não deve pensar unicamente em ideias de negócios. Muitas das grandes inovações que chegaram ao mercado nas últimas décadas, foram originadas a partir de insights que surgiram da forma mais natural possível, por meio da experiência das pessoas. Ou seja, além de pensar, também é muito importante observar o mercado a sua volta, as oportunidades, os possíveis clientes e o comportamento de todo esse conjunto.

Veja quais são as necessidades e os problemas ao seu redor. Só depois você fará os questionamentos sobre como poderá resolvê-los e, então os novos conceitos irão surgir naturalmente.

Resolver situações já existentes é mais importante do que criá-las e depois inventar uma solução. São as atuais demandas do mercado e, portanto, do seu possível público que vão ditar os caminhos a serem traçados. A simples ausência de uma solução para um problema que você identificou em um determinado segmento pode se transformar na criação de um produto e/ou serviço que e o seu negócio se destacará entre os demais.

Estar conectado às tendências da sua área de atuação e projetar ou simplesmente imaginar o futuro em curto prazo nesse segmento também é uma excelente forma de criar ideias inovadoras. Quais as demandas e problemas que existirão em dois, três ou cinco anos? A partir daí você deve buscar outras formas de negócios que atenderão as expectativas do seu nicho, de forma a mantê-los fiéis ao seu modelo de negócio.

Melhorar os conceitos já existentes no mercado também não é algo incomum e pode ser uma grande fonte de inspiração para o seu negócio. A partir de soluções já presentes você pode fazer perguntas como, por exemplo: "Eu posso executar essa demanda de uma forma mais eficiente? Essa solução específica está sendo direcionada para o público correto? E se além de conseguir executar melhor ou, até mesmo, conseguir direcionar essa ideia para um segmento diferente?" Várias dessas empresas que são referência hoje em dia, cresceram dessa forma - além de sua própria originalidade, os grandes empreendedores conseguem enxergar algo a mais nas ideias dos outros.

Manter-se atualizado em relação a sua área de interesse é também algo muito importante para um empreendedor. Saber quais são as tendências que ditam o mercado ao seu redor será uma ótima fonte de ideias inovadoras. Estar sempre atualizado e em busca de informações que podem ajudar a melhorar o negócio é quase uma obrigação entre os empreendedores.

Com a rápida circulação de informações e a chegada de novidades no mercado os conceitos também sofrem mudanças. Por isso, ter contato com as novas tendências será um jeito interessante de desenvolver ideias para impulsionar o seu negócio.

E como estar por dentro das novidades? É simples! Comece a frequentar palestras, seminários, convenções e outros eventos relacionados ao empreendedorismo, tecnologia e inovação. Livros, conversas e trocas de experiências com outros empreendedores também são grandes fontes de aprendizado. Pesquisar sobre tendências no seu mercado e, também, em mercados de outras cidades ou, até mesmo, países pode ser útil para trazer essas novidades para o mercado local e bem antes dos seus concorrentes.

Como colocar as ideias em prática? Quais obstáculos posso encontrar durante esse processo?

Apenas ter uma boa ideia em mente não será suficiente para impulsionar o seu negócio, pois é preciso saber como implementá-la da melhor maneira possível. Muitos empreendedores sentem dificuldades durante esse processo. Às vezes, o pensamento até que é bom, mas não foi executado de forma correta e isso acaba gerando prejuízos. O principal objetivo será transformar ideias boas, ou que parecem ser boas, em uma empresa de fato, ou seja, algo que trará sucesso e geração de valor para o empreendedor.

Um detalhe fundamental é entender o motivo de colocar aquele conceito em prática, o porque você pretende transformá-lo em uma empresa. A dica aqui é entender a necessidade do cliente - esse é o ponto de partida. Você precisa entender se existe demanda necessária a ponto daquela ideia se tornar uma empresa de sucesso.

O planejamento está presente em todas as etapas que envolvem o empreendedorismo e não é diferente quando queremos colocar boas ideias em prática. Para colocar a solução em prática será preciso saber se ela é diferente e inovadora. Analisar fatores como concorrência, viabilidade e possíveis riscos associados podem evitar um fracasso no futuro. A análise desses fatores levou a uma conclusão positiva? Então chegou a hora de elaborar um plano de ação. Divida tarefas e escolha responsáveis para as atividades que envolvem a execução do planejamento.

É bastante comum muitos projetos interessantes e ideias inovadoras não trazerem resultados, sendo isso uma resposta direta de uma execução ineficaz. Ou seja, apenas o planejamento em si não irá garantir com que sua ideia faça sucesso. Dessa forma, será preciso chegar a uma forma eficiente de implementar o seu conceito para que os resultados cheguem rapidamente e o seu negócio possa continuar. Tanto execuções como projetos com tempo longo tendem a aumentar o risco e atrair inviabilidade.

