O sucesso do lojista de alimentos
[editar artigo]

O sucesso do lojista de alimentos

O sucesso do lojista de alimentos depende do conhecimento detalhado dos comportamentos dos vários tipos de consumidor e de quais produtos oferecer a cada um deles.

Antes, mas muito antes, de se escolher o ponto ou organizar o balcão da padaria, açougue ou mercado, é preciso como o consumidor alvo escolhe onde comprar alimentos.

São centenas de variáveis, tais como, idade, sexo, profissão, bairro. Algumas das principais dicas você aqui.

Veja que interessante:

As pesquisas comportamentais, de frequência de uso, acima, não deixam dúvidas:

Homens, em geral, odeiam mercados.

Então, nada de oferecer venda adicional antes do caixa a quem só mira a porta da saída. Nunca montar mercadinho em frente a estádio ou fábricas de alta concentração masculina.

Duas cenas cotidianas:

1- A vovó sem pressa, com carrinho de feira, no mercadinho próximo à casa, onde conhece todos pelo nome.

2- Executiva, em dia de semana, apressada, com cestinha (e não carrinho), escolhendo os poucos alimentos, prontos, cortados e lavados.

Uma prioriza o relacionamento e tende a ser fiel a marcas. A outra, tempo e acesso fácil aos itens.

Está explicada a razão das grandes redes de supermercadistas criarem modelos enxutos, focados basicamente em alimentos já cortados e localizados em regiões de fluxo de pessoas, concorrendo, claro, com açougues e padarias de menor porte. Sabem exatamente o comportamento de cada tipo de público.

Empreender é compreender

Depois de pesquisar detalhadamente o perfil do seu público e do seu negócio, você não venderá mais do mesmo jeito!

Hoje, com a Internet, ficou mais fácil ainda. Google e Facebook são excelentes fontes de informação para se antecipar à demanda.

Segue abaixo um exemplo de pesquisa para o seu varejo de alimentos:

FORMATOS DE VAREJO: O CASO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS

Você já está no Clube do Empreendedor? Cadastre-se e receba outras pesquisas como essa diretamente em seu e-mail.

Sandra Trujillo Costa
Sandra Trujillo Costa Seguir

Gestora de Projetos - Sebrae Paraná

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você