[ editar artigo]

Obtenha resultados reais com o Facebook!

Obtenha resultados reais com o Facebook!

Estar no Facebook é uma das estratégias mais importantes que as empresas devem utilizar. O principal motivo de todos é: O Facebook é uma rede social de alto impacto, sobretudo no Brasil, onde 90% da população que usa a internet no país faz parte da rede.

Porém, é fundamental entender que utilizar a rede como negócio é bem diferente de utilizar pessoalmente, e se você pretende começar uma estratégia de Marketing Digital dentro do Facebook, há algumas etapas que precisam ser completadas e algumas dicas seguidas, acontece que ao mesmo tempo que a maior parte da população está no Facebook, a maior parte das empresas também estão.

Portanto, como disputar essa audiência com empresas que já estão desenvolvendo marketing no Facebook há tanto tempo? Basicamente, para ter sucesso nas campanhas, é necessário entregar um conteúdo relevante para a pessoa certa.

Mesmo que já tenha um perfil no Facebook, saiba que utilizar a rede para o seu negócio é bastante diferente do que utilizá-la pessoalmente. Diferente do pessoal, você não cria um perfil, mas uma página. Utilizar uma página para a sua empresa te dá muito mais alternativas do que perfis pessoais, e uma possibilidade de alcance muito maior.

- Criando uma página no Facebook

Basta acessar o link http://www.facebook.com/pages/create.php e escolher qual tipo de página que você deseja criar. O Facebook oferece opções como:

· Negócios locais ou local

· Empresa, organização ou instituição

· Marca ou produto

· Artista, banda ou figura pública

· Entretenimento

· Causa ou comunidade

Cada uma dessas opções possui subcategorias para que seu negócio esteja bem explícito para quem visitar sua página. Depois de escolher a qual segmento sua página pertence, você chegará ao próximo passo.

· Sobre: Você adiciona uma descrição para que as pessoas entendam sobre o que a sua página se trata.

· Foto do perfil: Carregue uma foto que será a identidade de sua página no Facebook.

· Adicione aos favoritos: Essa opção serve para que sua página fique posicionada na barra lateral esquerda de seu painel no Facebook.

· Público preferido para a página: Defina o público com o qual você mais gostaria de se conectar.

Após completar esses 4 simples passos, sua página estará oficialmente criada e pronta para ser utilizada. Mas antes, você deve personalizar ainda mais para obter melhores resultados.

· Foto de perfil e capa: É a imagem que irá aparecer sempre que você compartilhar conteúdo novo no feed de notícias. A foto de capa, é a principal e maior imagem que o visitante identifica quando acessa a sua fanpage.

· Abas personalizadas: São aquelas janelinhas que aparecem logo abaixo da foto de capa da página. Por padrão, o Facebook 5 opções delas: fotos, curtidas, eventos, vídeos e notas. Como cada página pode ter até 12 abas, você pode criar abas personalizadas e oferecer mais conteúdo relevante para seu público. Explore o contexto do seu negócio e pense em opções interessantes e que ajudem as pessoas a encontrar informações sobre seus produtos e serviços.

· Botões de Call to Action (CTA): Chamadas de ação têm como objetivo incentivar as pessoas a realizarem ações importantes em sua Fan Page como: baixar um aplicativo, gerar um Lead ou efetuar uma compra no seu site. Passos: Vá até a foto de capa da sua página e clique em: “Criar uma chamada para ação.”; Escolha a chamada e insira a URL desejada; Clique em criar.

Para cada objetivo o Facebook oferece uma ação diferente, veja qual delas é melhor para a sua estratégia (Reservar agora, Fale conosco, Usar aplicativo, Jogar, Comprar agora, Cadastre-se, Assistir vídeo, Barreiras legais, Limite de conexões, Customização e Análise de dados).

- Como converter um perfil em página ou como juntar duas páginas em uma só

Caso você tenha criado um perfil para sua empresa e não uma página, você não precisa exclui-lo e criar uma página do zero. Uma opção muito valiosa que o Facebook fornece é a de converter um perfil em uma página e a de juntar várias páginas em uma só. Mas é claro que alguns passos precisam ser seguidos e algumas regras obedecidas, vamos lá!