Para colocar as suas soluções em prática será preciso definir o seu nicho, ou seja, os clientes cujas demandas serão atendidas pelo seu produto ou serviço. Com isso, será essencial testar as suas ideias e isso pode ser feito por meio de um modelo simplificado delas. Uma boa alternativa é testar a sua ideia por meio de um MPV, minimum viable product, que é uma versão mais simples de um produto, criada com pouco esforço e desenvolvimento, mas que pode dar lugar a sua versão final se o teste apresentar bons resultados.

Mas nem tudo sairá do jeito que você planejou, a qualquer momento o empreendedor pode se deparar com um obstáculo e deve estar preparado para isso. E um dos principais empecilhos presentes na vida de um empreendedor é a falta de tempo. A busca por inovação e espaço no mercado irá resultar na inevitável sobrecarga dos seus funcionários. A busca por resultados imediatos pode deixá-los sob pressão e sem tempo para se dedicar à inovação.

A cultura organizacional é uma das principais características de uma empresa e ela deve estar atrelada a detalhes como valores, mentalidade e práticas que serão empregadas no ambiente de trabalho. Esse pode ser um elemento que vai contribuir para impulsionar a empresa ou travar o crescimento do seu negócio, tudo irá depender de como a cultura organizacional será aplicada no seu empreendimento. Evite uma cultura muito ligada à burocracia, que é um grande problema para inovações.

Outro entrave na hora de colocar grandes ideias em prática é o capital disponível para investimento. Um processo de inovação que pode culminar na consolidação de uma empresa irá exigir um investimento significativo, de acordo com o tamanho do negócio.

Além disso, outro obstáculo que pode surgir no seu empreendimento é, justamente, a continuidade das ideias. A maioria das empresas, desde as que estão em processo de formação até aquelas já consolidadas no mercado, sabem que a inovação constante é uma parte fundamental para o crescimento do negócio. Por isso, implementar novas tecnologias e ideias inovadoras são passos importantes para manter o ritmo. No entanto, em muitos casos não há uma continuidade de ideias, pouco esforço é aplicado para as ideias sejam implementadas. O ritmo deve ser mantido e a continuidade é a chave para um sucesso mais duradouro.

Ferramentas que ajudam na geração, execução e validação de novas ideias

Um bom empreendedor sempre usará a tecnologia e as ferramentas disponíveis para melhor desenvolver as suas ideias. Por isso, se você está em busca de uma solução barata e eficiente, então saiba que existem várias ferramentas que podem te ajudar na geração, execução e validação de novos conceitos. Confira, na continuação, algumas delas.

Scamper

A primeira ferramenta destacada é o Scamper. Por meio dela é possível criar novas versões de um produto ou serviço já existente bem como criar uma ideia do zero. Sua utilização está ligada principalmente à prática de sessões de brainstorming com o objetivo de criar e inovar. O mais legal é que essa ferramenta poderá ser usada em grupo, ou seja, você e seus colaboradores irão utilizar o Scamper simultaneamente e juntar os resultados.

Vale destacar que a principal meta do Scamper será a criação de ideias. Portanto, a avaliação das ideias e propostas que forem surgindo não faz parte do escopo do Scamper. Quanto mais ideias forem geradas a partir desta ferramenta maiores serão as chances de sucesso no final. Como uma determinada ideia pode ajudar na concepção e desenvolvimento de outra ideia, então quanto mais pessoas participarem da sessão maior será a chance de êxito.

Funil de ideias

O Funil de Ideias também pode ser outra ferramenta bastante interessante quando o assunto é abrir um negócio ou começar um novo projeto em sua empresa. Se você possuir dificuldades ou simplesmente não tem noção de como chegar à inovação, então o Funil de Ideias é uma boa alternativa. Essa ferramenta trabalha com duas abordagens: a vivência do empreendedor e a observação do mercado. Seu principal objetivo será a geração de ideias, além da seleção de um conceito para que você possa iniciar o seu negócio ou começar o mais novo projeto da sua empresa. É indicada principalmente para aqueles que são novos no mundo do empreendedorismo e que desejam montar um negócio, mesmo que ainda não tenha definido onde exatamente pretende investir.

Mapa Mental para Empreendedores

Outra ferramenta bastante interessante e que utilizará a parte visual para ajudar a elaborar ideias. Essa ferramenta tem como principal base uma informação central que traz consigo uma série de outras informações. O principal objetivo aqui será a organização do pensamento e uma seleção das melhores ideias disponíveis. É uma ferramenta bastante indicada para o dia a dia, pois ela irá te ajudar a organizar o pensamento, identificar oportunidades e planejamentos de negócios.

