O que é marketing digital e o que o seu negócio ganha com isso?
[ editar artigo]

O que é marketing digital e o que o seu negócio ganha com isso?

Anunciar aos clientes quais são os produtos, serviços e vantagens oferecidos pela empresa sempre foi fundamental e continuará sendo, pois sem divulgação não há como garantir lucratividade.

Para atender a essa necessidade já foram empregados os mais diferentes meios de comunicação, sendo que até bem pouco tempo, o rádio e a televisão eram os mais populares e eficazes. Eles “eram” porque passaram a competir com a internet, como meio, e com o marketing digital, como ferramenta para atingir os objetivos.

O Marketing Digital, que surgiu na década de 90 como um simples instrumento de propaganda, tornou-se uma moderna ferramenta para alavancar os negócios, pois possui vasta gama de recursos que podem ser combinados de acordo com o resultado pretendido e faixa de investimento desejada.

Quais são os objetivos do Marketing Digital?

De forma direta, o principal objetivo do Marketing Digital é promover o negócio por meio da divulgação de produtos, serviços e vantagens a um público-alvo. Mas além disso, essa variante do marketing permite ainda:

  1. Disseminar a marca - Marcas recém-criadas e jovens empresas tendem a ter certa dificuldade para encontrar seu espaço em meio a tantos concorrentes já estabelecidos. Com o marketing digital é possível acelerar o processo de inserção no mercado consumidor;
  2. Incrementar vendas - Aumentar as vendas é uma tarefa necessária, mas difícil, especialmente no caso de haverem limitações físicas ou de localização. O Marketing Digital também tem por objetivo contribuir para resolver esse problema, oferecendo canais adequados de divulgação e ferramentas para a realização de promoções;
  3. Avaliar a viabilidade de produtos ou serviços - Lançar uma novidade no mercado e descobrir que ela foi um fracasso de vendas tem forte impacto nas finanças da empresa. Para minimizar esse risco é possível empregar campanhas que permitirão avaliar antecipadamente o potencial de produtos e serviços.

Quais as vantagens do Marketing Digital para sua empresa?

O sucesso dessa ferramenta de marketing se deve, grande parte, às vantagens que ela oferece sobre outros tipos de mídia, entre as quais é possível destacar:

  • Acesso direto ao mercado consumidor - Com uma campanha bem delineada é possível não apenas divulgar a empresa, mas também obter um feedback do cliente a respeito de produtos, serviços e até mesmo sobre a própria campanha. Os dados são coletados por meio dos canais de divulgação e, posteriormente, são organizados e analisados. É possível ainda estabelecer um processo de resposta aos clientes, seja por meio de textos com certo nível de personalização ou por influenciadores digitais;
  • Segmentar o público-alvo- Selecionar de forma bastante criteriosa quais são as pessoas que devem ser impactadas por uma campanha, determinando todas as suas características por meio de modelos;
  • Economia de recursos financeiros- Campanhas de Marketing Digital bem elaboradas podem proporcionar retorno satisfatório combinado com baixo investimento. Ao contrário de outros meios de comunicação que oferecem divulgação com certas limitações e elevado custo, uma campanha digital pode ser totalmente customizada de acordo com o investimento desejado. Há ainda a possibilidade de o próprio empreendedor desenvolver sua campanha por meio de instrumentos de baixo custo, mas neste caso os resultados não costumam ser tão bons quanto aqueles obtidos por meio de uma agência digital;
  • Realizar ajustes com base em métricas- Uma campanha de marketing digital pode ser modificada e reajustada com bastante rapidez e flexibilidade a partir das reações do público consumidor. Isso é feito por meio da coleta de informações a partir do comportamento dos clientes ao navegarem em sites e, também, por meio de recursos como formulários, enquetes, etc.

Quais são as principais ferramentas do Marketing Digital?

Uma das grandes vantagens das campanhas digitais é contar com uma gama de instrumentos que podem ser utilizados com grande flexibilidade, atendendo empresas de todos os portes e segmentos. As principais alternativas disponíveis são:

  • Artigos em blogs - Os blogs consistem em uma das opções mais acessíveis e com melhor retorno. Por meio de conteúdo desenvolvido especificamente para um determinado público-alvo é possível divulgar a marca, produtos, serviços e ainda e renovar as matérias com facilidade;
  • Vídeos - Cada vez mais empresas vem optando por realizar campanhas digitais por meio de recursos de vídeo. O investimento costuma ser mais alto e quase sempre exige empresas parceiras para sua execução, devido ao grau de sofisticação. Esta é uma alternativa que vem ganhando espaço devido à popularização de serviços como Youtube, associado ao uso cada vez mais frequente de conexões de banda larga e smartphones com a tecnologia 4G;
  • E-mail marketing - As campanhas de divulgação por meio de mensagens de e-mail podem trazer bons resultados por terem potencial de atingir um público bem específico e por levarem as mensagens de forma mais direta. As empresas que fazem uso desse recurso devem se atentar à necessidade de utilização de banco de dados próprio, porque fazer uso de cadastros de clientes adquiridos de terceiros apresenta riscos de degradação de imagem da marca;
  • Redes sociais - Redes sociais como Facebook, Linkedin eTwitter podem contribuir com a divulgação da sua empresa, mas, geralmente, apenas as campanhas pagas têm boa penetração. Isso se deve ao próprio algoritmo dessas redes, desenvolvido para privilegiar os anunciantes que fazem algum investimento;
  • SEO (Search Engine Optmization) - Esse recurso é especialmente útil para melhorar o posicionamento do negócio nas buscas realizadas em sites como Google e Yahoo. Os melhores resultados costumam ser obtidos por meio da contratação de uma agência digital, mas é possível implementar melhorias em sites por conta própria e colher alguns bons resultados no longo prazo.

O que a empresa ganha com o Marketing Digital?

O Marketing Digital traz vantagens bastante óbvias para as empresas, como a possibilidade de investir em marketing com custo reduzido, acompanhar online os resultados das campanhas e promover produtos e serviços para o público-alvo sem limitações espaciais, mas há ainda uma vantagem que pode superar todas essas: a continuidade.

Uma vez que a empresa se estabeleça no ambiente virtual, será necessário apenas realizar a manutenção e atuar de forma pontual para que os conteúdos criados continuem a contribuir com os objetivos da empresa. Se a opção de divulgação do negócio for por meio de um blog, basta continuar inserindo novos conteúdos e, eventualmente, atualizar os mais antigos conforme surgirem novas informações. Um website precisará receber novidades em produtos e serviços além de ter as páginas internas revisadas para oferecer ao cliente uma percepção de qualidade.

Onde encontrar mais informações?

Há muitos sites na internet com informações sobre Marketing Digital, mas é preciso contar com fontes seguras e conteúdo de qualidade comprovada para garantir o alcance dos resultados esperados. Por isso, uma das melhores alternativas para o aprender mais é por meio do Clube Sebrae.

Clube Sebrae reúne informações e dicas preparadas por especialistas nas mais diversas áreas de negócios, com foco em produtividade e sobrevivência da empresa. Para ter acesso cadastre-se aqui, e tenha a vantagem de contar com recursos valiosos como a possibilidade de fazer perguntas à comunidade e receber respostas de empreendedores que já passaram pelos mesmos problemas que você.

Continue lendo
Indicados para você