O pensamento positivo pode aumentar as suas chances de sucesso
[editar artigo]

O pensamento positivo pode aumentar as suas chances de sucesso

Engana-se quem começa a empreender buscando uma vida tranquila, de pouco trabalho, horário livre e sem cobranças. A realidade é que vida de empreendedor não é fácil. Isso porque, diferente de seus funcionários, o empreendedor tem um trabalho que toma boa parte do seu dia, com cobranças vindas de todo lado, e decisões importantes a todo momento. Isso sem contar as contas para pagar, filhos, casa, e até o stress do trânsito.

Neste contexto, pensamentos negativos e pessimistas podem ser o prato cheio para desmotivar o empreendedor, fazendo com que ele acredite que realmente não é capaz de realizar aquilo que planeja.

Falar em pensamento positivo pode parecer uma conversa sem sentido ou até mesmo algo místico. Mas não é. E é por este motivo que neste post vou mostrar a você como o poder do pensamento positivo pode auxiliar no desenvolvimento da sua empresa.

Não basta querer

Antes de mais nada, vamos deixar claro: sua postura enquanto profissional e indivíduo interfere de forma determinante no rendimento do seu dia a dia. Aspectos como a chance de reconhecer oportunidades e a possibilidade de crescer aumentam consideravelmente com o pensamento positivo.

No entanto, como o subtítulo já deixa claro, não basta querer. Este, inclusive, é um dos maiores mitos em que as pessoas acreditam quando se fala em pensamento positivo. Isso significa que pensar positivo não é o mesmo que começar a sorrir sem motivo e esperar que o sucesso chegue ao negócio. Na verdade é uma mudança de postura, quase uma filosofia de vida, que une autoconfiança e foco nos resultados. Simples assim, sem mimimi.

Como o pensamento positivo pode ajudar a sua empresa

Motivos não faltam para você encarar a vida com um pensamento mais positivo, e nós vamos falar de alguns deles logo abaixo, mas qual é o caminho para colocar essa filosofia em prática no dia a dia?

Como comentei antes ali acima, pensamento positivo não quer dizer simplesmente começar a imaginar que "tudo vai dar certo" e esperar sentado para que as coisas aconteçam. Investir nessa filosofia tem muito mais a ver com uma espécie de autocoaching constante que o empreendedor deve fazer. Quase que um policiamento de si mesmo para uma mudança de postura.

Pensar positivo traz junto a associação com a determinação, a criatividade e o detalhismo. É um exercício diário que deve ser dedicado à busca de novas alternativas para solucionar os velhos problemas diários. Um trabalho mental que passa pela capacitação do empreendedor para suas atividades, alimentando assim a autoconfiança e provando para si mesmo que tem capacidade para atingir os objetivos com dedicação.

5 bons motivos para você começar a pensar positivo nos negócios

Ajuda no controle da ansiedade

Empreendedores são seres ansiosos, por natureza. Estão em constante busca por melhores resultados e muitas vezes não compreendem que as coisas não acontecem da noite para o dia. Ansiedade nasce da incerteza sobre o que vai acontecer no futuro, seja para um momento bom ou ruim. Quando o pensamento é dedicado a saídas positivas para os problemas, a ansiedade diminui na mesma medida em que a confiança cresce.

Aumenta a confiança para assumir riscos

Falando em confiança, o aumento dela é, sem dúvida, um dos melhores motivos para investir no pensamento positivo. Quem tem autoconfiança visualiza menos barreiras para investir no próprio crescimento. Neste contexto o aprendizado surge como uma oportunidade de melhoria, e não uma obrigação. A partir daí fica mais fácil calcular e assumir riscos que façam sentido para você, e para o negócio.

Amplia sua lista de contatos

Dentre todos os motivos, este é o mais evidente. Pense bem. Você prefere estar perto das pessoas que reclamam o tempo todo, dizem que seu projeto vai fracassar e não apontam como melhorar? Ou prefere trabalhar próximo de pessoas entusiastas, que acreditam nos projetos e quando enxergam problemas só pensam em soluções? Pois então, muitas outras pessoas pensam dessa mesma maneira. Positividade aumenta a sociabilidade em todos os aspectos da vida.

Expande a resistência às dificuldades

No meio de tudo isso é importante lembrar que pensamento positivo não vai fazer com que as dificuldades deixem de existir. Há situações em que o inesperado é inevitável. No entanto, quem tem a determinação voltada para o resultado positivo terá também uma capacidade bem maior de resistir a estes cenários adversos. Além disso, se seu olhar estiver voltado para os resultados futuros fica muito mais simples diminuir o peso dos erros passados.

Estimula o bom senso

Se há uma coisa que os empreendedores com pensamento positivo não fazem é transferir para terceiros a responsabilidade pelos seus próprios atos. Se você quer assumir a glória da vitória, é preciso também ter o bom senso de reconhecer a culpa nas derrotas. Pensamento positivo ajuda a compreender até onde vai a sua responsabilidade sobre o que acontece. Com o tempo a tendência é que você se transforme em uma pessoa lógica, e ao mesmo tempo, flexível.

Pensar positivo é importante para qualquer profissional, mas sem dúvida, uma atitude essencial para quem quer vencer no ambiente do empreendedorismo. É claro que apenas o pensamento positivo não basta para solucionar os problemas. Ele é apenas um primeiro passo, que junto do trabalho e do esforço diário, vão ajudar você a atingir todos os objetivos que almeja.

Compartilhe também as suas histórias de pensamento positivo e aprendizado aqui no Clube Sebrae!

Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir