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O que são Personas e porque elas são importantes para seu negócio
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O que são Personas e porque elas são importantes para seu negócio

Para te ajudar a entender melhor o seu público e saber como trabalhar com ele, a criação de uma Persona é muito importante. A persona nada mais é que um perfil do seu próprio público-alvo, criado com a finalidade de elaborar estratégias eficientes para a geração de clientes qualificados.

A partir do momento o perfil da sua persona é criado, você passa a compreender o público do seu negócio, o que gera, além de consumidores, um aprendizado sobre como lidar com eles da melhor maneira, aprimorando  seu serviço em questões como atendimento personalizado e fazendo com que os clientes se sintam mais importantes.

Como criar uma persona?

O primeiro passo é a coleta de informações. Como se você fosse um entrevistador, faça perguntas a pessoas de diversas classes sociais, ocupações distintas, que podem, ou não, ter algo em comum. Agora, você determinará quais os perfis que têm mais afinidade com os produtos ou serviços que sua empresa oferece, eles formarão um grupo denominado ‘’alto potencial’’, enquanto os outros poderão se dividir em dois grupos: os de menor afinidade serão classificados como “médio potencial”; e os que tiverem pouca ou nenhuma afinidade com aquilo que sua empresa oferece farão parte do grupo ‘’baixo potencial’’. Essa divisão mede a qualidade dos potenciais clientes de acordo com o nível de interesse no seu negócio.

Outra forma de fazer isso é materializar um perfil ideal de cliente. Aquele que, ao se deparar com o seu site ou página/perfil nas redes sociais, certamente resultará em conversão – e ele irá se deparar com você na internet, porque você sabe como atrair essa pessoa, afinal, você já conhece o suficiente sobre dela. Isso é chamado de “buyer persona”, e vai além da construção de uma persona, contemplando também o conhecimento geral de seus problemas e como resolvê-los de maneira conveniente a essa persona.

E, por fim, a opção mais indicada para quem já tem um número de clientes e deseja ampliar sua rede, é entrevistar seus próprios clientes, além de qualquer pessoa com o potencial de se tornar um. Se você sentir necessidade, pode utilizar formulários breves, mas o ideal é encarar cada entrevista como uma conversa descontraída, sem se importar se as informações virão pessoalmente, via telefone, WhatsApp, ou app de conversa, desde que sejam de grande valor e não façam com que entrevistado se sinta em um laboratório. Procure sempre entender quais são os motivos que fazem com que a pessoa procure determinados produtos/soluções, o que ela quer e se sua empresa tem condições de atendê-la.

Crie fichas das personas

Após a realização de algum dos processos acima e a definição das suas personas, é interessante que seja feita a elaboração de fichas sobre elas.

Vamos montar uma hipótese, para que fique mais claro. Suponhamos que sua empresa atue no ramo de vendas, no segmento de produtos de beleza. Quais os detalhes que podemos extrair de seu público em potencial para que a solução chegue até ele com excelência? Aqui, o perfil promissor é o de quem prefere realizar encomendas online, em grande escala e, se possível, à pronta entrega, com atendimento personalizado e disponibilidade total.

De acordo com as informações, vamos montar um perfil com o pseudônimo Marlene dos Santos, cabeleireira, proprietária de um salão de beleza localizado em área nobre da capital e com grande possibilidade de expandir para outros bairros, que gosta de usar as mídias sociais para atender seus clientes e que considera essencial um atendimento personalizado e feito com a o máximo de atenção. A partir disso, somando com as demais informações colhidas nas entrevistas, você conseguirá entender como é possível satisfazer clientes como Marlene dos Santos, e, consequentemente, ter sucesso na prestação dos seus serviços. Assim, com o conhecimento de um bom número de personas, a eficácia de suas estratégias trará ótimos resultados.

Agora que você descobriu como formar personas para sua empresa, mão à obra!

Quer atingir suas personas com estratégias na internet? O Elefante Verde pode te ajudar! Buscamos aumentar a visibilidade de micro e pequenas empresas na internet. Estamos nas 3 maiores cidades do Paraná, entre em contato conosco:

Curitiba: Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 9740- 7051

Londrina: Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 9863-7485

Maringá: Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 6170 - Novo Centro | (44) 4141-5789 ou (44) 4141 5789

Marina Giombelli

Marina Giombelli

Marketing - Elefante Verde PR

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