Novo produto: desafios e resultados
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Novo produto: desafios e resultados

Nos tempos atuais é imprescindível lançar produtos novos, interessantes e inovadores para tornar-se mais competitivo e manter-se uma empresa próspera. Os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam facilidade e praticidade.

Ao lançar um produto é importante traçar os objetivos, estratégias e principalmente escutar o cliente. Planejar o lançamento de um novo produto envolve aspectos como a fabricação, a forma de vender e distribuir e a comunicação com o mercado. Vale ressaltar a importância do controle financeiro neste momento, do investimento para calcular o retorno após o lançamento.

Através do Programa Agentes Locais de Inovação, do Sebrae, os sócios da Fiel Limpeza – empresa situada em Brusque – junto aos acompanhamentos viram a oportunidade de aproveitar o reconhecimento de sua marca e lançar um produto aumentando a visibilidade e as vendas.

Fundada em 2012, a Fiel é uma empresa que realiza limpezas em condomínios, comércios e indústrias. Há pelo menos dois anos abriu uma loja no centro da cidade com o escritório e a venda de produtos e equipamentos para limpeza. Na loja eram vendidos apenas produtos de marcas terceirizadas e, a partir disso, percebeu-se a chance de aproveitar o reconhecimento da marca na região para lançar um produto com a marca própria.

O desafio!

Antes de definir o produto e as formas de lançamento, a empresária realizou uma pesquisa com seus clientes sobre qual era o produto de maior interesse deles na loja e com isso constatou-se o produto a ser lançado. Observou-se a dificuldade/facilidade, custos, viabilidade e formas de divulgação.

O produto definido foi um aromatizador de ambientes onde foi produzido por uma empresa terceirizada e a marca foi acrescentada na embalagem e no mesmo. Foi realizado um teste por dois meses de sua aceitação com os clientes na loja com uma pequena quantidade reposta semanalmente.

Nos primeiros meses a aceitação dos produtos foi melhor que a prevista. Semanalmente eram colocados dez produtos na prateleira, sendo todos vendidos. Visto que o cliente aprovou o produto, o pedido ao fornecedor aumentou assim como o faturamento da empresa.

Neste momento viu-se a importância de investir no marketing do produto. O plano de marketing estabeleceu o público- alvo e as formas de divulgação. O público para este produto foi definido como mulheres preocupadas com seu ambiente familiar e as formas de divulgação: redes sociais, folders e banner dentro da loja.

Resultado atingido

Lançado o produto e a divulgação, foi o momento de junto a empresária mensurarmos o resultado desta ação no faturamento da empresa. Observou-se que o aumento no faturamento foi respectivo a 15% comparado ao mês anterior. Isso trouxe motivação para a empresária e aumentou a vontade e interesse dela em inovar cada vez mais na empresa.

A próxima ação em que trabalhamos foi realizar uma semana de inovação na empresa onde os funcionários trazem ideias para serem implementadas. A ação está sendo realizada e, ao final, o objetivo é arrecadar sugestões para serem lançados pelo menos mais dois produtos até o final do ano.

Vale ressaltar que mesmo quando atingir o sucesso é de suma importância continuar observando se o mercado mudou e adaptando as estratégias, pois todos os produtos têm um ciclo de vida devido a fatores como o avanço da tecnologia ou a entrada de um novo concorrente.

Se manter competitivo requer se renovar e se reinventar diariamente, buscar informações e conhecimento e ainda observar os anseios da sociedade e principalmente do seu cliente! Fique atento!

Thaylise Scotti
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ALI - Sebrae

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