· Juntando duas páginas em uma só

Existem algumas exigências para fazer isso: As duas páginas devem representar o mesmo propósito, precisam ter nomes semelhantes, locais devem ter o mesmo endereço e você deve ser o administrador das duas páginas. Se sua página atender a todos esses requisitos, basta seguir 4 simples passos:

1. Acesse facebook.com/pages/merge;

2. No primeiro menu suspenso, selecione a fanpage que deseja manter;

3. No segundo menu suspenso, selecione a fanpage que deseja que seja mesclada;

4. Se as suas páginas puderem ser mescladas, clique em “Mesclar Páginas”.

Se mesmo realizando esses passos você não conseguir mesclar isso significa que os requisitos não foram suficientes. A última solução é preencher uma solicitação para que o Facebook analise o caso e possa fazer a mesclagem das páginas. A solicitação pode ser feita nesse endereço: facebook.com/help/contact/?id=238908726149664.

· Mesclando mais de duas páginas

Se a sua intenção for mesclar mais de duas páginas em uma só, você não precisa necessariamente fazer os passos acima repetidas vezes. No mesmo link acima, você pode preencher uma solicitação para mesclar até 5 páginas em uma só. Primeiro, você seleciona qual é a página que você deseja manter como principal. E depois, você seleciona as páginas que serão unidas. As páginas precisam ter nomes semelhantes e só poderão ser mescladas se possuírem a mesma finalidade. Caso contrário, o Facebook irá negar a solicitação.

· Mesclando um perfil e uma página

Antes de mais nada, o primeiro passo a ser feito é nomear o perfil com o mesmo nome da página que você deseja juntar. Esse passo agiliza o processo. Com o nome já corrigido, basta estar logado com o perfil e entrar nesse endereço para transformá-lo em página: facebook.com/pages/create.php?migrate.

Depois é só seguir as etapas indicadas que o perfil será convertido, e a nova página pode então seguir os passos que descrevemos na primeira parte desse texto: “Juntando duas páginas em uma só”. No momento em que você migra uma conta pessoal para uma página do Facebook, todos os amigos e seguidores são convertidos em pessoas que curtem a página.

- Cuidados e efeitos com a migração

O efeito de fazer a migração é que todas as curtidas e os check-ins serão transferidos e ficarão unificados em uma única página. No entanto, é preciso tomar muito cuidado antes de agir. Publicações, fotos, vídeos, aplicativos e o nome de usuário serão excluídos de maneira definitiva das páginas “secundárias”. Portanto, preste bastante atenção e sempre coloque como primeira opção a página que possui o conteúdo que você deseja manter, pois essa é uma ação irreversível.

Baixar suas informações: Vá em Configurações -> Geral, e clique em “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook” para salvar informações como as mensagens enviadas e recebidas, e as fotos e vídeos carregados na rede; Nomear administradores de grupo para os grupos que você gerencia: Você não poderá gerenciar grupos após a conversão. Portanto, vá ao(s) grupo(s) que você administra e, na aba Membros, clique no ícone de configuração ao lado do perfil da pessoa e depois clique em “Tornar Administrador”. Estes são os primeiros passos para você utilizar o Facebook com eficiência em seus negócios.

- Divulgando sua empresa no Facebook

Nada adianta você ter uma página impecável e não divulgá-la corretamente, certo? Por isso, tão importante quanto a identidade visual e os objetivos definidos de sua empresa, é sua empresa possuir uma estratégia de marketing de conteúdo no próprio Facebook. É importante entender que a uma estratégia de divulgação no Facebook possui duas fases. Primeiro, a etapa de definição de conteúdo e personas. Segundo, a fase de melhoria de performance.

- Estratégia de marketing de conteúdo para as primeiras postagens

Se o que você publica não for muito atraente para o usuário, não há motivo para ele continuar te seguindo e, menos ainda, para curtir e espalhar sua mensagem. Sua marca deve comunicar que o cliente quer ouvir, não o que você quer que ele ouça.

1. Primeiro passo na hora de definir o tema da sua empresa, é pensar no público alvo, no comprador. Ajuda muito nessa etapa a criação de personas, que nada mais são do que um personagem que represente seu cliente típico.

- Análise de negócios no Facebook

Como podemos utilizar o Facebook Insights ou “Estatísticas”, detalhando como funciona cada aba da ferramenta, que são:

· Visão Geral: Funciona como um grande resumo de tudo, dividindo em 3 principais campos: curtidas na página, alcance das publicações e envolvimento. Nesta aba temos indicadores de forma mais generalizada, mostrando crescimento da página com relação à semana anterior.

· Curtidas: Nesta aba temos informações relacionadas às curtidas da sua página. Total de curtidas na Página até hoje, Total líquido de curtidas e Onde as curtidas da página ocorreram.

· Alcance: Nesta aba temos informações básicas sobre quanto duas postagens estão atingindo o público: alcance das publicações e curtidas, comentários e compartilhamentos, ocultar; denunciar como spam e descurtidas e alcance total.

