[ editar artigo]

O que é e como criar um negócio escalável?

O que é e como criar um negócio escalável?

O sucesso ou  fracasso de um negócio a longo prazo pode ser determinado pela presença de um modelo de negócio escalável.

Se você procura novas estratégias para estimular os lucros, acompanhe este artigo. Vamos entender melhor como funciona esse modelo de negócios que foi um dos responsáveis pelo sucesso de grandes empresas como o McDonald`s.

O que é um negócio escalável?

Resumidamente, um negócio escalável é aquele que consegue se desenvolver e prosperar sem a necessidade de ampliar os custos básicos de operação. Isso significa que são modelos de gestão que possibilitam que as empresas façam mais com menos, aumentando a produtividade e, como consequência, a margem de lucro.

Quais as características desse tipo de negócio?

Produtos e serviços que exigem um trabalho bastante detalhado de customização tendem a depender de uma mão de obra muito especializada e, sendo assim, seria preciso contratar mais funcionários para que fosse possível uma expansão. Quanto mais essas empresas têm que produzir, maior vai ser seu custo de operação.

O que empresas escaláveis fazem é padronizar grande parte de seus processos, deixando o trabalho simples e reproduzindo a mesma metodologia ou produção em produtos e serviços diversos. Assim, é possível aumentar a capacidade de produção sem necessariamente investir em novas contratações, maiores estruturas, máquinas, etc.

Outra aspecto de um negócio escalável é o valor agregado. As empresas que obtém sucesso com esse tipo de operação conseguem oferecer benefícios que vão muito além do produto em si, são experiências exclusivas e que estão muito relacionados à marca e o que ela representa, como é o caso da Coca-Cola.

Por que criar um negócio escalável?

Essa é uma resposta bem simples e convincente: o seu negócio tem que ser escalável para que não existam limites para o seu crescimento e você seja capaz de fazer com que a margem de lucro cresça e que sua empresa se desenvolva.

Quanto mais a empresa depender dos funcionários ou até mesmo de você para que funcione bem, mais difícil será seu crescimento. Isso limita a produção e prejudica a entrega do produtos ou serviço.

Como tornar meu negócio escalável?

Se você pensa que como sua empresa ainda é pequena e depende de trabalhos manuais, transformá-la em escalável é impossível, engana-se. Não é porque o seu negócio não foi pensado inicialmente dessa forma que não é possível fazer algumas alterações para que vire um modelo replicável e altamente rentável.

A primeira coisa a se fazer para escalonar o negócio é pensar em formas de padronizar os processos, deixar seus produtos ou serviços mais simples e minimizar a dependência da mão de obra.

Nada melhor que um exemplo pra ficar bem claro, não é mesmo? Vamos supor que você ofereça tratamentos estéticos para seus clientes e os atenda, em conjunto com mais dois ou três profissionais, em uma pequena clínica de bairro.

Uma excelente maneira de escalonar o seu negócio seria desenvolver uma metodologia de atendimento, estabelecer os principais tipos de tratamentos oferecidos, padronizar o ambiente e o perfil dos profissionais e transformar a sua clínica em um sistema de franquias.

Assim, seria possível expandir a sua marca e atuação no mercado sem a necessidade de estar em todas as unidades e atender a centenas ou até milhares de pessoas por dia.

Deixar seu negócio escalável é é o mesmo que fazer do crescimento um dos elementos principais do planejamento da sua empresa. Fique atento a maneiras de diminuir os custos e tornar mais simples os processos para conseguir expandir sua atuação sem, é claro, deixar de criar benefícios valiosos e únicos para os clientes.

Para ajudar nessa construção de marca que agrega valor ao seu produto ou serviço, o Marketing Digital é fundamental. Se você ainda não trabalha para aumentar sua visibilidade online, entre em contato com o Elefante Verde. Somos uma franquia focada em micro e pequenos empresários e podemos te ajudar ;)

Curitiba: Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 9740- 7051

Londrina: Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 9863-7485

Maringá: Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 6170 - Novo Centro | (44) 4141-5789

Clube Sebrae
Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você