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O planejamento do Layout pode aumentar muito a Performance do Negócio

Olá, tudo bem?

Você já percebeu que algumas vezes vai em alguns estabelecimentos e acaba comprando coisas não estava nos seus planos? E o seu estabelecimento está planejado para provocar este tipo de venda?

Adoro estudar o varejo, mas não sou um especialista em layout, quando o meu amigo Matheus me mostrou um artigo da Entrepeneur sobre o assunto, fiquei encantado com as dicas e gostaria de compartilhar vocês!

O artigo contém 7 segredos de grandes especialistas no assunto. Se quiser ler o original em em inglês, escrito por Carol Tice é só acessar este link: 7 Layout Secretes of the Big Retail Chain.

Se preferir um resumo "mastigadinho" em português, é só continuar por aqui ;)

1. Faça as vitrines brilharem

A dica de Linda Cahn é referente as vitrinas: para criar vitrines atraem devem ser usadas cores únicas para chamar a atenção e comunicar a imagem da loja. Ela sugere também expor poucos itens, passando assim a mensagem que são especiais. Quando se expõe muitos itens gera confusão e pode dar a impressão que são produtos desinteressantes.

2. A primeira impressão tem que conquistar o cliente

A dica de Pat Johnson é referente aos primeiros momentos do cliente dentro da loja. Ele deve ser conquistado com produtos atraentes e uma visão ampla da loja para que ele passe mais tempo no estabelecimento e compre mais.

Na entrada devem ser usadas prateleiras mais baixas e mais estreitas. Assim a loja parecerá cheia sem ter que ter muita mercadoria e permitirá a visão a outras partes da loja.

3. Guie os clientes para a direita.

Bryan Dyches informa que de maneira geral as pessoas tendem a mover-se para a direita e caminhar no sentido anti-horário pela loja. Assim você deve planejar o layout de maneira que este caminho a direita seja atraente e agradável inspirando o cliente a começar a andar pela loja.

4. Conduza os clientes para algum lugar

Chan comenta que muitas vezes percebe lojas com corredores que levam a lugar nenhum, isto é um erro, deve existir algo interessante no final do caminho. Para resolver esta situação Dyches sugere que um corredor pode ser usado para levar a um novo departamento com prateleiras dispostas perpendicularmente.

5. Tenha um ângulo

Colocar uma prateleira em ângulo pode deixar o visual da loja mais interessante segundo Cahan. De maneira ideal poderiam formar ângulos dos dois lados conduzindo para um corredor central formando um layout de seta que termina em um display na parede do fundo da loja.

ATENÇÃO: Ela recomenda que só deve ser utilizada esta abordagem se o espaço for suficiente para que as pessoas possam circular facilmente entre as prateleiras.

6. Crie quebras

20% da mercadoria exposta na loja é ignorada, segundo a percepção de Dyches. Isto é decorrente de longos corredores contínuos que fazem com que as pessoas percam o interesse pelos produtos.

A sugestão é criar pontos de parada no meio de corredores, como placas ou mostruários que promovam uma quebra visual.

7. Ofereça "abraços".

Para Dyches as pessoas são atraídas por formas redondas e em forma de "U". A dica que ele dá para aproveitar isto na sua loja é: crie um ambiente em formato de de U para expor seus produtos e os clientes irão ficar mais tempo neste setor. Este formato se assemelha a uma pessoa estendendo os braços para um abraço e faz com que as pessoas queiram parar e entrar no espaço.

Algumas dicas são polêmicas e nem todas servem para todos os ambientes e negócios, mas com certeza nos levam a reflexão.

A que eu achei mais interessante foi a 7 e você, o que achou destas dicas?

Eu gosto muito de varejo e de franquias, gosto tanto que o meu trabalho é transformar negócios de varejo que são um sucesso em uma rede de franquias. Se você quiser saber mais sobre isto visite o meu Canal no Youtube. Te espero, lá!

Bom negócios, e até a próxima!

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Erlon Labatut
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Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

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