[ editar artigo]

O que é Marketing Educacional?

O que é Marketing Educacional?

Será que o Marketing Educacional é mesmo importante? Como ele se diferencia de outros tipos de marketing? A resposta nós trazemos nos próximos parágrafos, então, fique atento à leitura!

Caso o conceito ainda esteja confuso para você, vamos explicar: o Marketing, ao contrário do que muita gente pensa, não é como uma roupa de tamanho único, que atende qualquer pessoa (ou melhor, qualquer negócio). O Marketing é como uma roupa de alfaiate, com medidas específicas para cada um e, se bem feito, alcança melhores resultados.

Existem vários tipos de Marketing:

  • Marketing Educacional, para empresas do setor de Educação;
  • Marketing Jurídico, para escritórios de advocacia;
  • Marketing Público, para o setor público;
  • Marketing Industrial, para empresas B2B.

Cada um deles adota estratégias diferentes para trazer o melhor resultado dentro daquele segmento. Afinal, se o perfil do cliente é diferente, a maneira de atrair, vender e reter também precisa ser.

estudante escrevendo

Dentro dessa visão, o Marketing Educacional compreende aquelas estratégias que têm maior potencial de resultados para escolas e faculdades particulares, escolas de idiomas e cursos livres, instituições de ensino EAD, entre outras.

Vale a pena lembrar que o setor de Educação tem algumas características próprias. Por exemplo:

  • Os clientes têm uma expectativa maior de uma relação humanizada com a sua empresa;
  • Em muitos casos, você precisa se comunicar com duas pessoas simultaneamente, e gerar apelo para ambas: o aluno e os responsáveis;
  • O valor do que você vende não é material nem imediato. O cliente compra (um curso, por exemplo) como uma forma abstrata de investir no próprio futuro;
  • A concorrência frequentemente não é baseada em fatores objetivos. Muitas vezes, o aluno escolhe uma escola ou faculdade com base na sua “reputação”.

O Marketing Educacional precisa levar essas (e outras) características em consideração para formular estratégias que realmente funcionem. É por isso que investir em uma agência de Marketing que entenda as particularidades desse setor pode valer a pena.

Marketing Educacional e Marketing Digital

Nesse momento, você pode estar pensando que o Marketing Educacional e o Marketing Digital são tipos diferentes de Marketing. Na verdade, o Marketing Digital é uma das alternativas para a prática do Marketing Educacional.

Você pode praticar o Marketing Educacional usando os recursos do Marketing Tradicional ou do Marketing Digital ou, ainda, mesclando os dois. As vantagens de fazer Marketing Educacional com Marketing Digital estão, principalmente, no menor custo e maior alcance das suas ações.

Além disso, outra vantagem do Marketing Digital para o Marketing Educacional é que ele permite monitorar mais de perto os resultados obtidos. Você tem acesso a uma enorme quantidade de dados que seriam muito difíceis de conseguir no Marketing Tradicional. Com esses dados, é possível avaliar o sucesso das ações desenvolvidas, entender o motivo por trás de um resultado insatisfatório, e traçar planos para melhoria.

Marketing Educacional e Inbound Marketing

O mesmo que dissemos sobre a relação entre Marketing Educacional e Marketing Digital também vale para a relação entre Marketing Educacional e Inbound Marketing.

Você pode fazer Marketing Educacional com técnicas de Outbound e de Inbound, ou juntando técnicas dos dois.

Uma das vantagens de apostar no Inbound, especialmente para empresas do setor de Educação, é que os clientes desse setor tendem a ver com maus olhos quando uma escola ou faculdade, por exemplo, exagera na publicidade para gerar vendas.

estudante na biblioteca

Isso tem a ver com a percepção de que Educação não deve ser tratada como um negócio. Se essa percepção está certa ou não, não vem ao caso. O importante é que o Inbound, por ser um Marketing de Atração – isto é, que faz os clientes virem até a sua empresa, em vez de correr atrás deles –, consegue produzir resultados sem provocar rejeição. Cases reais de empresas do setor de Educação mostram que, ao adotar o Inbound Marketing, elas conseguiram ótimos resultados, sem realizar investimentos exorbitantes.

Ler matéria completa
Indicados para você