{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
O que são Recursos Principais no Modelo de Negócio Pessoal?
[editar artigo]

O que são Recursos Principais no Modelo de Negócio Pessoal?

O que são Recursos Principais no Modelo de Negócio Pessoal?

Definindo "quem você é" e o "que você possui"

Baixe grátis o Quadro do Modelo de Negócio Pessoal.

Definir “Quem é Você” não é uma das tarefas mais fáceis, mesmo por que tendemos a nos definir da maneira que queremos que nos enxerguem e não necessariamente da maneira que nós somos.

Lembra-se quando citei sobre as conversas informais com Empreendedores para que eu tivesse a melhor realidade deles? Pois então, inicialmente aconteceu comigo a mesma coisa.

Eu me classificava como empresário pelo fato de ter uma empresa, um CNPJ e um comércio eletrônico, mas isso não me ajudava em saber quem eu era, e sim, como eu estava naquele momento.

Precisava de muito mais para entender quem eu era e o que eu possuía para que as pessoas pudessem consumir algo de mim, se relacionar comigo e me trazer os benefícios que eu buscava com o meu Propósito de compartilhar conhecimento.

Foi importante eu tomar esta consciência depois de um tempo. Só assim tudo começaria a tomar uma forma que eu pudesse entender qual seria a minha realização, pois no começo eu ainda queria ser algo que as pessoas queriam e não o que eu havia definido no meu Propósito.

Este é um exercício valioso para você após definir o seu Propósito.

Não tentar tornar-se um “produto” a ser consumido, e sim, identificar realmente quem você é através de suas habilidades e competências.

Usando seu Propósito

Se ainda não leu nossa série de artigos sobre Propósito você pode ler clicando aqui.

Supondo que você tenha um Propósito bem simples, genérico, mas muito nobre de “fazer pessoas felizes” e decide que este Propósito será o que guiará sua vida pessoal e Empreendedora.

Pense que existem diversas formas de “fazer pessoas felizes” e com o tempo você verá como ir afinando o seu Propósito em algo mais específico. Mas vamos utilizar este.

“Fazer pessoas felizes” é oferecer algo de grande satisfação.

Lembre-se que cada pessoa tem a sua percepção sobre isso, porém, é entregar a elas algo muito surpreendente que as faça no mínimo serem gratos a você pelo seu empenho, dedicação e tempo dedicado a ela. Veja que nem falamos em produtos ou serviços ainda, pois ainda estamos nas relações pessoais do Empreendedor com seu Cliente.

Você pode “fazer pessoas felizes” contando piadas, uma maneira clássica de fazer as pessoas rirem e pagarem por isso. Note o número de espetáculos teatrais e stand up que fazem sucesso e o quanto tornaram este mercado lucrativo no Brasil nos últimos tempos.

No caso do stand up, jovens, outro nem tantos, baseados em um modelo norte-americano de comédia começaram a se tornar celebridades aprimorando as piadas de situações do cotidiano que contavam entre amigos para textos mais elaborados e com técnicas teatrais. Fazem sucesso pelo simples fato de terem encontrado uma maneira de reconhecerem quem eles realmente eram e usarem isso a favor de um Propósito.

Você pode “fazer pessoas felizes” também através de produtos e serviços.

Aliado ao seu Propósito dois fatores ajudarão muito você determinar seus Recursos Principais: suas habilidades e competências.

Praticamente habilidades são atividades que você desenvolve com facilidade, “talentos” que possui.

Competências são aquelas atividades que podem ser melhoradas através de práticas e estudos. Como você está fazendo neste momento!

Você pode listar suas habilidades como raciocínio rápido, boa comunicação, gostar de pessoas, gostar de animais, gostar de ouvir as pessoas, ensinar e outros talentos.

Liste também suas competências aprendidas ou melhoradas que serão usadas para desenvolver seu potencial Empreendedor como área financeira, conhecimento sobre animais, desenvolvimento de produtos, receitas culinárias e outras que em conjunto com suas habilidades irão gerar seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Pronto!

Você já começou a entender Quem é Você e O Que Você Possui no desenvolvimento do seu Modelo de Negócio Pessoal.

Não estranhe se ainda parecer vago ou complexo. Esta descoberta não é algo tão simples, mas muito importante.

Mas já sabe, qualquer dúvida só deixar seu comentário abaixo ou entrar em contato com a gente!

Compartilhe este texto com outros empreendedores e ajude o empreendedorismo a crescer em nosso país!

A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!

Guilherme Evangelista

Guilherme Evangelista

Consultor - Eu Quero Clientes

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar