{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
O que os esportes têm a ensinar para os negócios
[editar artigo]

O que os esportes têm a ensinar para os negócios

O esporte inspira as pessoas pela garra dos atletas, pelas vitórias conquistadas, pela execução do trabalho em equipe e pelo carisma dos participantes. Nem sempre o resultado é satisfatório, mas as histórias de superação no esporte sempre comovem e as lições aprendidas podem ser aplicadas aos negócios. Confira!

Competir em igualdade com os favoritos: seleção brasileira de basquete

Considerada uma mais maiores jogadoras de basquete de todos os tempos, ela já tinha encerrado a carreira como atleta, tinha um filho pequeno e estava fora de forma para os padrões olímpicos. Mas em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, Hortência chegou na final e voltou com a casa com a medalha de prata junto com a seleção feminina de basquete.

Seu maior receio era ter uma participação simbólica nas Olimpíadas e, depois do ouro nos Mundiais e, do bronze, prata e ouro no Pan-Americano, a atleta queria jogar para valer e cravar seu nome da história do basquete mundial. E conseguiu.

Habilidade de lidar sob pressão: técnico Zé Roberto – tricampeão olímpico brasileiro

Desde cedo Zé Roberto praticava esportes e sua experiência no handebol, basquete, judô e balé contribuíram não só com a sua carreira como jogador de volei na seleção brasileira, como também com a carreira de técnico de volei da seleção masculina e, atualmente, da feminina.

Zé Roberto é conhecido pela calma durante as partidas: não se altera e conduz a equipe para atingir os melhores resultados. Em uma dos momentos mais marcantes foi nas Olimpíadas de Londres em 2012, quando o time quase ficou de fora da etapa de chaves e chegou à final batendo a seleção norte-americana por 3 x 1. Quando o time brasileiro perdeu o primeiro set com muita diferença, conseguiu recuperar a calma e virar o jogo nos sets seguintes, levando para casa a medalha de ouro.

Para o técnico, é preciso liderar a equipe com serenidade, afinal é durante os treinamentos que as cobranças devem ser feitas e não durante as partidas. Zé Roberto é um líder atento aos fracassos, valorizando o potencial de cada indivíduo, e reconhecendo pontos de melhoria em cada falha, para ele o fator que define uma equipe vencedora é o treinamento mais intenso que uma partida, a capacidade de lidar com provocações dos adversários e de manter a calma em situações tensas.

Resultados a longo prazo: time de futebol americano da Marshall University

Em 1970 o avião que transportava 45 membros do time se chocou contra colinas próximas ao aeroporto de Huntington, e é considerado a pior tragédia esportiva na história do país. Atletas, comissão técnica haviam morrido no acidente, desintegrando o time e deixando toda a comunidade abalada. Era preciso encontrar um novo treinador para reestruturar o time, mas ninguém queria assumir o desafio que teria pela frente – começar um time do zero.

Finalmente, após enviar uma carta ao reitor se oferecendo para o trabalho, Jack Lengyel conseguiu que a equipe de futebol voltasse a participar de competições, sem muito resultado a princípio, mas permitindo que a modalidade fosse mantida ativa na universidade.

Essa história não é somente sobre um técnico que aceitou o desafio, mas sobre uma comunidade que uniu-se para manter o esporte ativo, dando suporte para a equipe “Manada Trovejante” (Thundering Herd) e para o que viria a ser, nas décadas seguintes, um dos maiores programas de futebol dos Estados Unidos.

Juliana Soares

Juliana Soares

Gestão Site - SebraeMS

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar