[ editar artigo]

O que você faz no Modelo de Negócio Pessoal?

O que você faz no Modelo de Negócio Pessoal?

O que você faz no Modelo de Negócio Pessoal?

Quais suas Atividades-Chave para empreender

Falamos no artigo anterior sobre os Recursos Principais no Modelo de Negócio Pessoal.

Hoje é a vez de você entender como seus Recursos Principais se relacionam diretamente com suas Atividades-Chave.

Um exercício bem simples e objetivo, porém, muito importante para seu desenvolvimento empreendedor.

Um negócio sem Atividades-Chave, não é negócio. É apenas intenção.

Atividades-Chave são as atividades que você executa propriamente ditas. O seu dia a dia. É a parte de execução do seu negócio. O que faz (ou faria) você se diferenciar das outras.

Se você é empregado, também faça este exercício para entender as suas funções dentro da empresa e como isso melhora seu rendimento e resultados dentro do seu trabalho.

Listando suas Atividades-Chave

Liste coisas importantes do seu trabalho, porém de maneira simples e que ajude você a entender que cada operação tem seu papel fundamental na geração de algo valioso para você e para quem irá receber o que você tem a oferecer.

Neste momento você pode descobrir atividades importantes que no seu dia a dia estão no “piloto automático” e que feitas de maneira conscientes e melhoradas podem mudar seu projeto pessoal e profissional.

Como em todo Modelo de Negócio Pessoal é uma nova descoberta.

Agora é mais um momento de entender o quanto o seu trabalho, as suas atividades, o seu dia a dia sistematizado e voltado a um objetivo pode fazer diferença para você e para seu Cliente.

Não há uma quantidade específica de atividades que você pode ou deve desenvolver para que tenha sucesso. Muitas vezes duas ou três importantes ou várias dependendo sua área de atuação.

Exemplos

Se você dá aulas de reforço escolar para crianças você ensina algo, ou seja, uma atividade-chave será: aulas de reforço.

Comece a pensar como suas Atividades-Chave criam Valor. Neste caso, o Valor estará além do aprendizado do estudante.

Para o aprendizado a escola já cumpre este papel de forma que o conteúdo programático determinado seja passado ao aluno. Porém, por algum motivo ele tem alguma dificuldade que gera preocupações ao estudante e principalmente aos pais.

Caso este estudante não consiga cumprir sua meta de média poderá causar um prejuízo emocional, de tempo e financeiro à família. Então aí que está o Valor, não apenas o financeiro, mas todo o conjunto de preocupações.

Ensinar algo não é apenas passar o que sabe a alguém, é despertar esta pessoa para um novo mundo de perspectivas, de tranquilidade e de melhora de autoestima fazendo com que ela desenvolva uma nova visão sobre aquele conteúdo ou matéria escolar.

Este é o Valor da sua Atividade-Chave: alguém que ama ensinar.

Aulas de reforço (Atividade-Chave) faz com que o estudante atinja suas metas (Necessidades do Cliente) e tenha tranquilidade junto com os pais (Valor percebido).

Exercite

Pense em outras áreas que não seja a sua.

Pense na pintura da sua casa ou escritório.

Quais as Atividades-Chave do profissional?

Limpeza, reparos, lixamentos, pinturas, acabamentos, etc.

E você?

Paga por um novo ambiente mais agradável! Não pela "pintura".

Exercite sem medo. Faça pequenas tabelas em várias profissões para entender a simplicidade do conceito. Porque muitas vezes complicamos demais as coisas.

Alguma dúvida? Escreva pra nós.

Compartilhe este texto com outros empreendedores e ajude o empreendedorismo a crescer em nosso país!

A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!

Clube Sebrae
Guilherme Evangelista
Guilherme Evangelista Seguir

Consultor - Eu Quero Clientes

Ler matéria completa
Indicados para você