O Cliente: A fonte que transborda inspiração para a inovação!
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O Cliente: A fonte que transborda inspiração para a inovação!

Você conhece o seu cliente?
Em um primeiro momento talvez a sua resposta seja sim. Mas aprofundamos um pouco mais sobre este assunto e em cinco ou seis perguntas, provavelmente, você não tenha mais tanta certeza. Esse é um problema que passa despercebido por muitos empresários que acreditam saber tudo sobre o seu negócio. Por falta de atualização, acabam deixando escapar excelentes oportunidades de inovar e ganhar destaque no mercado. 
Com base nesta premissa vamos apresentar a experiência da empresária Jaqueline, dona das lojas Felina Bijoux da cidade de Blumenau. Atuando no mercado varejista de bijuterias e presentes há mais de 17 anos, experiência e muito conhecimento estavam esperando apenas um “empurrãozinho” para iniciar um novo ciclo de atitude inovadora e resultados.


Deseja saber qual é o segredo que motivou a Jaque?

O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) é um projeto do SEBRAE em parceria com o CNPq. Possui metodologia própria, tendo como o objetivo principal auxiliar o empresário a desenvolver a cultura da inovação.

Há um conjunto de etapas a serem realizadas. Inicia-se com diagnósticos e a partir daí as ações começam a ser desenvolvidas de modo personalizado. Contudo, mesmo sem este acompanhamento especializado, você pode começar com pequenas atitudes hoje.


Por onde começar?

Muitas ferramentas podem auxiliar para a validação de informações referentes a forma como sua empresa está se relacionando com o mercado e se de fato você conhece o perfil do seu cliente. Destaco dois: o plano de negócio “Canvas”, e a definição de “Persona”. Ambos possuem o passo a passo e todas as informações necessárias para a sua elaboração personalizada, através da internet. Sugiro começar por aí!

Esta experiência irá lhe proporcionar uma reflexão minuciosa sobre as suas atividades e validar se o seu faro empreendedor está de fato correto ou não.


E depois? Temos o exemplo bem sucedido da Felina para te contar!

Depois que iniciamos os encontros nós (agente local de inovação, empresária e coordenadoras de loja) nos surpreendemos. Tal como a maioria das EPPs atendidas pelo projeto, a empresária não possuía o hábito de formalizar ideias ou registrar informações referentes ao perfil dos clientes, proposta de valor da empresa, processos e etc. Porém, em pouco tempo, percebemos que muito conhecimento estava retido, principalmente entre as próprias colaboradoras, só faltava foco e organização (pesquisa X tempo/planejamento).

Constatamos que reconhecer o “CLIENTE” proporcionou o início da etapa mais importante desde o início das reuniões. Encontrou-se o eixo principal, a fonte de informação, a possibilidade de agir com precisão e eficiência.


 

Identificamos o cliente e agora?

Agora é hora de planejar! Formalizar e criar: descrever o cliente, identificar suas expectativas e necessidades, buscar referências, fazer pesquisas, conhecer o mundo de possibilidades.

Assim sendo, as meninas colocaram a mão na massa. A partir daí um calendário de reuniões foi elaborado e muitas ideias começaram a sair do papel. Dentre elas destaco:

A ação de Natal, realizada em Dezembro de 2016, quando foram sorteadas 02 malas. A Liquidação, em Fevereiro e Março de 2017, com a promoção de Kits de brincos vendidos aproximados 350 unidades. A ação de Páscoa de Março de 2017, através do sorteio de uma cesta de maquiagens, promovido nas redes sociais, a qual obteve repercussão regional de destaque. A ação de Dia das Mães, em Maio de 2017, com a entrega de brindes (cartão com uma mensagem e chocolate). E a ação do Dia dos Namorados, realizada em Junho de 2017, através da parceria com um restaurante. Nessa ação, foram sorteados dois jantares e R$100,00 em compras nas lojas. A promoção alcançou mais de 44 mil pessoas!!!


Sobre os resultados
A empresária Jaqueline está satisfeita com os resultados obtidos, a marca está sendo divulgada e as clientes estão recomendando a loja. Esses eram os objetivos iniciais.
 Como o início de um namoro, a inovação exige atenção, cuidado com os detalhes, e principalmente paciência. ;) Você começa a semear hoje mas só irá conquistar e tornar o seu cliente fiel com o tempo.  Isso não acontece de um dia para o outro. Um relacionamento feliz “onde o cliente lembra-se da sua marca e deseja sempre mais” exige muita criatividade e dedicação.


Mas só de paixão vive uma marca?

Jamais! A inovação é contínua e o encantamento com a marca se bem trabalhado pode se tornar AMOR! Aí já estamos no ciclo dois, onde você mostra para o cliente o quanto ele é especial e como você está preparado para merecer esse reconhecimento.

Será necessário planejamento para manter a relação com novidades, você terá de dedicar um tempo exclusivo no meio da sua rotina, buscando entender seus anseios e proporcionar lembranças e experiências únicas.

 

Emanuelle Baptista
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Bolsista ALI - SEBRAE - CNPq

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