O Facebook é ótimo! Mas entenda porque ele não substitui um site
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O Facebook é ótimo! Mas entenda porque ele não substitui um site

A criação de uma página no Facebook é a primeira ação de marketing digital de muitos empreendedores. Por ser gratuita e bastante acessível, além de estar presente no mundo inteiro com diversos perfis de usuário, tornou-se naturais que as pessoas queiram criar fanpages para divulgar seus produtos e serviços.

O problema é quando essas empresas pensam que a página no Facebook sozinha já é o suficiente para uma boa divulgação do negócio. Claro que essa é uma ação bastante importante, e, se bem utilizada, pode trazer muitos frutos, mas depender apenas dela é um erro que deve ser evitado.

Um site é muito mais do que uma página que serve como vitrine. Existem vários benefícios que muita gente desconhece. Utilizando todo o seu potencial, é possível atrair clientes, fidelizá-los e gerar mais vendas.

Para que essa ideia fique bem clara, resolvi listar algumas das principais vantagens que o site pode oferecer à sua marca. Confira!

1 - Destaque nos motores de busca-Personalização

Quem é que não procura por estabelecimentos no Google hoje em dia? Conquistar destaque nas buscas de forma orgânica é um grande desafio e objetivo de muitas empresas, afinal, 95% das pessoas não vão até a segunda página no Google.

O SEO (Search Engine Optimization) tem como função deixar seu site bem posicionado nos resultados de pesquisa do Google, quando os usuário buscarem pelo seu serviço ou produto.Para conseguir um bom rankeamento, o site é essencial. Dificilmente você conseguirá que sua página do Facebook apareça nas primeiras posições — principalmente se a concorrência for grande.

Por meio de um site também é possível criai anúncios no Google (Google Adwords). Essa ferramenta é a responsável por colocar sua empresa em destaque, na primeira página, sem muito esforço e com vários termos de busca.

2 - Personalização

Ao acessar um site, a primeira característica que o usuário repara é o layout. Com uma página bem estruturada e um design objetivo e fácil, você ganha alguns pontos com os possíveis clientes.

Quando o assunto é personalização, o Facebook fica em desvantagem. Além da foto de perfil e da imagem de capa, não há muito o que fazer. No seu site é possível editar as cores, por exemplo, para que casem com o material visual da sua empresa e gerem identificação.

3- Riqueza de conteúdo

Apesar de o Facebook possibilitar a alimentação da sua página com muitos conteúdos, ele não é a ferramenta ideal para isso. É importante utilizar uma linguagem diferente em cada plataforma. Produzir artigos informativos, por exemplo, é uma ação que cabe melhor em blogs.

Imagine entrar na página de uma empresa no na rede social e encontrar enormes blocos de textos. Nada atrativo, não é mesmo? As informações no Facebook precisam ser objetivas e diretas, foi a rede social é muito dinâmica.

Adicionando um blog ao seu site, você pode escrever sobre assuntos que sejam relevantes pro seu público e atraia novos clientes. Além disso, essa é uma ótima estratégia para melhorar seu posicionamento nos dispositivos de busca, como o Google.

4 - Conversão de clientes

A criação de um site, melhor ainda se o blog for integrado, é uma ótima estratégia para atrair pessoas interessadas no assunto, propor soluções para seus problemas e conseguir fechar mais vendas.

Você pode criar um campo para captar e-mails de clientes interessados e, aos poucos, construir um mailing muito qualificado para ser utilizada em outras estratégias, como a de e-mail marketing.

5 - Credibilidade

O site é um espaço onde o cliente vai encontrar as principais informações sobre seu negócio concentradas em um só lugar. A partir dele,  é possível entender melhor sobre o serviço e produto que você oferece, de que maneira oferece, as promoções, encontrar telefone, endereço, etc.

Sem contar que o site institucional gera autoridade e credibilidade. Ao visualizá-lo na página de buscas do Google, o usuário supõe que você tem relevância no assunto. Com consequência, a marca passará mais confiança.

Como utilizar uma página no Facebook para complementar meu site?

Se você chegou até aqui, deve ter compreendido por que não é recomendado depender apenas de uma fanpage. Porém, isso não significa que o Facebook deve ser deixado de lado, pelo contrário! Ele deve sim ser utilizado como um excelente forma de complementar sua estratégia. Dou ainda algumas dicas:

1 -Direcione os usuários para o site

Quando você postar um conteúdo novo no seu blog ou site, o Facebook é um ótimo meio de comunicar a novidade para seus seguidores e aqueles que tem potencial para virarem clientes. Faça uma chamada atraente e convide-os a acessarem.

2 -Incentive-os a compartilharem seu conteúdo

Se o visitante do seu site se deparar com um conteúdo extremamente relevante, é provável que ele queira mostrar para seus amigos. Com apenas um clique, a rede social permite que você compartilhe materiais diversos.

3 -Utilize a ferramenta como um canal de comunicação

Outra vantagem de aliar o Facebook ao site é aproximar o cliente da empresa. Com frequência, o usuário quer ter uma conversa rápida e direta. Nesse caso, o e-mail não é tão eficiente. O Messenger (ferramente de mensagem instantânea do Facebook) funciona melhor para esse propósito.

Concluindo, ter uma página no Facebook possui suas vantagens, principalmente relacionadas à comunicação da marca. Essa opção, porém, nunca substituirá um site :)

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Thaís Verdério
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