[editar artigo]

O que é SEO? Como ser encontrado no Google

Como você acha que seus clientes chegam até você?

Talvez a principal resposta seja simples:

No post de hoje eu vou te contar a história do Felipe Orsoli. Você sabe quem ele é?

Felipe Orsoli é um consultor de Marketing Digital de Maringá. Ele foi um dos primeiros usuários a se engajar no Clube do Empreendedor. Nas primeiras semanas de existência do Clube passou a escrever e compartilhar várias práticas de como melhor usar as redes sociais, como divulgar através da internet e até práticas para segmentos específicos como marketing digital para consultórios médicos. Conteúdo muito interessante. Vale conferir!

O que aconteceu?

Depois de apenas algumas semanas. Não foram meses. Semanas. Ao buscar Felipe Orsoli no Google, lá estava o seu perfil no Clube do Empreendedor, na frente inclusive do Google Plus, a rede social do próprio Google.

Mas o que faz um site aparecer no resultado de pesquisa no Google?

Não existe um único critério. Para falar a verdade, é um número incalculável de regras, que formam o que chamamos de algoritmo. Toda vez que uma palavra é buscada é como se o Google avaliasse tudo o que existe de conteúdo compativel com sua pesquisa e na ordem do mais relevante para o menos relevante.

É óbvio que o Google não deixa claro quais são esses critérios. Por um único motivo: se todos conhecessem, seria muito fácil burlar. E não é esse o objetivo.

Mas, existe uma área do Marketing Digital que estuda tudo o que fazer para melhorar seu conteúdo para que ele seja o mais relevante possível e seja entregue para as pessoas certas (aquelas que estão procurando por você). Essa área é chamada SEO - Search Engine Optimization - ou Otimização para mecanismos de busca.

Por que estou falando sobre SEO?

Porque quando compartilhamos algo, queremos ser encontrados. Queremos que aquilo que compartilhamos chegue nas pessoas certas. Essa é uma das vantagens do Clube do Empreendedor. Ele foi desenvolvido com base em todas as melhores práticas de SEO. Se você começasse um blog hoje, você levaria bastante tempo até conseguir um bom volume de pessoas encontrando e acessando seu conteúdo.

Por isso, uma vez que você se torna um membro do Clube, você fica em evidência e seu conteúdo ganha um alcance muito maior. O fato de estar num grupo, com muita gente, consultores do Sebrae escrevendo artigos de qualidade faz com que o google considere o clubesebrae.com.br um domínio relevante e com autoridade. O conteúdo no Clube reverbera!

Nos próximos posts vou mostrar algumas funcionalidades do Clube que irão potencializar os seus ganhos nessa grande rede de empreendedores.

Até a próxima

Matheus Ferraz