[ editar artigo]

O que falta para você empreender?

O que falta para você empreender?

Já observou tantas ideias que passam pela nossa cabeça todos os dias, todas as coisas que vivenciamos, quantas inovações, produtos e serviços que são lançados.

A todo momento somos impactados por essa chuva de informações e sempre vem uma pergunta á cabeça: como não pensei em algo assim? Isso sempre aparece quando nos deparamos com o novo. Mais qual atitude tomamos para começar a empreender, buscar novas ideias. Muitas vezes nenhuma, sempre aguardamos o amanhã e nada é feito, mais está na hora de mudar, virar a chave sair da ZONA DE CONFORTO

Vamos conversar um pouco sobre isso.

 

https://www.instagram.com/_the_coffee_/

A cafeteria de THE COFFEE entrega seu produto em um ambiente minimalista, com simplicidade aliada com muita qualidade e cuidado para seu cliente, de uma maneira que não imaginávamos uma cafeteria, mostrando uma nova forma de fazer negócio, mudando o olhar sobre uma cafeteria, não é mesmo?

Pensar simples é difícil, mais não impossível, estamos falando de um sonho e com ele vem todos os desejos: um espaço grande, onde tenha lugares para o cliente sentar, um ambiente aconchegante, elegante, mas sem clareza do que queremos de fato entregar para o cliente. Neste momento é bom ter os pés no chão, planejar e pensar mais com a razão do que com a emoção.

Como tirar sua ideia da cabeça?

Começamos pelos seus Pontos Fortes

O que você faz muito bem? Que habilidades você tem? Qual seu talento?

 A partir dessa reflexão, pense como juntar essas habilidade com o a ideia que você pretende desenvolver, como vão agregar ao seu negócio, como posso me diferenciar através deles, essa reflexão muitas vezes não é fácil, mais se faz necessária e você pode pedir ajuda para amigos, familiares, afinal eles sempre nos dão indicativos de pontos fortes e acabamos não dando o valor, pois são próximos, nessa hora temos que ligar o alerta e ir um pouco mais afundo no que foi dito e verificar se isso e verdadeiro para você.

Observe oportunidades

Depois dessa reflexão de autoconhecimento faça um exercício simples de observar oportunidades, diariamente frequentamos diversos estabelecimentos, será que estamos visitando da forma correta? O Olhar tem que ser para os detalhes como o atendimento, necessidades que ainda não foram atendidas, de que outra forma poderia ser entregue o serviço ou produto, que produtos você não encontrou, que serviços essa empresa ainda não entrega.

Para ajudar a abrir os horizontes participe de eventos, palestras, cursos e feiras eles te ajudam a formar redes de contatos e consequentemente a troca de experiências vivenciada de outros participantes irá te ajuda a construir novas oportunidades.

Dica Imperdível!!!

Inclua no seu no dia a dia um “PORQUE”, em todo processo que você vivenciar pergunte-se: porque funciona assim? Porque não pode ser entregue desta forma? Porque não posso comprar de outra maneira? Questionando o seu cotidiano que vai descobrir coisas formas de resolver problemas do dia a dia.

 

Ok encontrei uma forma de empreender o que faço? Para onde vou? Por onde começo?

 

Validação

Aqui entramos numa fase de validar seu serviço ou produto, nesse primeiro momento tudo é confuso, é uma grande sensação de incerteza e medo, mais fique tranquilo estamos no mesmo barco, todo começo é assim não sabemos exatamente que resultados teremos.

O ideal é começar testando colocando a prova seu produto ou serviço, se for produto, produza ofereça para amigos e amigos dos amigos, por que pessoas desconhecidas? O feedback será mais assertivo, sincero, quando somos muito próximos de uma pessoa temos muitas emoções envolvidas e a reposta será amenizada e não muito construtiva.

 A validação tem que acontecer por meio da compra do seu produto, assim ela se torna real, ninguém está apenas te motivando a prosseguir neste caminho e sim lhe dando a certeza que o que você está oferecendo tem valor e isso vai te ajudar a melhorar e crescer.

Para ajudar nesta fase utilize de ferramentas de planejamento como CANVAS (https://www.sebraecanvas.com/#/ ) que vai ajudar a pensar estrategicamente e olhar para sua ideia de uma forma mais abrangente. Outra prática simples para tirar sua ideia da cabeça chama- se efectuation (https://www.effectuation.org/ ), mostrando caminhos práticos para testar e validar ideias.

Após ter validado o tipo de negócio chegou a hora de ver  a formalização, se vai iniciar por um Micro empreendedor Individual (MEI) (para mais informações: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ ), uma micro empresa ou uma empresa de pequeno porte. Esse momento é muito importante para deixar sua empresa regularizada.

 

Dúvidas conversamos por aqui!

Até mais :)

Clube Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você