· Visitas: O Facebook também mostra detalhes interessantes sobre Visitas, dividindo a aba em dois gráficos menores: “visitas à página e guias” e “referências externas”.

· Publicações: Nesta aba temos uma tabela com o histórico das publicações. É interessante avaliar como tem evoluído os resultados das publicações, informando para cada publicação dados como data, alcance e envolvimento. Temos 3 abas menores aqui, dividindo as estatísticas entre: “Quando os fãs estiverem conectados”, “Tipos de publicações” e “Top Posts From Pages You Watch” (ou Principais publicações de páginas que você acompanha).

· Vídeos: Na aba Vídeos, há três opções para análise: “Visualizações do vídeo”,

Visualizações de 30 segundos” e “Principais Vídeos”.

· Pessoas: Você pode ter uma visão geral sobre como é a audiência da sua página e encontrar informações como faixa etária, gênero, localização geográfica e idioma. É subdividido em: “Seus fãs”, “Pessoas Alcançadas” e “Pessoas Envolvidas”.

- Aprofunde-se nas estatísticas de sua Página no Facebook!

Mais do que saber aonde estão todos esses dados de desempenho é preciso saber como ler essas informações. Ter um acompanhamento constante ajuda na velocidade da tomada de decisões e pode evitar problemas a médio e longo prazo. Acompanhe suas postagens, procure concorrentes que estão com um bom engajamento e estude seu conteúdo. Ter todas essas informações em mãos ajuda no seu aprendizado, crescimento e faz com que sias ações possam ter resultados ainda melhores.

- Montando a primeira campanha de Facebook Ads

No caso do Facebook, seus anúncios segmentados funcionam muito bem para atrair uma audiência qualificada a um custo bastante acessível, por isso, recomendamos fortemente a compra de anúncios no Facebook (Facebooks Ads), especialmente para se atingir alguns benefícios específicos que traremos mais adiante.

Como funciona uma estrutura de campanha

· Campanha: Em nível de campanha você deve escolher um objetivo específico que pode ser aumentar o número de curtidas em sua página, direcionar visitantes para o seu site, gerar envolvimento, etc...

· Conjunto de Anúncios: Dentro de cada campanha você pode criar diferentes conjuntos de anúncios, de acordo com o segmento que deseja atingir. Um exemplo: uma campanha pra gerar cliques no seu site pode ter um conjunto de anúncios para pessoas de SP e outro para pessoas de SC.

· Anúncios: É possível fazer variações de textos, imagens, links, etc. Além disso, aqui são definidos os lances (valores de CPC ou CPM) e outras definições do público alvo.

Opções de anúncios:

Existem diferentes tipos de anúncios, cada um com seus objetivos. Essa configuração facilita para o usuário criar seus anúncios e atingir seus objetivos, vamos ver o que significa cada uma dessas alternativas.

Envolvimento de publicação de página: Anúncios que impulsionam sua publicações e aumentam curtidas, comentários, compartilhamentos, reproduções de vídeos e visualiações de fotos.

Curtidas de página: Anúncios para construir público no Facebook.

Cliques no site: Anúncios para estimular pessoas a visitar seu site.

Conversões no site: Anúncios para promover ações específicas no seu site. Será preciso usar um pixel de conversão-monitoramento para medir os resultados.

Instalações do aplicativo: Anúncios para estimular pessoas a instalar o seu aplicativo.

Envolvimento com o aplicativo: Anúncios que gerem mais atividades no seu aplicativo.

Participações no evento: Anúncios para promover seu evento.

Obtenções da oferta: Anúncios para promover ofertas que você criou. É preciso usar uma oferta já criada ou criar uma nova.

Todas as dicas e todos os passos que você encontrou aqui servem para você dar o start inicial em sua estratégia de Marketing Digital no Facebook. Em resumo, tudo o que você precisa para iniciar é criar uma página atrativa e completa, publicar conteúdo relevante, buscar sua audiência ideal e analisar suas estatísticas para entender o que está funcionando e o que não está em sua estratégia.

Porém, como vimos até aqui, essas não são tarefas que são realizadas da noite para o dia. É preciso, além de traçar uma estratégia eficiente, guardar um tempo para analisar e otimizar os resultados.

Gostou do conteúdo? Baixe o conteúdo completo!

Clube Sebrae
Jefferson Oliveira
Jefferson Oliveira Seguir

Empreendedor, apaixonado por esportes (futebol, basquete e futebol americano), extremamente curioso, entusiasta e especialista em marketing digital. Meu objetivo é desenvolver soluções digitais inteligentes que possam ajudar outros empreendedores!

Ler matéria completa
Indicados para você