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O que é transformação digital e como ela pode ser determinante para o seu futuro?

O que é transformação digital e como ela pode ser determinante para o seu futuro?

Você já ouviu falar em transformação digital?

De modo geral, esse conceito baseia-se em um processo no qual as empresas fazem o uso da tecnologia com o objetivo de aumentar sua produtividade, melhorar o desempenho e garantir resultados melhores.

A transformação digital não é mais uma questão de futuro, está acontecendo agora e fazendo com que as empresas adotem uma cultura digital para que se mantenham vivas no mercado.

E, para você conseguir entender melhor esse conceito e qual seu impacto na sociedade e no mercado, preparamos esse artigo.

O que é transformação digital?

Trata-se de um processo de adaptações, mudanças, reorganização e reestruturação de processos. O intuito dessa transformação é colocar a tecnologia como o elemento principal e central. Essa ação visa melhorar o desempenho, garantindo assim, resultados melhores.

Pense nas empresas que foram constituídas antes da era digital. Muitos processos que eram utilizados por essas companhias nessa época — pré-digital — ­já não se aplicam mais.

Hoje, essas mesmas empresas enfrentam dificuldades e desafios em se adaptarem ao novo mercado.

Para implantar essa cultura digital dentro da instituição não basta somente criar uma fanpage ou um blog corporativo, por exemplo, é preciso mais.

Esse novo método demanda investimentos mais altos e tempo para estruturá-lo. Saiba que não é uma questão que se restringe somente à tecnologia, trata-se de gestão.

Essa realidade pode ser adotada não somente por grandes empresas, mas pequenos negócios também podem – e devem – fazer uso da transformação digital. Além do que, hoje, muitas empresas já nascem digitais — Por exemplo, Uber, Spotify e AirBnB, que fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

Para você compreender totalmente o conceito de transformação digital precisa conhecer o seu processo tecnológico. São três fases:

1 - Digitização: Trata-se de representações de sons, sinais, ou imagens no meio digital por meio de valores binários. Ou seja, esses dados são transformados em bits e armazenados em dispositivos eletrônicos.

2 - Digitalização: Consiste nas mudanças que, de fato, foram realizadas nas organizações por meio da tecnologia. Isso inclui tecnologias mais avançadas que abrangem esse processo, como:

  • Big Data – Um conjunto de informações presentes nos bancos de dados e servidores das empresas, que podem ser acessados e possuem interligações entre si. Significa que estão disponíveis nas redes mundiais de computadores e podem ser acessados remotamente. É um grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a todo o momento, por meio de nossos smartphones, por exemplo, quando acessamos as redes sociais.
  • IoT – É a sigla para Internet Of Things, que significa “Internet das Coisas”. Essa ferramenta permite que sejam conectados objetos à internet, podendo assim, captar e transmitir dados. Por exemplo: eletrodomésticos, casas e carros. Com esses dados torna-se possível realizar ações que facilitam o dia-a-dia de empresas e consumidores.
  • Cloud Computing – A computação em nuvem possibilita o armazenamento de informações fora de uma estrutura física, ou seja, que possa ser acessado de qualquer lugar, em qualquer momento, garantindo mobilidade e acessibilidade de dados armazenados aos usuários.

3 - Transformação digital: Podemos dizer que a transformação é o efeito de todo o processo. Isso poderá incluir a mudança de infraestrutura, padrões organizacionais, tudo o que impedia a adequação ao sistema. É uma forma de reintegração para adaptar toda a empresa à nova cultura organizacional.

Impacto da transformação digital na sociedade

Para podermos mensurar esse impacto, basta olharmos o quanto a tecnologia tem transformado as nossas vidas.

Tudo a nossa volta ficou mais fácil com a ajuda da tecnologia. As informações são mais rápidas e não param; a todo o momento há algo novo. Além do que, a tecnologia nos proporcionou a comodidade de desfrutar de diversos produtos e serviços automatizados.

Tudo isso gera uma mudança de comportamento nas pessoas, fazendo com que se tornem mais exigentes e imediatas, desejando vivenciar experiências cada vez melhores com as marcas. E à medida que os consumidores mudam de comportamento as empresas precisam acompanhar essas mudanças.

Com a evolução da tecnologia surgem tanto benefícios, quanto problemas para as organizações. É por isso que elas precisam se adaptar e, assim, suprir as necessidades da sociedade. E, então, para isso, usa-se a transformação digital, que está aí para aperfeiçoar processos e facilitar a vida da empresa e do usuário.

De que maneira ela está mudando o mercado?

A transformação digital está mudando a maneira de fazer negócios. E assim, ou as empresas modificam a maneira de trabalhar e se adaptam aos novos tempos ou ficam abaixo do nível de competição com o mercado atual.

Segundo dados da Dell, em 2018 foi investido US$1,3 trilhão em transformação digital e inovação pelas empresas, 16,8% a mais que em 2017.

A tecnologia é um dos processos mais “fáceis” de serem adaptados. Levando em conta que esse pilar já demanda investimento e as empresas sabem o caminho para aplicar em uma nova tecnologia.

No Brasil, 33,9% das PMEs (Pequenas e Medias Empresas), já utilizam tecnologia e softwares de IoT. Ou seja, essa transformação impactou totalmente os negócios. Isso fez com que as empresas investissem mais em tecnologia, mas não somente porque foram “obrigadas” pelo mercado. E, sim porque também viram ali, formas de gerar resultados melhores para o seu negócio - realizando otimização de ferramentas para atender as demandas do cliente de forma assertiva.

O que as empresas precisam fazer para se adaptar às mudanças?

Confira quatro dicas de como se adaptar às mudanças desse novo mercado!

1 - Realize pesquisas de mercado – Verificando quais são as necessidades de seus clientes e procurando maneiras de atendê-las. Observar hábitos que sejam relacionados à tecnologia. Procurar preferências, opiniões ou conflitos, onde você possa proporcionar soluções que ajudem a sanar os problemas de seu cliente.

2 - Esteja presente no universo online – Investir em marketing digital é essencial. Dessa forma, é necessário que você esteja presente nas redes, do contrário, sua empresa ficará invisível aos olhos de muitas pessoas. E longe de potenciais clientes.

3 - Invista em inovação – O processo de desenvolver novas ideias e realizar testes no mercado ficou bastante facilitado com a transformação digital. Hoje você pode realizar vários testes e verificar o que gera mais resultado. Esses testes são importantes para você entender o que é importante para o cliente.

Antigamente era praticamente impossível realizar esses testes, não havia plataforma para isso, por isso muitas ideias e campanhas fracassavam.

4 - Use os dados a seu favor – Como já falamos aqui sobre a expansão da IoT e os dados gerados através dos smartphones, as empresas contam com dados coletados que podem ser analisados. Ferramentas específicas como Big Data são grandes tendências de tecnologia, sendo essenciais para acompanhar indicadores e processos, identificar e mapear riscos, além de ajudar a desenvolver estratégias. Portanto, use esses dados coletados a seu favor. Eles podem ajudar nas tomadas de decisões, no desenvolvimento de novas estratégias, dando suporte também no planejamento da empresa.

Adotar uma cultura digital já não é mais uma questão somente de adaptação, mas sim, uma obrigação das empresas que querem inovar, manter-se no mercado e atrair cada vez mais clientes para, assim gerar melhores resultados. A transformação digital não se restringe somente a redes sociais nem a inserção de conteúdos em blogs, mas consiste em uma nova cultura organizacional.

E você, de que forma está adaptado às mudanças digitais? Escreva nos comentários. Se quiser pode compartilhar sua experiência com outros empreendedores no Clube, enviando um post!

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