Já quando o assunto é validação de ideias podemos começar citando a Análise 360º da oportunidade de negócio. Essa é a ferramenta mais indicada para os empreendedores que começam agora, ou seja, os empreendedores de primeira viagem. Sua principal funcionalidade é a identificação e avaliação num pacote de ideias qual aquela que apresenta a melhor oportunidade para o seu negócio começar a crescer. Por meio de uma análise bastante completa a ferramenta irá fazer com que o empreendedor faça uma reflexão a respeito de suas vontades e necessidades e compará-las com fatores internos e externos do negócio. Analisando uma ideia por vez, o primeiro passo é avaliar a relação da ideia com o mercado de forma a fazer uma estimativa da viabilidade. Em seguida, a ferramenta fará você pensar sobre a ligação que sua ideia tem com o seu perfil de empreendedor. A ideia que melhor oferecer um equilíbrio entre esses dois passos será a escolhida.

Mapa de Empatia

O Mapa da Empatia, por sua vez, tem como principal função ajudar o empreendedor a desenvolver novos produtos e serviços, sendo que o principal foco serão as necessidades e desejos dos seus clientes, são esses aspectos que irão moldar o desenvolvimento desses produtos e serviços. Essa ferramenta irá utilizar informações como, por exemplo, o que o cliente costuma fazer, dizer, pensar, sentir e ouvir, pois entender essas informações será algo crucial no desenvolvimento de um produto ou serviço que atenda as demandas desses clientes. No Mapa da Empatia será possível traçar rapidamente o perfil de um cliente contendo seus desejados, necessidades e aspirações em relação a um produto ou serviço.

Job To Be Done

Um passo fundamental que irá manter o seu negócio em sucesso é entender exatamente o que o produto ou serviço que você oferece executa para um cliente. Ou seja, essa ferramenta aposta na expansão da compreensão do empreendedor em relação aquilo que ele oferece para seus clientes. Com isso, seu principal objetivo será entender com bastantes detalhes os principais motivos que levam o seu cliente a adquirir o seu produto ou serviço.

E quando o assunto é colocar ideias em prática, existem ferramentas para me ajudar nisso? Sim! Confira abaixo algumas das melhores ferramentas nesse segmento.

Business Model Canvas

O planejamento do seu modelo de negócio se tornará algo bastante simples com a utilização dessa ferramenta. O Business Model Canvas tem como principal objetivo ajudar os empreendedores quanto à definição do modelo de negócio que melhor se adapta as suas ideias. Trata-se de uma ferramenta bastante eficiente e inteligente que relaciona informações de forma integrada, sistêmica e rápida. É destinada a empresas de todos os portes.

Plano de Negócios em Pirâmide

O Plano de Negócios em Pirâmide irá fazer com que o empreendedor tenha a sua visão do seu negócio ampliada. Dessa forma, com a utilização dessa ferramenta você passará visualizar o seu negócio como algo mais sistêmico e com todas as áreas integradas. Com o auxílio dessa ferramenta você poderá formatar todo um plano de negócio a partir de um determinado objetivo informado previamente. É bastante indicado para aqueles que estão em busca de investidores e que estão elaborando um plano de negócio pela primeira vez.

Portanto, é evidente que o processo de criação de ideias é algo fundamental para o desenvolvimento de qualquer empreendimento. Além disso, também é muito importante que o empreendedor esteja por dentro das tecnologias e recursos disponíveis atualmente. As ferramentas para geração, execução e validação de ideias são recursos extremamente úteis para quem possui dificuldades em formular ideias e planejamentos mais profissionais para o seu negócio.

Também fica claro que o desenvolvimento de ideias inovadoras não está associado exclusivamente a um dom do empreendedor, mas sim à dedicação e o estudo de todos os fatores que envolvem o seu negócio. Entender como o seu cliente espera que suas demandas sejam atendidas, elaborar planos de execução para as suas, testar as ideias e analisar os resultados são passos importantes. Se executados da forma correta o sucesso é quase certo.

Está pronto para inovar e fazer decolar a sua empresa utilizando as ferramentas corretas? Já conhece o portal do Clube Sebrae? Saiba que este é o lugar certo para quem é fascinado pelo mundo do empreendedorismo e tudo que o rodeia. No portal é possível conferir artigos e matérias a respeito de tudo que o envolve o mundo dos negócios. Com isso, dá para ficar bem informado e conhecer um pouco mais a respeito da experiência de outros empreendedores, bem como de profissionais que atuam no ramo como, por exemplo, aqueles da área de marketing, planejamento, gestão, publicidade, entre outros.

Quer dividir suas experiências de empreendedor com outros usuários? Escreva um post para o Clube Sebrae.

Ler matéria completa
Indicados para você