[ editar artigo]

O essencial do Planejamento

Vou trazer alguns conceitos que parecem batidos, mas continue comigo:

Todo empreendimento lida com certezas e incertezas, com o conhecido e o inesperado. Cabe a você, com base na experiência e apoio de técnicas de gerenciamento, imaginar os passos a serem dados, se antecipar aos obstáculos e antever oportunidades. É aí que entra o planejamento.

O planejamento é visto como função inicial no processo administrativo, porque para obter sucesso em qualquer atividade é necessário que a empresa saiba onde está e para onde quer ir. Trata-se de avaliar a situação atual e projetar a situação futura, detalhando os passos que precisam ser percorridos para chegar até a situação desejada, identificando o que precisa ser planejado e o que precisa ser estudado, pesquisado e decidido, para organizar tal planejamento.

PARA QUE PLANEJAR?

Estudos demonstram que as empresas que fazem planejamento formal, ou seja, elaboram e descrevem seu planejamento, têm mais sucesso do que aquelas que o realizam de maneira informal. Quanto menor for o planejamento, presume-se que também seja menor a análise das situações que envolvem tal atividade empreendedora e, assim, maiores são os riscos do empreendedor.

O mercado é marcado pela alta competitividade e por mudanças constantes e cada vez mais rápidas. Qualquer erro significa prejuízo e retrabalho e isso acarreta perda de tempo, de dinheiro, de esforço e de energia das pessoa. Todos os empreendedores devem concentrar todo o seu esforço em empreender com sucesso, orientados para alcançar resultados. O planejamento por si só, não é garantia de sucesso, mas diminui a probabilidade de erro.

Quando você deve planejar?

Planejar, não deve ser encarado como algo eventual. Não há um único momento para acontecer. Deve-se planejar ciclicamente e sempre que surgirem novas situações a serem decidida. Ou seja, toda vez que exista um objetivo que te leve de uma situação atual para um momento desejado.

definindo objetivos:

Já que falamos em definir objetivos, como você torna seus objetivos mais claros. Você provavelmente já ouviu falar em objetivo SMART (inteligente). Faça o teste com um objetivo seu.

Planejamento orientado para resultado:

Algumas perguntas ajudam a nortear seu planejamento. O fato de responder essas perguntas, torna os seus objetivos e o seu planejamento mais claro.

  • O quê? Qual é o objetivo/meta.Por quê? Qual a justificativa para ser realizado.
  • Por quê? Qual a justificativa para ser realizado.
  • Como? Como as atividades precisam ser desenvolvidas para conquistar tal objetivo.Quem? Quem são os responsáveis pelas atividades.
  • Quem? Quem são os responsáveis pelas atividades.
  • Onde? Onde serão realizadas as atividades.
  • Quando? Cronograma para realização das atividades.
  • Quanto? Custos e recursos envolvidos.

Planejamento cíclico:

Planejar é um processo dinâmico e contínuo. Esta prática, para ser eficiente, deve fazer parte do seu dia-a-dia. Você já ouviu falar em PDCA?

  • Plan = Planejar
  • Do = Fazer
  • Check = Verificar
  • Act = Agir

Planejar é um processo cíclico e dinâmico, assim como a própria atividade: dinâmica e requer análise constante.

Isso é tão essencial e elementar que, atualmente, metodologias como Lean Startup e Agile se baseiam nesses princípios. Interessante não?

Clube Sebrae
Matheus Ferraz
Matheus Ferraz Seguir

Escritor e consultor de SEO @Upwell

Ler matéria completa
Indicados para você