{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
O que muda na produção de conteúdo do Clube para 2017
[editar artigo]

O que muda na produção de conteúdo do Clube para 2017

O Clube do Empreendedor foi lançado em maio deste ano, e de lá pra cá tem se transformado em uma robusta ferramenta para empreendedores que já perceberam a importância de compartilhar conteúdo. Somos todos fontes de conhecimento sobre empreendedorismo. Qualquer experiência, seja um erro ou acerto, merece ser compartilhada.

Pensando na melhor experiência dos usuários do Clube e na melhor forma de garantir excelência na geração de conteúdo sobre empreendedorismo, lançamos duas funcionalidades para 2017 que eu tenho a felicidade de apresentar agora.

1- Fluxo de aprovação de posts:

O Clube do Empreendedor é uma plataforma UGC (User Generated Content), ou Conteúdo gerado por usuários, ou seja, são os próprios membros do Clube que geram o conhecimento. No entanto, para que um conteúdo seja publicado ele passa por um processo de validação. Isso é o que chamamos de um fluxo de aprovação.

Como funcionava até agora?

Para que uma pessoa pudesse publicar conteúdos no Clube, ela teria que:

a) Ter seu perfil completo, ou seja, ter 100% dos campos preenchidos, incluindo os campos da aba perfil empreendedor.

b) Ter seu perfil habilitado como PERFIL CONSULTOR. Alguns consultores do Sebrae/PR e professores universitários obtinham um perfil de consultor. Nesses casos, mesmo que o perfil desse usuário estivesse incompleto, o usuário teria permissão para publicar.

Porém, em nenhum dos caso havia um fluxo de revisão ou aprovação e para nenhum tipo de usuário era comunicado o status de suas publicações. Por isso, melhoramos e tornamos o processo de produção de conteúdo no Clube mais transparente para o membro do Clube, ou seja, você.

Como passará a funcionar?

Criamos 4 perfis de usuários para classificar as permissões de cada usuário

  • Proprietário (owner)Administrador
  • Administrador
  • EditorAutor
  • Autor

Mas quais são os perfis?

  • Proprietário: é o perfil Master, àquele que tem acesso a área de gerenciamento do Clube, inclusive aprovação de posts e alterar perfil de outros usuários.
  • Administrador: é praticamente o mesmo que o Proprietário, mas cujo perfil pode ser alterado por outro administrador.
  • Editor: é o que até o momento chamávamos de PERFIL CONSULTOR. De forma geral é alguém autorizado a publicar sem passar por aprovação e já ganha os destaques devidos nas abas Home e Tendências, de acordo com as regra de popularidade dos posts.
  • Autor: é todo Novo Usuário cadastrado no Clube. Qualquer post deste perfil de usuário deve passar por aprovação antes de ser publicado.

Via de regra, ao se cadastrar no Clube, você terá um perfil Autor. A tendência que conforme você se torne uma referência em um determinado segmento, você se torne um Editor.

Como funciona o fluxo de aprovação?

Quando qualquer usuário do perfil autor submeter um post OU uma alteração de um post já publicado, este ficará em status EM ANÁLISE até seja aprovado por algum usuário com perfil Administrador. As opções são: Aprovar ou Rejeitar.

1) Se aprovado, o post ou a alteração é publicado, aparecendo na home para outros usuários e ganhando engajamento pode inclusive aparecer na aba Tendência.

2) Se reprovado, o usuário receberá um feedback, tanto por e-mail quanto na tela da edição do Post, com os motivos da reprovação.

São os motivos para reprovação:

  • O texto contém palavras ou expressões de baixo calão / pornografia/ etcO autor faz uso indevido de imagens e/ou textos que infringem direitos autorais
  • O autor faz uso indevido de imagens e/ou textos que infringem direitos autorais
  • Pouca densidade de conteúdo: Post com pouco conteúdo é considerado pelo Google como “conteúdos superficiais”. Mesmo que um post contenha vídeo rico em conteúdo, um post deve conter um mínimo de 500 palavras. Lembre-se que é importante e você quer que seu post seja encontrado no Google. Isso é uma boa prática de SEO.
  • O post apresenta muitos erros gramaticais; ou
  • Não está em conformidade com os termo de uso do Clube do Empreendedor.

Qualquer dúvida, ou sugestão entre em contato comigo através da ferramenta de feedback que fica no rodapé da página. Vamos a segunda novidade para 2017?

2- Novo Editor de Post:

Pensando na melhor experiência do usuário e tornar ainda mais fácil para você postar seus conhecimentos aqui no Clube, demos uma nova “cara” para a tela de edição de Posts.

Deixamos mais intuitivo e limpamos o que não era essencial no processo de publicação do post.

Do lado esquerdo, colocamos todas as opções de configuração de SEO, inserção de tags e compartilhamento. Para que ficasse visível a todo instante.

No centro da tela, deixamos a disposição dos elementos o mais próximo possível do resultado final do post. Ou seja, a imagem de destaque no topo e o corpo do texto no centro. Para facilitar, já informamos qual a dimensão ideal para a imagem de destaque. Isso porque, imagens que não tenham essas proporções de banner horizontal acabarão ficando “esticadas”. Estética é muito importante nos textos. Leia meu post "Uma imagem vale mais que mil palavras" onde falo desses detalhes de uso de imagens e a beleza do texto.

Espero que aproveitem bastante as ferramentas do Clube do Empreendedor e que aqui você se torne um influenciador no seu segmento. Em 2017, continuaremos juntos ajudando a espalhar bons conteúdos. Assim é o marketing de conteúdo.

Um feliz Natal e muita felicidade sempre

 

Matheus dos Santos

Matheus dos Santos

redator e gerente de comunidade @freelancer

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar